Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

26 de março de 2019

Decoração da sala de jantar: 8 dicas para você se inspirar!

Tem algo melhor do que se cercar de pessoas queridas enquanto apreciamos um delicioso almoço? Socializar durante as refeições é uma prática comum e, para algumas culturas, considerada sagrada. Então, nada mais justo que a decoração da sala de jantar seja receptiva. Afinal, esse é um dos cômodos mais importantes da casa.

Uma bela composição estética, aliada à funcionalidade, garante que o momento de aproveitar um bom prato seja mais agradável e aconchegante para todos. Aliás, com a correria do dia a dia, é comum que as refeições sejam feitas às pressas no espaço da cozinha mesmo ou em frente à TV.

Uma decoração harmônica e convidativa na sala de jantar contribui para a sua valorização. Assim, você e sua família terão gosto ao sentar à mesa para passar um bom momento juntos. Então, acompanhe a leitura e confira oito dicas para se inspirar e renovar esse ambiente!

1. Valorize o espaço com funcionalidade

Em primeiro lugar, preze pela funcionalidade! De nada adianta ter uma sala de jantar absolutamente linda, mas que não traga conforto e praticidade. Você não quer bater a cabeça em uma prateleira, tropeçar em uma lateral pontuda ou ficar em algum canto apertado durante sua refeição, não é?

Para que suas escolhas sejam funcionais, isto é, utilitárias, preze pelo minimalismo na quantidade de móveis. Também não se esqueça de levar em conta as dimensões do ambiente para que os móveis sejam adequados. O ideal é que a circulação de pessoas ocorra sem problemas.

2. Escolha mesas e cadeiras ideais

Falando nisso, se você não tem muito espaço, que tal apostar em uma mesa redonda? Ou, então, usar banquetas em vez de cadeiras grandes? O mais indicado é utilizar sempre o que mais condiz com a realidade da sua casa ou do seu apartamento, sem exageros em tamanho ou quantidade.

Aliás, a tendência da vez é fazer um mix de cadeiras e bancos diferentes, com variação nos modelos e nas cores. Falando assim, parece que o resultado seria uma bagunça, não é? Na verdade, a composição com a mistura de estilos fica bastante moderna e, para compensar o excesso, a mesa pode ser simples e branca.

3. Invista na iluminação

Nem sempre a iluminação faz parte das preocupações na decoração da sala de jantar, mas esse é um erro! Um bom projeto luminotécnico é capaz de valorizar muito o ambiente. Nesse espaço, você pode escolher entre luminárias com tons claros — que trazem mais amplitude e uma sensação de limpeza.

Agora, se prefere conquistar um efeito intimista, o mais indicado é apostar nos tons quentes. Os lustres posicionados acima da mesa são bem-vindos, assim como pendentes aramados ou cúpulas metalizadas. O estilo sputnik combina com famílias modernas, que querem um visual contemporâneo.

4. Utilize espelhos

Os espelhos são elementos unânimes entre os designers e decoradores. Na sala de jantar, eles não ficam de fora. São objetos atemporais, ou seja, que nunca saem de moda. Além disso, são muito versáteis — combinam com os estilos mais clássicos e, também, com os mais despojados.

Se posicionados atrás da mesa, preferencialmente com dimensões grandes e disposição horizontal, são capazes de trazer a ideia de que o ambiente é maior. Os espelhos são, também, muito sofisticados e ajudam a clarear o cômodo. Para tanto, certifique-se de que sua angulação reflita a luz artificial de forma estratégica.

5. Dê atenção às paredes

Outra proposta importante é a de valorizar as paredes — seja com um papel de parede ousado, seja com quadros e objetos variados. Você pode, ainda, investir em prateleiras para acomodar itens decorativos. Nesse caso, dê atenção à altura na qual elas são fixadas, de modo que ninguém acabe batendo a cabeça.

Se você mora em casa menor ou apartamento pequeno, as cores claras ajudam a dar a ideia de amplitude. Por isso, aposte no branco, nos tons pastéis e no cinza. Mas nada impede de usar a criatividade e buscar novas combinações, mesmo com cores distintas.

6. Aposte no canto alemão

O canto alemão é um clássico que tem voltado às tendências na decoração da sala de jantar. Como é de se imaginar, o design que une algumas cadeiras e um estofado no canto da parede é uma ideia surgida na Alemanha. Muito popular em pubs e cafés, o móvel também é bem-vindo na sala de jantar.

Ele confere conforto e beleza, mas sua principal vantagem é otimizar o ambiente, já que ajuda a aproveitar melhor o espaço próximo à parede. Existem modelos bem rústicos e outros mais modernos, basta escolher o que mais se adapta ao estilo de decoração pretendido.

7. Use tapetes para delimitar o espaço

O tapete, normalmente utilizado na sala de estar e nos quartos, agora também é tendência no espaço destinado às refeições. Ele é útil por proteger o chão do atrito ocasionado pela movimentação das cadeiras, especialmente para revestimentos mais frágeis a riscos, como é o caso do piso laminado.

Além disso, ele também serve para delimitar a área da sala de jantar, o que cai muito bem para quem tem ambientes conjugados. Assim, um grande tapete servindo de base para a mesa e as cadeiras deixa claro que a decoração daquele espaço é diferenciada em relação ao restante da sala.

8. Traga vida com plantas

Lembra-se daquele velho costume de deixar um vasinho de flores no centro da mesa? A ideia de aproveitar a natureza na decoração nunca perde adeptos! As plantas também podem ser usadas na sala de jantar e são responsáveis por trazer vida ao ambiente.

Você pode se aproveitar da ideia clássica e colocar arranjos verdes sobre a mesa, mas também é possível posicionar um vaso no chão, no canto do cômodo. Dê preferência para as plantas com folhas maiores e resistentes ao ambiente interno, já que nem todas as espécies lidam bem com a baixa incidência de luz solar.

Com a decoração da sala de jantar caprichada, você não tem mais desculpas para não usar esse ambiente! Aproveite e convoque uma reunião entre amigos para estrearem o novo espaço, com uma refeição gostosa, boas risadas e muito carinho. Afinal, de nada vale uma composição sofisticada sem convidados queridos!

Antes de ir, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Ajude outras pessoas a otimizarem esse cômodo que é o coração da casa!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219