Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

1 de junho de 2018

Azulejo português: veja como decorar sua casa com elegância!

Tendências são excelentes fontes de inspiração para quem quer repaginar o visual da casa, não é mesmo? Afinal, uma ajuda sempre é bem-vinda quando se tem dúvidas na hora de definir os materiais, escolher os acabamentos e pensar nas cores da decoração.

Uma solução que está em alta há algum tempo, e que promete ficar, é a utilização do azulejo português. Essa tradicional peça permite inúmeras aplicações e leva mais beleza a qualquer ambiente residencial, seja ele interno ou externo.

Tem curiosidade em saber mais sobre esse tipo de revestimento? Então acompanhe as informações que separamos aqui e descubra como incorporá-lo ao estilo do seu lar!

Características e história do material

Todo azulejo se caracteriza como uma peça de cerâmica de pouca espessura, em que uma das faces é esmaltada. Essa face pode apresentar diferentes dimensões, cores e texturas, o que permite a fabricação de modelos variados.

Apesar de toda essa variedade, o azulejo português é um material bem peculiar. Ele é obtido a partir de um processo de pintura e decoração, ou seja, de um trabalho rico em detalhes que resulta em uma peça com desenhos azuis sobre um fundo branco.

As imagens aplicadas sobre esse tipo de azulejo são bem elaboradas e costumam apresentar diferentes padrões, como arabescos, figuras geométricas, estampas florais e até paisagens ou cenas históricas. Uma verdadeira obra de arte, feita à mão!

O surgimento da peça e sua chegada ao Brasil

A utilização do azulejo na arquitetura e decoração é uma tradição europeia que foi herdada dos povos árabes. Já a arte de pintar e compor as peças que conhecemos hoje acabou se tornando uma manifestação cultural em Portugal, por volta do século XVI.

A combinação de cores, por sua vez, foi influenciada pela estética da louça chinesa azul e branca, obtida pelos portugueses após o processo de navegação pelo Oriente. No Brasil, especificamente, a azulejaria ganhou popularidade a partir da arquitetura, quando passou a destacar construções importantes, como igrejas e prédios governamentais.

Hoje, o azulejo em questão não tem apenas função histórica, como também papel de destaque na composição interna de residências. Sua famosa dupla de cores nos ambientes de casas e apartamentos virou tendência, e é cada vez mais valorizada.

Principais aplicações do azulejo português

Por causa de sua qualidade impermeabilizante, o azulejo português já foi muito utilizado em ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Apesar disso, saiba que esse revestimento pode (e deve) ser aproveitado em outras áreas da casa. Basta usar a imaginação e curtir o visual da estampa em diferentes soluções! Para se inspirar, confira algumas opções de uso em cômodos específicos:

  • quarto: quem não tem cabeceira pode combinar várias peças de azulejo para revestir a área atrás da cama. O material também fica interessante ao cobrir uma parede inteira do quarto de casal;

  • sala: o revestimento pode cobrir um detalhe específico, como um painel de TV ou coluna presente no centro do cômodo;

  • cozinha: as paredes próximas do fogão e da pia devem ser cobertas por peças fáceis de limpar. A dica é aproveitar o azulejo decorado para criar faixas horizontais nessas áreas;

  • banheiro: as peças portuguesas valorizam as paredes dos lavabos, mas também podem ser aplicadas na forma de detalhes, contornando espelhos ou cobrindo fundos de nichos;

  • área externa: varandas, sacadas, coberturas ou áreas de churrasqueira básicas são valorizadas com a adição de azulejos.

Cabe destacar que o azulejo original é um material relativamente frágil, portanto, não é indicado para o revestimento de superfícies sujeitas ao atrito constante. Em outras palavras, evite aplicá-lo em qualquer tipo de piso, afinal, o peso dos móveis ou mesmo das pessoas pode, em longo prazo, danificar o acabamento das peças.

Uma alternativa para quem faz questão de decorar o chão da residência com a dupla azul e branco é apostar em produtos que imitam o azulejo português. Um dos mais práticos é o adesivo, mas você também pode encontrar peças de cerâmica ou de porcelanato que reproduzem fielmente a aparência e textura do material.

Dicas para decorar com elegância

Quando utilizada nas proporções corretas, a famosa peça portuguesa é capaz de agregar leveza e requinte a qualquer ambiente. Por isso, neste tópico vamos dar dicas para você combiná-la com outros elementos e criar uma decoração elegante. Veja como começar:

Intercale com revestimentos coloridos

Produtos mais modernos foram inspirados no azulejo português, trazendo, além da dupla azul e branco, outras cores chamativas e vibrantes. Nesse sentido, a dica é aproveitar a diversidade de peças disponíveis para criar diferentes murais, painéis e detalhes no mobiliário ou nas superfícies da residência.

O ideal é escolher ladrilhos, adesivos ou cerâmicas coloridas que seguem o mesmo estilo de estampa. Assim, com certeza, você deixará a casa mais alegre sem correr o risco de poluir visualmente.

Aplique sobre superfícies neutras

Para quem não abre mão de destacar a beleza das cores originais do azulejo, a saída é aplicar essa peça sobre superfícies neutras, como uma parede branca ou uma divisória em tons pastel. Dessa forma, cria-se uma base discreta para que o revestimento se torne um verdadeiro ponto focal no ambiente.

Quem tem poucas peças disponíveis também pode distribuir espelhos por todo o ambiente onde o azulejo será aplicado. O reflexo multiplicará a imagem apresentada e trará a sensação de amplitude.

Combine com vegetação

Outra excelente estratégia para decorar com elegância é combinar as peças com qualquer tipo de vegetação. Aliado ao branco e azul, o verde natural das folhagens trará frescor e deixará os ambientes mais leves.

Aproveite para montar um jardim suspenso em frente a um painel de azulejos ou criar canteiros e jardineiras altas próximas desse elemento. Os diversos recipientes podem ser aproveitados para o cultivo de hortaliças, temperos e ervas medicinais que serão utilizados nas suas receitas.

Enfim, percebe como não faltam possibilidades para incorporar o azulejo português na decoração da residência? Com base nessas ideias, você já pode definir as soluções que mais têm a ver com seu estilo e executar um projeto de alta qualidade!

Gostou de aprender mais sobre uma peça tão importante na nossa cultura? Agora, compartilhe este post em suas redes sociais e divida o conhecimento com outras pessoas!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219