Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

11 de julho de 2018

14 dicas para decorar e aproveitar melhor o seu espaço gourmet

Os espaços gourmet são cada vez mais valorizados e não é por acaso. Ao contrário de uma cozinha tradicional, esses lugares permitem maior interação com os convidados e, também, entre os próprios moradores. No entanto, é preciso apostar em uma decoração de espaço gourmet convidativa e dinâmica para que esse ambiente seja, de fato, voltado ao lazer.

Não sabe como fazer isso? Não tem problema! Continue acompanhando o post e descubra como decorar um espaço gourmet e torná-lo o cômodo favorito e mais sofisticado da casa.

1. Escolha móveis de qualidade

Por ser um espaço voltado à culinária e também ao convívio com a família e amigos, a área gourmet costuma receber muita luz natural. No entanto, os raios ultravioletas são mais prejudiciais aos objetos e móveis do que a luz artificial.

A solução para não enfrentar esse problema, se o seu espaço tem essas características, é optar por uma mobília indicada para a área externa, isto é, mais resistente. Os materiais mais comuns são inox, alumínio e madeiras revestidas.

2. Pense na funcionalidade do espaço

Para garantir a funcionalidade da sua decoração, prefira os móveis com compartimentos. Não se esqueça, também, de investir em prateleiras para armazenar os alimentos e demais produtos. Imagine a churrasqueira, por exemplo, não seria prático ter próximo a ela um gaveteiro com facas e garfos?

Quanto às prateleiras, que tal usá-las para armazenar os potes organizadores? Há muitos modelos no mercado e, certamente, algum combinará com a decoração do seu espaço.

3. Priorize a circulação

Evite encher o ambiente de móveis e objetos. O propósito da área gourmet é ser um espaço de convívio enquanto a refeição é preparada, sendo assim, tenha isso sempre em mente.

Deixe, portanto, espaço para as pessoas transitarem. Quer uma lista básica de móveis indispensáveis? Confira:

  • churrasqueira;
  • banquinhos;
  • pia;
  • mesa ou bancada;
  • geladeira;
  • eletrodomésticos.

Um exemplo útil para entender a necessidade de ter espaço para circulação e manter apenas o necessário é o seguinte: imagine-se preparando uma refeição em família e muitas crianças brincando ao redor. O excesso de móveis no meio do caminho pode causar algum acidente. Além disso, os objetos podem ser quebrados.

4. Tenha opções confortáveis

Como o espaço é também voltado para a interação entre as pessoas, é fundamental que os móveis proporcionem conforto para os momentos de conversa. Os sofás e poltronas são os mais usados e são os responsáveis por permitir longos períodos de diálogo, sem que você e seus amigos sintam a hora passando. E quem não quer isso para os convidados?

Obviamente, a escolha dependerá do espaço disponível, mas sempre há uma opção que se encaixa tanto nesse espaço quanto no desejo dos moradores — seja em relação ao conforto ou à estética.

5. Decore com utensílios de cozinha

Além de funcional, o ambiente também precisa ser convidativo e agradável, não é mesmo? Provavelmente, as pessoas ficarão no local por bastante tempo.

Para tornar os momentos de interação ainda mais especiais, invista em uma decoração caprichada, utilizando os utensílios da própria cozinha.

Usar os utensílios de cozinha na decoração vem se mostrando uma ideia bastante original e que deixa qualquer ambiente mais criativo e, até mesmo, sofisticado. Que tal conhecer alguns exemplos?

Pratos na parede

Quase toda família deixa um ou outro prato guardado por algum motivo. Seja por ser bonito, seja por ser um presente ou a lembrança de algum momento ou viagem.

Que tal utilizá-los como objeto decorativo? Você não precisa ter uma parede inteira com pratos, mas pode ser interessante determinar um espaço para deixar alguns à mostra.

Você pode definir temas: retrô, pintados pelos filhos, presente de amigos… Enfim, é o espaço ideal para colocar a criatividade para fora! Você pode pintar uma parede de preto, estilo lousa, e fixar os pratos. O contraste certamente vai ser o diferencial do seu espaço.

Vaso de flor diferente

Flores deixam qualquer ambiente mais agradável, mas também podem ajudar a deixar mais criativo. Usar aquele bule que fica guardado no fundo do armário como vaso pode dar um toque divertido na decoração do espaço gourmet. Xícaras também são excelentes recipientes para acomodar as famosas suculentas e alguns cactos.

6. Escolha um tema para a decoração de espaço gourmet

Entre os mais comuns, podemos citar o rústico e o moderno. Se identifica com o primeiro? Então invista em cores mais vivas e intensas, brincando com o contraste das peças de madeira rústica.

Caso você goste mais da linha moderna, saiba que esse estilo é caracterizado pelo uso de cores neutras, peças com acabamento metalizado e também pelo uso de espelhos.

É interessante ressaltar também que, independentemente da temática, o espaço gourmet fica com um toque ainda mais sofisticado e original com papéis de parede. O mercado tem muitas opções e basta escolher aquela que mais se encaixa no perfil dos moradores, da temática escolhida e também da decoração do restante da casa.

7. Tenha uma horta

Além de dar um toque caseiro ao espaço, a horta também permitirá o cultivo dos seus temperos favoritos. Imagine que prático tê-los sempre à mão para utilizar na hora de cozinhar.

É possível ter uma horta vertical (suspensas em um suporte), em vasos, latinhas, caixotes e até em panelas — lembra da ideia de utilizar utensílios de cozinha para decorar? Aqui, ela também se encaixa!

Alguns alimentos podem ser replantados, isto é, você pode comprar no mercado e replantar ao chegar em casa. Os mais comuns são:

  • cebolinha;
  • alface romana;
  • manjericão;
  • rúcula;
  • erva-cidreira.

8. Investir em um mini bar

O espaço gourmet tem que ser prático e funcional. Isso significa que você tem que evitar idas à cozinha, tentando manter tudo concentrado naquela área.

Para não ter que fazer uma segunda cozinha inteira, que tal investir em um mini bar? Ele pode servir como apoio para manter algumas coisas geladinhas enquanto você cozinha.

Ele pode ser usado para guardar as latinhas de cerveja ou de refrigerante, uma garrafa de vinho branco ou rosé, algumas carnes, queijos e até mesmo uns condimentos, como ketchup, mostarda ou outros molhos.

Além de ser muito útil, você ainda pode usá-lo como parte da decoração. Existem, hoje, minibares com estilo retrô, moderno, colorido ou personalizável. Assim você pode dar um toque especial na decoração com um item funcional.

Se preferir um modelo tradicional, você pode também embuti-lo nas prateleiras ou nos armários da bancada para que não ocupe espaço.

9. Escolher a iluminação ideal

Como dissemos, a ideia é que as pessoas passem um longo tempo no espaço gourmet. Então, por mais que seu evento comece durante o dia e conte com iluminação natural, é bom estar preparado para o cair da noite.

Por isso, é importante escolher lâmpadas que permitam fazer eventos noturnos sem riscos de acidentes ou quedas, pensando no conforto e na segurança de todos.

Como é um ambiente descontraído, você não precisa colocar luzes brancas como na cozinha. Afinal, o ambiente é de confraternização e exige uma iluminação um pouco mais confortável.

O ideal é optar por luzes econômicas um pouco mais amareladas, como as vendidas para sala e quarto. Atualmente, a melhor opção é a de LED. Elas são um pouco mais caras, porém, duram cerca de seis vezes mais que as lâmpadas comuns e consomem bem menos energia.

Assim, você pensa nos seus convidados, na durabilidade, na economia e no meio ambiente também.

Para completar, você pode também adicionar alguns focos de luz para ressaltar pontos da decoração ou dar um charme extra ao espaço, com luminárias de piso, abajures ou até mesmo pequenas velas elétricas.

10. Optar por pisos práticos

Como você vai receber pessoas para cozinhar, comer e beber, é claro que o local vai requerer uma limpeza logo após cada evento. Por isso, você deve sempre pensar na praticidade de cada material empregado no seu espaço gourmet.

No momento de escolher o piso, é preciso pensar em três itens principais: segurança, limpeza e estética. Vamos falar um pouco sobre cada um deles abaixo, acompanhe.

Segurança

Como é uma área com alta circulação de pessoas, como citamos acima, é importante que haja segurança para evitar tombos e escorregões. Por isso, o piso deve ser resistente, não muito liso e bem nivelado.

Contrate um profissional para fazer a instalação e escolha um material de fácil reposição e manutenção, como o porcelanato ou a cerâmica.

Limpeza

Além de ser seguro, o piso deve ser prático de se limpar. O porcelanato e a cerâmica, como colocamos acima, são ótimas ideias de revestimento por serem muito fáceis de manter bonito e sem manchas.

Como há muita gordura no ambiente, materiais mais porosos vão manter oleosidade encrostada e não permitirão uma limpeza líquida. No caso do porcelanato ou da cerâmica, você poderá limpar com produtos específicos ou mesmo com um pano úmido, sem perder muito tempo.

Estética

Conforme falamos na parte do estilo, você deve definir uma frente estética para a área gourmet. Isso vai influenciar diretamente na escolha do piso. Se você optou pelo rústico, pense em um porcelanato que imita a madeira, concreto queimado ou algo em tom escuro.

Se você foi para o lado moderno, escolha algo mais claro, que se assemelhe ao mármore ou à própria cerâmica. Agora, se você escolheu o estilo retrô, pense em algo xadrez ou mais colorido.

11. Personalizar as paredes

Depois de decidir o piso ideal, chegou a hora de pensar também nas paredes. Assim como o chão acumula gordura, as paredes precisam de atenção para que não fiquem manchadas ou oleosas.

Por isso, prefira revestimentos impermeáveis, duráveis e laváveis. Boas opções são azulejos, pastilhas de vidro, ladrilhos hidráulicos ou, até mesmo, alguns papéis de parede especiais.

Você também pode optar por uma tinta acrílica ou vinílica que possa ser lavada. Lembre-se de coordenar as escolhas de material com o piso e os móveis, para que tudo fique dentro de um mesmo conceito estético.

Caso você queira também levar um pouco mais de vida ao seu espaço gourmet, é possível decorá-lo com plantas, arranjos ou até mesmo um jardim suspenso.

12. Adicionar cor ao ambiente

Se você já escolheu todos os revestimentos, agora chegou a hora de adicionar cor. Caso já tenha optado por azulejos ou pastilhas bem alegres, excelente! Caso contrário, está na hora de escolher uma paleta de cores para dar vida ao seu espaço gourmet.

Analise os móveis ou adornos que você já tem e pense em sua linha estética para definir o espectro ideal para a área. A cor pode vir dos eletrodomésticos (principalmente se você optou pelo estilo retrô), dos objetos de decoração, dos móveis ou do revestimento.

Uma opção legal é usar adesivos de azulejo para personalizar algumas áreas e dar uma estampada no ambiente. Você também pode pintar uma das paredes de cor diferente ou trazer algum objeto colorido para dar uma quebrada nos padrões.

13. Adquirir uma churrasqueira a gás

Uma churrasqueira pode trazer personalidade ao seu espaço gourmet, por isso, deve ser uma escolha bem pensada.

Não importa se ela é colorida, moderna, retrô ou clássica, desde que não se negligencie a praticidade e economia. Por isso, ela se torna uma ótima opção para decorar o seu espaço!

Não pense que sem carvão a carne vai perder o gosto ou a textura tão almejada do típico churrasco, pois a verdade é que a churrasqueira a gás permite fazer uma carne igualmente suculenta e com um sabor também incrível.

Além disso, o uso do gás natural ainda traz outros benefícios, como a agilidade no preparo, a uniformidade no calor e a facilidade de limpeza. Sim, essa opção é mais rápida, mais estável e evita toda aquela sujeira causada pelo uso do carvão.

Por último, vale dizer que esse tipo de churrasqueira é mais seguro (ótimo para as crianças), reduzindo o risco de queimaduras graças à função de acendimento automático.

Portanto, vale muito a pena investir na churrasqueira a gás, instalando um ponto de gás no espaço gourmet (o que normalmente é feito pela própria fabricante) e sempre dando preferência ao gás natural, que é o mais ecológico.

14. Investir em um cooktop

E caso você goste de ir além do churrasco, porque não instalar também um cooktop? Cooktop é o nome utilizado para a parte superior do fogão, onde ficam os acendedores.

Ou seja, um cooktop nada mais é que uma prancha com acendedores elétricos para substituir o fogão. As vantagens são a praticidade, afinal pode ser instalado em qualquer espaço vazio da sua bancada, e a estética, já que são bem mais bonitos que os fogões.

Com um cooktop você poderá levar seu espaço gourmet ao próximo nível, podendo cozinhar outros tipos de pratos e variar do churrasco de sempre.

Destinado à prática culinária, o espaço gourmet pode ser visto tanto em varandas, integrados com salas ou cozinhas quanto na área externa. No entanto, em qualquer um deles a decoração de espaço gourmet cumpre um papel fundamental para ser um componente a mais nos momentos de convívio estabelecidos no ambiente.

O que acha de ter um espaço gourmet em casa? Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a aprender como decorar um espaço gourmet para ter uma área ainda mais especial em casa.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219