Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

13 de abril de 2018

Curte filmes? Que tal montar uma sala de cinema em casa?

 

Se você adora assistir a um filme ou uma série com a família e os amigos, com certeza você cogitou montar uma sala de cinema em casa, não é mesmo? Afinal, nada mais aconchegante do que poder curtir aquele filme no conforto de casa, com uma pipoca quentinha e sem se preocupar com o trânsito ou a segurança.

Muitos acham que pode ser caro demais, mas a verdade é que você pode montar o seu canto de cinema sem um investimento altíssimo, e ainda valorizar o imóvel com esse espaço especial. Continue a leitura do post e conheça dicas para montar uma sala de cinema de primeira!

Espaço e iluminação: preparando o escurinho

Primeiramente, escolha o local ideal. Mesmo que você tenha um quarto grande em casa, é melhor usar da área comum do apartamento para não incomodar os outros moradores com o barulho e para poder receber visitas sem constrangimentos.

É interessante estar em uma área fechada, portanto, não faça sua salinha em uma parte integrada da casa, como junto a uma cozinha americana ou em um cômodo com varanda.

Também é bom ter poucas janelas, para que seja possível criar um ambiente bem escuro. Se for o caso, você pode usar blackouts ou persianas refletoras para deixar a claridade de fora.

Para criar um climinha, você também pode instalar luzes de parede (como vemos nos grandes cinemas), que darão um charme à sua sala. Optar por luzes reguláveis é ainda mais interessante, permitindo que você adapte o ambiente ao momento.

Customizar a iluminação também atribuirá um status de alto padrão ao seu imóvel, o que vai valorizá-lo.

Lembre-se de escolher um cômodo amplo, que possa acomodar várias pessoas e por onde o som possa se propagar. A partir de 20 m² já dá pra fazer um espaço legal, mas quanto maior, melhor.

Imagem: olhos na telona

Agora que você escolheu o espaço perfeito para sua sala de cinema, é preciso pensar na grande protagonista: a telona!

Existem muitos aparelhos televisores bem grandes e com imagem de altíssima qualidade — graças à resolução 4k (ou ultra HD) e ao gigantesco espectro de cores.

Você também pode optar por televisões de tela curva, com funcionalidade 3D ou ainda com tecnologia smart, o que permitirá assistir a filmes e séries via streaming (por meio de plataformas como Netflix, Amazon Vídeo e outras) sem precisar de um aparelho extra para conectar sua TV à internet.

Outra opção legal é escolher um telão, o que permitirá uma experiência ainda mais cinematográfica. Os telões são significativamente mais baratos que as grandes TVs, mas lembre-se de que você precisará adquirir um bom projetor para transmitir os filmes e séries que quiser assistir.

Se tiver uma grande parede branca, poderá também projetar diretamente nela, podendo aumentar ainda mais o tamanho da imagem por meio da regulagem do projetor.

Acústica: mantendo o som para dentro

Depois de resolvida a parte da imagem, com seu projetor e telão ou sua TV prontos, é hora de pensar na acústica da sua sala de cinema. Já falamos sobre a importância de poder fechar o espaço. Isso contribui não só para criar o escurinho, mas também para a acústica do ambiente.

Se você conseguir fechar as portas e janelas da sala, evitará que o som se propague para fora, criando aquela experiência imersiva que o cinema proporciona.

Além disso, materiais como madeira e estofados são isoladores acústicos, por isso é excelente utilizá-los no piso, no revestimento e na mobília da sua sala de cinema. O carpete também será seu parceiro acústico — por isso as salas de cinema e estúdios de gravação costumam instalá-lo não somente no piso, mas também nas paredes e no teto.

Se não quiser investir tanto na personalização da sala, somente lembre-se de evitar materiais que são ruins para a acústica, como mármore, vidro, superfícies espelhadas e, até mesmo, pintura acrílica.

Sistema de som: o áudio que preenche a sala

Agora que você já sabe como criar a acústica ideal para a sua sala de cinema, você deve prepará-la para o som do seu filme.

Sabemos que TVs e projetores de qualidade costumam vir com um bom sistema de áudio, porém, para criar a experiência imersiva do cinema, é preciso que o som venha de vários lugares. Já percebeu como, em um filme de suspense, às vezes a música parece vir de trás?

Isso acontece porque as salas de cinema são equipadas com alto-falantes em toda parte, de maneira que o som esteja ao seu redor e não somente à sua frente, como é o caso da imagem. Por isso, o ideal é comprar o chamado “home theater”, um sistema de áudio com várias caixinhas de som que você instala ao longo de sua sala.

Esse sistema é chamado Surround, o que significa “à sua volta”. É ele que dará a sensação tridimensional ao som! Você pode optar pelo Surround 5.1 (5 alto-falantes e 1 subwoofer — usado para sons graves) caso tenha uma sala menor, ou pelo 7.1 (7 alto-falantes e 1 subwoofer) caso tenha uma sala grande.

Em seguida, ao escolher o áudio de um filme ou série, verifique se existe a opção 5.1 ou 7.1 para utilizar o ideal para o seu sistema de som!

Mobília e decoração: conforto e estilo

Agora que você já tem o espaço, a tela, o som e a acústica, só falta uma coisa: a mobília. Se sua sala tiver um desnível, você terá uma vantagem, podendo criar fileiras de cadeiras ou sofás que, graças ao desnível do solo, terão visão total da tela.

Se não for o caso, você tem algumas opções. A mais simples delas é dispor sofás ou poltronas com alturas diferentes para poder criar fileiras como em uma sala de cinema de verdade. Você pode também fazer desníveis usando paletes, o que, apesar de mais complexo, dará um efeito moderno à sala.

Se optar por uma fileira só, você pode colocar um sofá principal em linha reta para a tela, e dispor à sua volta cadeiras, poltronas e puffs para acomodar a família. É importante não colocar esses itens avulsos paralelos às paredes, e sim fazer uma forma arredondada, como se fosse um arco que parte das laterais da tela. Dessa forma, todos terão a visão perfeita do filme, sem ter que ficar de pescoço virado.

Outra ideia é fazer uma fileira nos fundos e criar um espaço aconchegante no chão, usando de almofadões, colchões finos e edredons, uma opção que deixa todo mundo de frente para a tela e que as crianças adoram.

Para dar o toque final, você pode tematizar a sua sala, usando pôsteres de filmes ou mesmo instalando um papel de parede estilizado.

Se achar tudo isso muito custoso, saiba que existe ainda uma opção. Vários empreendimentos hoje já contam com sala de cinema em seu espaço de lazer, como o American Diamond, trazendo seu momento de descanso e também de convívio social para perto de casa.  

Como você pode ver, não é tão difícil customizar um espaço para transformá-lo em uma sala de cinema. Com um pouco de dedicação e imaginação, você pode transformar um canto comum da sua casa em um ambiente de lazer com a família.

E então, o que achou desse texto? Se sente mais preparado e inspirado para montar uma sala de cinema em sua casa depois das nossas dicas? Pois aproveite o momento criativo para descobrir também como fazer seu próprio jardim suspenso no seu apartamento!

 

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219