Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

2 de Fevereiro de 2018

Saiba como proceder para escolher um decorador para seu lar!

A decoração tem um papel fundamental dentro do nosso lar. Afinal, com ela é possível deixar tudo mais aconchegante, exatamente como esse ambiente deve ser. Dada a importância desse aspecto, é comum que muitas dúvidas apareçam diante de tantas opções. Se isso acontece com você, pode ser um bom momento para escolher um decorador e entregar essa missão a ele.

O decorador é aquele profissional que vai melhorar a estética do seu lar, auxiliando em aspectos como cor, mobiliário e acessórios. No entanto, escolher um decorador não é uma tarefa simples. Por isso, que tal descobrir como escolher o melhor profissional?

O que faz um decorador?
Você já reparou na quantidade de opções de mobília, acabamentos, cores e demais aspectos que envolvem a decoração? Certamente, sim! A primeira reação diante de tanta variedade é encher os olhos com tanta beleza, e é justamente esse o momento em que acontece a famosa compra impulsiva. A consequência disso é chegar em casa e ter várias coisas lindas, mas que não combinam entre si e menos ainda com os proprietários.

Não há nenhuma dúvida acerca da beleza dos materiais disponíveis. No entanto, o que parece ideal à primeira vista pode não ser o que reflete exatamente no perfil dos moradores e em suas necessidades. Afinal, decoração também envolve praticidade.

É nessa tarefa que entra o decorador. Ele é o profissional que vai saber equilibrar o seu perfil e trabalhar a harmonia do ambiente a partir disso. Isto é, vai saber o que é esteticamente bonito dentro do que o cliente quer. Cabe ressaltar que todas as soluções sugeridas/colocadas em prática não alteram a estrutura do imóvel, visto que essa é uma função de outros profissionais.

O decorador começa a atuar fazendo um estudo prévio do ambiente e do estilo dos proprietários. A partir disso, utiliza os seus conhecimentos para criar um projeto que envolve, entre outros detalhes, o melhor aproveitamento de espaço, a escolha de cores e tintas, os padrões, as texturas, a iluminação, a criação de ambientes temáticos — o que pode ser interessante se você tem filhos pequenos.

Qual a vantagem de contratar um decorador?
Com a rotina agitada que faz parte da vida de praticamente todas as famílias, é compreensível que uma das principais vantagens tenha relação com isso. Como o tempo é curto, ter alguém para desempenhar a função de pensar sobre as possibilidades dentro dos ambientes é indispensável.

Para além disso, contratar esse profissional é ter a garantia de ter não só um ambiente pensado do ponto de vista estético (o que a maioria das pessoas leigas faz), mas também prático e funcional. As parcerias com outros profissionais da área também é outro ponto positivo, pois você evita a preocupação com a qualidade do serviço prestado por fábricas, carpinteiros, pintores etc.

Como escolher um decorador?
Agora que você conhece o que faz e as vantagens de entregar o seu lar nas mãos de um decorador, certamente bateu aquela dúvida sobre como escolher o melhor profissional. Pensando nisso, listamos algumas dicas para você acertar na escolha:

Comece buscando por profissionais
Parece óbvio, mas aqui o segredo está nas formas de realizar essa busca. O primeiro passo pode ser uma busca na internet para saber quais profissionais estão perto de você. Também pode ser interessante conversar com amigos e familiares para saber se eles conhecem esses profissionais e/ou se já tiveram experiência com eles.

Há também associações profissionais, em que você pode pesquisar por profissionais a partir da especialidade — estilo minimalista ou tradicional, por exemplo.

Pesquise os preços do serviço
Depois de saber quais profissionais estão perto da sua região, o próximo passo deve ser definir o orçamento. É essencial ter isso definido antes de fazer o primeiro contato, pois vai ajudar a filtrar as opções. Com o orçamento definido, faça contato e não se limite apenas ao e-mail, pois por telefone é possível ter uma noção do perfil do profissional.

A partir disso, é com você! Mas lembre-se que, muitas vezes, pagar mais por um decorador é sinônimo de gastar menos com os demais materiais. Por isso, pense bem, e não esqueça da importância da nossa próxima dica para uma boa decisão.

Confira a qualidade de outros projetos
Ao tomar a sua decisão, dê um peso relevante para os projetos anteriores desenvolvidos pelo decorador/arquiteto. Verifique a possibilidade e, se possível, visite outros ambientes decorados pelo profissional. Caso não seja possível, solicite fotos e outras formas de conhecer projetos anteriores.

Faça pesquisas na internet e converse com o maior número de pessoas possível para descobrir detalhes como, por exemplo, o cumprimento de prazos.

Converse com os profissionais
Depois de já ter filtrado algumas opções a partir de questões como a qualidade e o preço do serviço, a próxima etapa é fundamental: conversar. É nesse diálogo que você conseguirá perceber como o profissional é. Apesar de buscar referências, trocar e-mails e conversar com outros clientes e receber muitos conselhos, é apenas nesse momento que você formará a sua opinião.

Como a decoração do seu lar é uma tarefa tão especial, é fundamental que os proprietários se sintam à vontade com o decorador/arquiteto. Afinal, não raramente são necessárias alterações pequenas no projeto, e ter uma boa relação facilita a transferência e o processo.

Por isso, troque ideias e escolha o profissional que mais demonstre interesse, vontade e sensibilidade para lidar com o desenvolvimento e a execução de um projeto tão importante. Para além disso, aproveite e tire todas as dúvidas. Prepare-se antes dessa conversa e chegue com as principais perguntas prontas.

Se decoração não é uma tarefa fácil, escolher um decorador é mais complexo ainda. No entanto, as dicas abordadas aqui certamente ajudarão você nessa missão, que sempre tem um resultado satisfatório. Agora é só reunir as suas inspirações e referências, e buscar um profissional que atenda todos os pré-requisitos discutidos aqui, para, assim, criar com você um lar mais aconchegante, funcional e esteticamente agradável!

Agora que você já sabe como escolher um decorador, siga as nossas páginas nas redes sociais para receber mais dicas sobre o assunto! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Acessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219