Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

6 de fevereiro de 2019

Como fazer uma avaliação de imóveis corretamente? Descubra!

A aquisição do imóvel próprio é o desejo de muitas pessoas que juntam suas economias para realizar o sonho de ter um lugar para chamar de lar. Mas antes disso é necessário ter cautela e prestar atenção a alguns fatores. Para que tudo dê certo e a compra saia conforme o esperado, é importante fazer uma avaliação de imóveis e analisar melhor a propriedade que você está prestes a adquirir.

Existe uma série de variáveis que influenciam diretamente o preço do imóvel. Tamanho, localização, segurança, estética e acabamento são alguns exemplos. A presença de um ou mais elementos é um fator essencial para valorizar o imóvel e torná-lo mais atrativo e interessante para o comprador.

Pensando nisso, reunimos os principais motivos que devem ser levados em consideração no momento de fazer a avaliação de imóveis corretamente para definir a compra. Confira!

Localização

A grande maioria das cidades é composta por bairros de alto padrão que são mais valorizados e procurados pela parcela da população que tem melhores condições financeiras. Da mesma forma, regiões periféricas situadas próximas a comunidades tendem a ser mais baratas.

A localização da propriedade é um dos principais fatores que determinam o valor de um imóvel. Desse modo, residências situadas perto do centro tendem a ser mais valorizadas, uma vez que o tempo gasto com deslocamentos e no trânsito é bem menor. Além disso, elas oferecem praticidade e facilidade aos moradores que podem realizar tarefas cotidianas, como ir ao trabalho, deixar os filhos na escola etc.

No mesmo sentido, imóveis construídos em regiões litorâneas e à beira-mar também costumam ser muito desejados por compradores e assim, são mais valorizados, principalmente pela vista privilegiada que oferecem aos moradores. Dessa forma, mesmo que o apartamento seja pequeno e tenha poucos atrativos, se ele estiver localizado em uma região perto da orla, terá a tendência de custar mais caro.

Estrutura

A estrutura da propriedade é um fator fundamental ao fazer a avaliação de imóveis. Desse modo, residências com uma boa instalação elétrica e hidráulica, por exemplo, devem ser observadas.

É importante verificar se há a estrutura para manter o ar-condicionado, pontos de aspiração e se a voltagem permite o uso de aparelhos domésticos. Além disso, elevadores, sistema de refrigeração central e persianas automatizadas também costumam ser fatores muito importantes a serem avaliados.

Acabamento

O acabamento, por vezes considerado um mero detalhes estético, faz toda a diferença no resultado final da propriedade. Por isso, verifique as condições da pintura, os pisos e os azulejos, as cores das paredes e da fachada etc. Da mesma forma, a qualidade dos materiais também deve ser pontuada — residências que usam porcelanato no piso, mármore e metais são um diferencial.

Áreas de lazer

A correria do dia a dia tem feito com que as pessoas fiquem estressadas e busquem cada vez mais momentos para relaxar e curtir o tempo livre. Nesse sentido, nada melhor do que aliar o lazer à tranquilidade do lar sem ter que se deslocar para isso.

Por isso, estruturas como piscinas, quadras de esportes, salão de festas, academia e sauna são cada vez mais procuradas por compradores de imóveis. Assim, propriedades que oferecem diversas opções de lazer para os moradores costumam ser mais bem avaliadas.

Segurança

Os casos de violência anunciados diariamente nos noticiários têm levado as pessoas a buscarem locais seguros e que ofereçam a estrutura necessária para que elas possam viver em segurança e se proteger de roubos, assaltos e outros tipos de crimes.

Por isso, os condomínios que são equipados com câmeras de vigilância, portaria 24 horas, cerca elétrica, seguranças armados e sistemas de alarme costumam ser muito procurados por moradores preocupados com a sua integridade física.

Garagem

O carro hoje em dia se tornou um bem essencial e indispensável para algumas pessoas, pois simplifica a maioria das atividades e oferece conforto e praticidade. Por isso, uma propriedade que conta com um espaço de garagem ganha vantagem e torna o imóvel mais valorizado.

Mas para isso, as vagas precisam ser espaçosas e bem delimitadas — espaços que deixam o carro preso e que fecham a saída são um contratempo e podem desvalorizar o bem.

Apresentação

O ditado que diz que a primeira impressão é a que fica também vale nesse caso. O dia que os interessados no imóvel vão visitar a propriedade deve ser planejado com antecedência. Assim, é importante preparar o local para receber os prováveis compradores, de forma que eles se sintam confortáveis e acolhidos no espaço.

Por isso, invista no potencial do ambiente para causar uma impressão positiva. Uma boa ideia é organizar os móveis de maneira inteligente, de forma a deixar o ambiente mais espaçoso, ou então usar uma iluminação que deixe o local mais aconchegante.

Planta

A compra de um imóvel na planta requer cuidados e atenção na assinatura do contrato de compra da propriedade — é preciso verificar divisão dos cômodos, canos, fiação, espaços para ventilação e entrada de luz etc. Por isso, analise todos os itens que foram mencionados acima, bem como nos tópicos anteriores, para ter a certeza de que você está fazendo um bom negócio.

Da mesma forma, no momento de entrega das chaves, é essencial verificar as condições da propriedade, ou seja, deve-se conferir se aquilo que foi prometido no contrato da planta do imóvel corresponde à realidade.

Taxa de condomínio

Verifique se a taxa de condomínio condiz com os atrativos e as estruturas que o imóvel oferece — portaria, áreas de lazer, garagem, boa localização etc. Geralmente, os condomínios com muitos apartamentos costumam ter valores mais baixos, ou seja, a divisão dos gastos é repartida entre todos, o que diminui o valor.

Comprar uma propriedade nem sempre é uma tarefa fácil. Existem muitos detalhes a serem observados no momento de realizar a avaliação de imóveis. Por isso, para que você consiga fazer a compra dos seus sonhos, o ideal é contar com o auxílio de profissionais do ramo que podem auxiliar você durante todo esse procedimento.

Entendeu como fazer uma avaliação de imóveis bem detalhada e precisa? Assine a newsletter e seja o primeiro a receber conteúdos exclusivos!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219