Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

13 de junho de 2018

Entenda porque apartamento pronto para morar é uma opção bem melhor!

Está querendo comprar um novo imóvel, mas está em dúvida entre adquirir um apartamento pronto para morar ou ainda na planta? Então, você está no lugar certo!

Quando compramos um imóvel que já foi entregue, ganhamos algumas certezas. Isso porque sabemos exatamente como ele vai ficar, temos a noção exata do tamanho de cada cômodo e podemos nos planejar melhor para a mudança.

Neste artigo, vamos mostrar essas e outras vantagens de se adquirir um imóvel pronto, para que você fique bem informado antes de tomar sua decisão. Confira!

Mais certezas

Uma das melhores sensações é poder adquirir alguma coisa que é exatamente o que você tinha em mente — e essa é uma das vantagens de se comprar um apartamento pronto.

Algumas vezes, ao obter o empreendimento na planta, podemos não ter a noção real de como ficará o acabamento, ou ter uma visão dos cômodos que não corresponde à realidade, quando acontece a entrega.

Além disso, alguns itens só são definidos praticamente na entrega das chaves, como o valor do condomínio. Quando se compra um imóvel pronto, no entanto, todos esses valores já estão fixados e você pode fazer um planejamento financeiro com antecedência.

Prazos definidos

Ao comprar o imóvel na planta, existem alguns imprevistos que podem atrasar a entrega da obra. Boas construtoras sempre vão manter você informado e farão o máximo para cumprir os prazos prometidos. O problema é que elas também estão sujeitas a imprevistos, como chuvas, greves e escassez de materiais, que poderão modificar a data de entrega do empreendimento.

Adquirindo o imóvel pronto, você poderá se planejar de maneira mais segura, e poderá definir datas para entrega do seu apartamento atual, além de saber o dia exato que fará sua mudança.

Isso também facilita para quem vive de aluguel ou tem um imóvel que vai vender, já que também é possível se programar para a saída em um imóvel e a entrada em outro, com maiores certezas.

Conhecimento do espaço real do imóvel

Se você já quer saber quais móveis vai aproveitar e quais deverá comprar, optar pelo imóvel pronto pode ser uma ótima escolha. Isso porque, por mais que você tenha a planta, as perspectivas ou até mesmo o apartamento decorado para avaliar, a análise da unidade real sempre será mais precisa.

Em um imóvel pronto, você saberá exatamente o tamanho de cada cômodo e poderá planejar sua mudança (e décor) com antecedência. Poderá avaliar, por exemplo, como é a iluminação natural em cada ponto do apartamento e até mesmo o nível de ruídos.

Além disso, você conhecerá também as áreas comuns, como espaços de lazer, garagens e elevadores, e poderá ficar bem mais tranquilo ao levar sua família para um novo lugar que você conhece por completo.

Possibilidade de saber quem são os vizinhos

Outro ponto que deve ser analisado na compra de um apartamento é a vizinhança. Ao comprar um imóvel na planta, você pode conhecer os arredores e a infraestrutura da área antes de assinar o contrato.

Ao adquirir um apartamento pronto, você pode não só fazer o mesmo reconhecimento da área, como também tem a possibilidade de conhecer seus vizinhos. Pode até parecer besteira, mas a verdade é que essa vantagem vai conferir mais tranquilidade na vida em condomínio.

Você saberá de antemão, por exemplo, se os moradores têm animais de estimação, se há reclamações sobre barulho ou falta de segurança, se existem crianças pequenas e outras informações que vão ajudar a mostrar a compatibilidade da sua família com os moradores locais, evitando estresses futuros.

Mudança imediata

Algumas pessoas preferem comprar um imóvel pronto por causa de uma agenda predefinida. Quando se compra um apartamento na planta, ele pode demorar para ser entregue, portanto, dependendo do seu perfil e da sua urgência, você deverá avaliar qual a melhor opção para o seu caso.

Algumas pessoas preferem comprar na planta pois já tem um contrato de aluguel assinado, ou mesmo porque possuem outro imóvel e não têm tanta pressa para mudar.

Por outro lado, se você está ansioso para começar a vida na casa nova, o apartamento pronto é a opção ideal, já que a mudança é rápida e só depende da compatibilização da sua agenda com a do vendedor para definir uma data.

Facilidade na reforma

Se você encontrou um imóvel de que gosta, porém gostaria de fazer algumas alterações, saiba que isso é possível tanto comprando na planta quanto no imóvel pronto. Na planta, todavia, você deve coordenar a reforma com a construtora, para não atrapalhar o andamento da obra.

No caso do imóvel pronto, é bem fácil programar uma reforma, já que basta levar um arquiteto, engenheiro ou decorador no local. Analisando o apartamento pronto e a planta, eles vão desenvolver um projeto da maneira que você desejar, e talvez tudo possa ser feito antes mesmo de você se mudar.

Percepção do preço final

Um dos fatores que deve ser analisado na comparação entre o imóvel pronto e na planta é o preço das unidades. É verdade que, ao assinar o contrato muito antes da previsão de entrega, o valor é reduzido em comparação ao de um imóvel pronto, já que você está auxiliando a viabilizar a obra.

É a mesma teoria que se aplica ao comprar um ingresso de um festival antes da revelação das bandas participantes. Você não está comprando algo “no escuro”, como é o caso do show, já que tem acesso a todas as plantas, projetos e memoriais que dizem respeito ao empreendimento, mas você está comprando com bastante antecedência, o que concede o benefício de pagar menos.

O que se deve lembrar é que, como se paga o imóvel durante todo o período até a entrega, muitas vezes existirão ajustes de preço, como a correção anual indexada ao IGPM. Na entrega, também pode existir a cobrança da taxa de valorização, que aumenta o valor pago na assinatura do contrato.

Quando você compra o apartamento pronto, o contrato é assinado com o preço de venda definitivo, que não está sujeito a reajustes ou taxas extras. Talvez ele esteja mais alto que o valor da planta, mas lembre-se que você está comprando uma unidade pronta para morar, que sofreu valorização com o passar dos anos.

Facilidade de pagamento

Por fim, comprar um apartamento pronto para morar também oferece várias facilidades para pagamento, graças a praticidade de aprovação de financiamento por meio de uma instituição bancária ou de uma financiadora.

Isso permite que você pague o imóvel durante um período mais longo e em prestações menores — que muitas vezes se aproximam do preço do aluguel —, sem depender do cronograma da obra financiada com a construtora.

Você também poderá usar o seu FGTS como parte do pagamento, o que garante uma excelente entrada ou mesmo a amortização de parcelas.

Como você pode ver, realmente são grandes as vantagens de comprar um apartamento pronto para morar. Você vai ganhar tempo, ter facilidade para pagar e também poder ter um lar com a sua cara! Tem coisa melhor?

Se você gostou do texto, entre em contato conosco e conheça os imóveis que podem ser ideais para você e sua família.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Acessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219