Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

8 de Fevereiro de 2018

As dicas que faltavam para montar um closet embutido sem dores de cabeça!

Praticidade, organização e um melhor aproveitamento de espaço são alguns dos benefícios de contar com um closet em sua casa. O cômodo, que também pode garantir um ar de requinte à residência, é versátil, podendo ser instalado com diversos tamanhos, de acordo com a área disponível.

Se você tem interesse em contar com esse espaço exclusivo para organizar suas roupas, sapatos e acessórios, está no lugar certo! Vamos mostrar uma série de dicas para montar closet embutido na sua casa — uma opção que ocupa menos espaço no quarto. Confira!

Closet x armário embutido

Antes das nossas dicas, vamos esclarecer uma dúvida. Embora ambos tenham a função de auxiliar na organização do quarto, closet e armário embutido são estruturas diferentes. Conheça as características de cada um deles a seguir.

Armário

O armário é um móvel que vai ser instalado em um determinado ponto do quarto. Quando ele é planejado, pode ser ajustado de forma mais harmoniosa ao cômodo do que aqueles que se compram já prontos.

Vale lembrar que o armário planejado pode ser ainda embutido. Nesse caso, o móvel é planejado de forma que suas laterais não fiquem visíveis. Além de mais integrado ao restante do quarto, essa opção também aproveita melhor o espaço.

Closet

O closet é um pequeno cômodo, na maioria das vezes, instalado no interior do quarto. Além das divisórias para as roupas, ele também pode ter em seu interior espelhos, espaços ou nichos específicos para os acessórios e os calçados.

O closet embutido é semelhante a um armário embutido. A principal diferença entre eles é que o primeiro geralmente não tem portas. Muito funcional, esse modelo permite uma rápida visualização das roupas disponíveis, facilitando a escolha e agilizando o seu dia a dia.

Montagem do closet

Há diferentes formas de montar um closet embutido. É possível utilizar desde uma estrutura em madeira com gavetas acopladas às paredes ou mesmo prateleiras aramadas. Também não é necessário colocar um fundo no móvel. A própria parede do quarto faz essa função.

O closet embutido é uma excelente opção para imóveis pequenos. Para montá-lo, é possível aproveitar uma parede em um canto escondido do dormitório, ou, até mesmo, algum espaço disponível no corredor junto ao quarto.

Confira abaixo como escolher e montar o seu closet embutido.

Projeto do closet

O primeiro passo para montar o seu closet embutido é projetar como ele será. Para isso, é precisa levar em conta o espaço disponível e o que se precisa guardar. A distribuição de gavetas, prateleiras e nichos vai depender do tipo e do volume de roupas que você tem.

Também é preciso avaliar quais as roupas e os acessórios que são utilizados com maior frequência para que o projeto contemple essas necessidades, garantindo mais praticidade e funcionalidade ao closet.

Caso o projeto se destine a um quarto de crianças ou idosos, é preciso considerar ainda a facilidade de acesso aos itens de maior uso e a prevenção do risco de acidentes domésticos.

Medidas

Você pode personalizar as medidas do seu closet, se desejar. Porém, existem alguns padrões de tamanhos adequados para manter suas roupas, calçados e acessórios organizados e bem arrumados. Conheça!

Profundidade

No closet embutido, que não tem portas, a profundidade pode ser de 55 cm, que é a largura média dos cabides com as roupas. Caso você opte por um closet com porta, essa medida ficará no mínimo em 60 cm (porta comum) e em 66 cm (com portas de correr).

Espaço para roupas

A altura das partes internas deve variar de acordo com o tipo de roupa que se deseja acomodar. Jaquetas, paletós e camisas precisam de um espaço entre 90 cm e 110 cm. Já casacos maiores e saias demandam pelo menos 120 cm. Vestidos longos devem ser acomodados em áreas de pelo menos 150 cm de altura.

Gavetas

Versáteis, as gavetas podem acomodar diferentes tipos de roupas, acessórios e, até mesmo, os seus calçados. Aproximadamente 50 cm de largura é uma medida adequada para esses espaços.

Já a altura vai variar de acordo com o conteúdo a ser guardado. Para os acessórios e bijuterias, 15 cm são suficientes. A mesma medida pode ser utilizada para acomodar roupas íntimas. Para camisetas, reserve pelo menos 20 cm. Gavetas maiores, com até 45 cm de altura, podem acomodar blusas e outras roupas maiores.

Um detalhe importante no que se refere às gavetas é a escolha das corrediças. Como o móvel pode ter certo peso, é preciso que o dispositivo funcione de forma simples e segura. Um dos tipos mais utilizados é a telescópica, que permite o deslizamento suave e garante segurança com seu sistema de trava.

Outra boa opção é a corrediça invisível, que fica instalada na parte inferior da gaveta.

Maleiros

Para materiais maiores e de uso menos frequente, como malas e mochilas, a recomendação é separar as áreas superiores do closet. As medidas também precisam ser maiores, a partir dos 50 cm de altura.

Material do closet

A escolha do material do qual será feito o closet embutido também depende do projeto escolhido. Uma alternativa muito utilizada e com custo baixo é a alvenaria. O MDF, por sua alta qualidade, também é bastante utilizado.

Outras opções são a madeira maciça e o drywall, que são placas de gesso muito utilizadas nas divisórias internas do móvel. Já o cabideiro pode ser feito em alumínio, especialmente se ele for um pouco mais longo.

Iluminação

Outro detalhe interessante é a instalação de um sistema de iluminação no interior do closet embutido. Além de facilitar a busca pelas peças, a luz interna garante um charme especial ao móvel. A melhor opção é a instalação de pequenos spots, de forma a garantir boa luminosidade sem um grande aquecimento.

Essas são as nossas dicas para quem deseja montar closet embutido de forma prática e fácil. Há uma série de outros detalhes que você pode incluir no seu projeto, já que ele depende apenas de suas necessidades e de sua criatividade.

Este conteúdo foi interessante para você? Gostaria de acessar outras dicas de decoração e lazer e conhecer nossos empreendimentos imobiliários? Então acesse nossos perfis nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook e no Instagram.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219