Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

13 de março de 2019

Comprar sala comercial: por que vale a pena investir nesse mercado?

Nem mesmo a instabilidade econômica que atingiu o Brasil, nos últimos anos, foi capaz de comprometer a segurança e a solidez do investimento em imóveis. Agora que o país caminha rumo à recuperação, o mercado imobiliário se mantém firme como um porto seguro para o seu capital.

Para quem deseja aproveitar a força dos imóveis, comprar sala comercial para investir na rentabilidade e segurança da locação pode ser uma excelente alternativa. Confira, neste post, por que esse é um investimento promissor e qual a melhor estratégia para aproveitar ao máximo esse mercado.

O mercado de salas comerciais

O mercado imobiliário não passou ileso à forte recessão econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos. O setor também sofreu alguma estagnação. Mas, mesmo diante deste cenário, a locação de salas comerciais rendeu bons frutos aos investidores. Na verdade, a própria crise ajudou a impulsionar os negócios nesse segmento.

Afetadas pelo cenário adverso, muitas empresas instaladas em sedes próprias foram obrigadas a buscar alternativas de capitalização. A venda de seus imóveis foi uma das alternativas encontradas para gerar capital. Assim, essas empresas foram forçadas a alugar novos espaços para manter suas operações.

Em 2018, quando o país fez os primeiros ensaios rumo a sua recuperação econômica, o cenário político conturbado pesou para frear a melhoria do mercado de imóveis comerciais. Porém, em 2019, a expectativa é que, lentamente, ocorra o reaquecimento do setor. Logo, o momento é propício para quem pensa em se antecipar e encontrar as melhores condições para ganhar com a retomada do viés de alta.

O investimento em salas comerciais como um bom negócio

A aquisição de imóveis com o objetivo de obter rentabilidade com o aluguel pode ser um negócio bastante promissor neste momento. Com rentabilidade variando entre 6% e 10% ao ano, a locação comercial é um investimento que supera com folga a aplicação na poupança, por exemplo.

Mas há outras vantagens que, independentemente de se viver em períodos de crise ou de expansão econômica, sempre estão vinculadas ao investimento em locação comercial. Confira quais são elas a seguir.

Contratos longos

Se, no caso dos imóveis residenciais, o tempo de duração dos contratos de locação geralmente é de 30 meses, no caso das unidades comerciais, esse período pode ser consideravelmente dilatado. Assim, são comuns os contratos com tempo de duração de até dez anos, o que pode ser uma garantia de renda de longo prazo para o proprietário.

Rentabilidade

No que se refere à rentabilidade da locação, um imóvel comercial pode oferecer bem mais possibilidades que uma unidade residencial. Com uma boa localização e estrutura, o imóvel comercial pode ter excelente procura e raramente ficará desocupado, situação mais temida pelos proprietários, já que, além de não gerar renda, ainda representa despesas.

Possibilidade de valorização

Com boas possibilidades para a retomada do crescimento econômico do país, a partir deste ano, as perspectivas para a locação comercial são bastante promissoras. Com a roda da economia em evolução, a tendência é que surjam mais empreendedores no mercado em busca de imóveis para instalar seus empreendimentos. Logo, boas salas comerciais serão cada vez mais disputadas.

Facilidade de negociação

Quanto à locação, o processo de captação e negociação com os inquilinos comerciais costuma ser mais simples, em comparação com os imóveis residenciais. Todo o trâmite é mais ágil, gerando menos contratempo para o proprietário.

Os cuidados ao comprar sala comercial

Como em todo o investimento, a aquisição de salas comerciais para locação exige planejamento, conhecimento do mercado e estratégia. Antes de fechar negócio e ingressar nesse ramo, é preciso verificar alguns aspectos que podem ser decisivos para o sucesso da aplicação.

Confira, a seguir, quais os diferenciais que você deve procurar em uma sala comercial para torná-la rentável para locação.

Localização

Seja imóvel residencial, seja comercial, a localização é sempre um dos aspectos mais importantes. Para uma empresa, a relevância de se ter uma sala bem localizada vai além de questões como segurança e tranquilidade.

Um bom ponto comercial deve ter fácil acesso, especialmente para o perfil de público do negócio em questão. Um fluxo considerável de pessoas que sejam potenciais clientes é muito importante. A oferta de opções de estacionamento também é um diferencial, bem como outras facilidades que o imóvel possa oferecer, como elevadores, por exemplo.

Estrutura da sala comercial

A estrutura adequada de uma sala comercial vai depender do tipo de atividade que nela poderá ser instalada. Um escritório, por exemplo, necessita de um espaço diferente de um bar ou um restaurante.

Ao escolher um imóvel comercial para investir, é preciso verificar qual é a vocação do espaço, a que ele se destina e verificar se a sua estrutura é adequada. Isso é importante, tanto para avaliar as possibilidades do mercado quanto para projetar eventuais melhorias, a fim de deixar a unidade ainda mais atraente.

Possibilidade de valorização

O potencial de valorização do imóvel também é algo importante a ser analisado quando se planeja o investimento. Em alguns casos, uma sala ou loja pode não parecer tão atraente no momento, mas se transformar em um espaço muito cobiçado em alguns anos.

Para fazer essa projeção, é preciso avaliar a região onde ele está instalado. Analise os investimentos previstos, como a previsão de instalação de condomínios, shoppings ou novas indústrias, por exemplo, que podem gerar demanda futura.

Papel da imobiliária

Assim como nos negócios com imóveis residenciais, quando se busca investir em espaços comerciais, o suporte da imobiliária é fundamental. A assessoria de profissionais habilitados para auxiliar na avaliação do seu investimento é essencial, desde a pesquisa pela melhor unidade, passando pela compra até a sua posterior locação.

Em Cuiabá, a Construtora São Benedito tem se destacado, não apenas na construção de novos empreendimentos comerciais (é a empresa com maior número de lançamentos nesse segmento), como também na venda e locação. Contamos com um Departamento Patrimonial que se dedica à locação de imóveis comerciais, oferecendo um atendimento altamente qualificado.

Como você pôde ver, comprar sala comercial pode ser um excelente investimento para quem deseja apostar na locação. Trata-se de um negócio rentável e seguro, desde que realizado com planejamento.

Gostaria de saber mais sobre o mercado de locações comerciais? Então, entre em contato com o Grupo São Benedito! Temos uma equipe de profissionais altamente qualificados para garantir o melhor suporte para o seu investimento.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Veja Também

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219