Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

27 de fevereiro de 2019

Como morar perto do trabalho pode melhorar a qualidade de vida?

Seja devido ao trânsito de uma grande capital, seja pela rotina longa e desgastante no trabalho, o estilo de vida atual de muitos brasileiros infelizmente está bem suscetível ao surgimento de problemas oriundos do estresse. Neste contexto, é vantajoso pensar em alternativas que minimizam essa questão, por exemplo: morar perto do trabalho.

Estudos recentes apontam que no ano de 2018 mais de 200 mil pessoas morreram só no Brasil por conta de doenças cardiovasculares. Além disso, a pesquisa aponta que o estresse é um dos principais responsáveis por esses números alarmantes, isto é, podemos seguramente considerá-lo um grave problema de saúde pública.  

Deste modo, aprofundando em uma solução a este problema, bem como visando aumentar a qualidade de vida, confira as vantagens de morar perto do trabalho. 

Tempo gasto no trânsito 

Com certeza a perda de tempo no trânsito é um dos motivos que mais causam estresse nas pessoas, essencialmente para os moradores de grandes centros urbanos. É comum encontrar rotinas de trabalho que exigem no mínimo 2, 3 ou até 4 horas diárias perdidas no trânsito para o deslocamento de ida e volta.

Se a qualidade das vias urbanas fossem melhores, e o número de veículos reduzidos, essa perda de tempo útil seria menos preocupante. Entretanto, esse desgaste ao dirigir está justamente associado com as péssimas condições de direção urbana, pois, há muitas avenidas esburacadas, motoristas que desrespeitam as leis e desajustada relação no número de veículos e vias disponíveis. 

Dessa maneira, ao ter a oportunidade de residir próximo ao trabalho, naturalmente você ficará isento a esses problemas, uma vez que a locomoção casa-trabalho será rápida e de qualidade, possibilitando inclusive o uso de uma bicicleta. 

Refeições em casa

Existem determinadas horas que a concentração de veículos nas ruas alcança o nível máximo diário (hora do rush). Esses são os piores momentos para quem está se deslocando para o trabalho ou voltando para casa, uma vez que o estresse é certo. 

Neste contexto, muita gente opta em sair de casa para o trabalho o mais cedo possível, evitando assim enfrentar esse grande fluxo de carros e motos nas ruas. A questão é que geralmente essa decisão implica em ter de tomar café da manhã na rua, ou até mesmo no trabalho, já que no período da manhã foi preciso sair bem cedo de casa e sem perder tempo. 

Vale ressaltar também que quando se mora longe do trabalho, automaticamente não tem como almoçar no conforto de casa, isto é, o almoço deve ser realizado em restaurantes ou nas dependências do serviço (para quem leva marmita).  

Disposição para o lazer 

É notório que ao chegar em casa após um longo dia de esforço no trabalho, e somado a isso os transtornos devido ao trânsito enfrentado, a disposição física e mental ficam completamente comprometidas. 

Sendo assim, é possível afirmar que morar longe do trabalho pode ser um desafio para quem busca disposição para treinar em uma academia, praticar esportes ao final do expediente, ou até mesmo fazer uma simples caminhada nas ruas perto de casa. Pois, toda a energia restante do trabalho foi consumida ao longo do tempo de deslocamento trabalho-casa. 

Redução de gastos 

Seja com o combustível para o veículo, seja para refeições que precisam ser realizadas longe de casa, morar perto do trabalho representa consequentemente redução de gastos financeiros. 

Levando em conta ainda que os preços tanto da gasolina (principalmente) quanto dos alimentos sobem de uma forma assustadora, essa economia diária de dinheiro pode ser muito bem aproveitada de outras formas mais prazerosas, por exemplo, com uma viagem no fim do ano, ou simplesmente a ida em um clube no fim de semana.  

Tempo com a família

Imagina para aqueles que gastam 2 horas para ir ao trabalho, por dia são 4 horas perdidas no trânsito e por semana chegam a 20 horas (considerando um trabalho de 5 dias na semana).

Exemplificando, ao analisarmos essas 4 horas desperdiçadas por dia a longo prazo, podemos concluir logicamente que a cada 6 dias de trabalho, 24 horas são simplesmente eliminadas da sua rotina.

Em outras palavras, é muito tempo consumido desnecessariamente, e que de fato poderia muito bem ser aproveitado com programas em família, mesmo que em casa ou em passeios esporádicos após o expediente.    

Qualidade do sono 

Quem reside longe do trabalho obrigatoriamente precisa acordar mais cedo do que quem mora perto do serviço. E esse tempo de deslocamento poderia ser direcionado para melhorar a qualidade do sono, refletindo assim, inclusive, numa maior disposição para encarar mais um dia de trabalho. 

Ter poucas horas de sono é um problema enfrentado por muitos brasileiros, essencialmente por aqueles que têm uma pesada rotina de trabalho somada à perda de tempo com o deslocamento. Por isso, é possível afirmar com propriedade que ao morar perto do trabalho, as chances de melhorar a qualidade do seu sono são altas. 

Hábitos saudáveis

Uma vez que morar próximo do serviço possibilita mais tempo com a família, aumento da disposição para a prática de exercícios físicos e até mesmo um maior período de descanso noturno, podemos naturalmente concluir que esses aspectos podem influenciar de maneira positiva na saúde de um indivíduo. 

Cabe destacar também outras vantagens que vão além da qualidade de vida, como o aumento da produtividade no trabalho, já que quem reside perto do serviço consequentemente gasta menos energia com o deslocamento.

E para ocasiões de emergência, onde é necessário ir para casa rapidamente, também é uma vantagem para aqueles que já estão próximos da residência. Assim, não haverá perda de tempo com o deslocamento, tampouco estar sujeito a imprevisibilidades do trânsito e questões climáticas. 

Portanto, depois dessa análise é fácil perceber como morar perto do trabalho pode e muito melhorar a qualidade de vida. Dessa maneira, é completamente válido fazer um esforço e estudar todas as possibilidades que propiciam residir próximo do serviço, essencialmente para aqueles que moram em grandes centros urbanos.  

Gostou da leitura? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais dicas e conteúdos sobre o mercado imobiliário em geral. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219