Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

29 de maio de 2019

Confira 7 pontos turísticos de Cuiabá que você deve visitar!

Capital do estado do Mato Grosso, a famosa Cuiabá desempenha um importante papel para a economia da região Centro-Oeste. Cabe destacar também seus atributos quanto a beleza e lazer, os quais são comprovados a partir dos diversos pontos turísticos de Cuiabá e sua região metropolitana.

Conhecida pelo seu clima tropical muito quente e úmido, Cuiabá tem uma população de aproximadamente um milhão de pessoas (levando em conta a sua região metropolitana). Entretanto, é interessante pautar que muitos cuiabanos não conhecem bem a própria cidade, deixando de desfrutar vários pontos turísticos e áreas tradicionais.

Dessa forma, confira sete pontos turísticos de Cuiabá que você deve visitar!

1. Centro Histórico de Cuiabá

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 1993, o Centro Histórico de Cuiabá é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, devido principalmente à sua arquitetura.

Rodeado de casarões e praças, ele abriga museus e tradicionais igrejas do estado do Mato Grosso. Como sugestão de visita, vale destacar as Igrejas do Rosário e São Benedito, as exposições do Museu Histórico de Mato Grosso e o reconhecido Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC.

Uma característica da região é a sua arquitetura contrastante, mesclando conceitos do Brasil colônia com edifícios modernistas, o que torna o ponto turístico ainda mais atraente.

2. Parque Mãe Bonifácia

Com opções de trilhas (pavimentadas e de areia) para passeios, caminhadas e prática de exercícios físicos, o Parque Mãe Bonifácia é um excelente programa de lazer em família. Isto porque ele oferece aos seus visitantes aparelhagem para exercícios, brinquedos infantis, concha acústica, áreas verdes e vagas para estacionamento.

Conhecido pela sua rica fauna e flora (ao todo são 77 hectares de conservação ecológica e vegetação típica do cerrado), o parque é uma ótima opção para quem gosta de contato com a natureza, já que é possível interagir com diversos animais (aves, micos, beija-flor, sapos etc.) no seu habitat natural.

Em feriados e finais de semana o Parque Mãe Bonifácia é aproveitado por muitas pessoas, as quais organizam festas de aniversário, realizam sessões de foto e atividades de recreação.

3. Parque Tia Nair

O Parque Tia Nair é um dos locais de Cuiabá que mais oferecem opções de programas de lazer gratuitos para a população, com áreas de ginástica, quadras esportivas, ciclovias, brinquedos infantis, praça de skate, pista de cooper e trilhas de caminhada. A possibilidade de interação com a fauna e flora também é um ponto a se destacar, devido à presença de capivaras e um lago cheio de peixes.

Seja para encontrar com os amigos e praticar atividades, seja apenas para admirar a natureza, o Parque Tia Nair é um dos cartões postais de Cuiabá que todo cuiabano merece visitar. Todas as suas alternativas de lazer são totalmente gratuitas, ficando aberto os sete dias da semana das 5 horas até a meia-noite.

4. Museu de Pré-História Casa Dom Aquino

O Museu de Pré-História foi inaugurado em dezembro de 2006, entretanto, a Casa Dom Aquino (onde nasceram Joaquim Murtinho e Dom Aquino Corrêa) foi construída no ano de 1842. Combinando educação com cultura, o museu Dom Aquino é um importante espaço de ciência, já que proporciona aos visitantes conhecimentos de arqueologia e paleontologia.

É possível também desfrutar da natureza entorno da casa, com o orquidário e viveiro de plantas nativas, tudo isso bem perto das margens do famoso rio Cuiabá. Com cerca de dois mil hectares, o Museu de Pré-História oferece visitas guiadas com monitores, que explicam sobre os fósseis já encontrados no Mato Grosso e esclarecem dúvidas quanto ao período pré-histórico em terras brasileiras.  

5. Horto Florestal Tote Garcia

Outro importante ponto turístico da cidade de Cuiabá é o Horto Florestal, um espaço ecológico que conscientiza seus frequentadores sobre educação ambiental por meio de um guia capacitado, tudo isso durante o passeio pela trilha.

O interessante de se destacar nessa visita é a imersão biológica que ela é capaz de proporcionar, por meio de trilhas, contato com animais de pequeno porte (cotias, capivaras, micos) e uma flora rica (árvores da Floresta Amazônica, pampas do sul e Mata Atlântica).

Muita gente não sabe, mas vale destacar também as rodas de terapia comunitária que a Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, juntamente com a Secretaria de Saúde, oferecem no parque. Esse evento acontece uma vez por semana e é aberto ao público.

6. Casa do Artesão

Fundado inicialmente para ser uma escola estadual, o prédio que hoje é a Casa do Artesão foi construído no ano de 1910, recebendo a denominação de casa cultural apenas a partir do ano de 1983. Tombada pelo Patrimônio Histórico, a Casa do Artesão reúne e expõe o vasto artesanato da cultura mato-grossense.

O espaço também é responsável por organizar exposições, cursos, palestras e oficinas sobre cultura e artesanato em geral para a comunidade. Periodicamente, há apresentações artísticas e eventos que exaltam tanto a música quanto a culinária cuiabana, sendo uma ótima escolha de ponto turístico para quem adora cultura.

7. Igreja Nossa Senhora do Rosário

Localizada na região do Centro Histórico da cidade, a Igreja do Rosário pode ser considerada como um importante símbolo da fundação de Cuiabá. Construída no ano de 1730, sua arquitetura conta com forte influência da época do Brasil colônia, isso porque sua decoração interior é ornamentada sob os moldes do estilo Barroco e Rococó.

A igreja é outro ponto turístico tombado pelo IPHAN e é bastante conhecida por proporcionar uma das festas religiosas mais tradicionais do estado do Mato Grosso, a Festa de São Benedito.

Deste modo, percebemos que há interessantes pontos turísticos de Cuiabá, oferecendo desde programas culturais até a possibilidade de práticas de esporte. Cabe ressaltar que grande parte dessas opções de lazer são gratuitas, educativas e de fácil acesso, representando um programa ideal para a família.

Achou interessante a cidade de Cuiabá? Entre em contato conosco e descubra mais. A Construtora São Benedito é uma das mais tradicionais do estado do Mato Grosso!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219