Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

13 de fevereiro de 2019

Quais são os benefícios em utilizar plantas na decoração?

Não importa o tipo ou o tamanho do imóvel. Qualquer casa ou apartamento pode ficar mais bonito e harmonioso com o uso correto de plantas na decoração. Trazendo um pouco de natureza para dentro de casa você não está apenas embelezando o seu lar, mas sim fazendo também um bem para a sua saúde.

Há vários tipos de plantas que podem ser utilizadas em diferentes cômodos da casa. Algumas espécies pedem mais cuidados, mas outras podem se manter bonitas e saudáveis mesmo sem tanta manutenção.

O uso de plantas na decoração é o tema deste post. Confira por que optar por essa decoração é uma ótima decisão e conheça algumas das espécies mais adequadas para você ter em sua casa.

Como utilizar as plantas na decoração?

Dependendo do projeto da casa e da criatividade do decorador, há diferentes formas de se incluir as plantas na decoração. Podem ser utilizados vasos de diferentes tamanhos e maneiras: no chão, sobre estantes ou mesmo suspensos em estruturas aéreas.

Alguns espaços são mais propícios ao uso de plantas. Uma varanda, por exemplo, garante inúmeras possibilidades de se decorar com verde. Mas se o seu espaço é reduzido, não há impedimento. Um simples parapeito de janela já e suficiente para inserir um pouco de natureza na sua casa ou apartamento.

Como ter verde por toda a casa?

Não há cômodo da casa para o qual não exista algum tipo de planta que possa integrar a decoração de forma harmoniosa. Sala, quartos, cozinha e até banheiros: para todos os ambientes há boas opções para deixar o lar mais verde.

A escolha da espécie mais adequada para cada um deles vai depender de alguns fatores, como a temperatura, umidade e a luminosidade do imóvel e dos cômodos que se deseja decorar. Espaços mais iluminados, como próximo às janelas, são mais indicados. Mas há plantas que se adaptam bem mesmo afastadas dessas áreas.

Na hora de montar a sua “decoração verde” é preciso considerar também a manutenção das espécies escolhidas. Cada planta tem a sua necessidade de luz, rega e poda. Você precisa considerar ainda a sua disponibilidade para cuidar delas. Para muitas pessoas, essa tarefa funciona com uma verdadeira terapia, um momento de prazer na rotina da casa.

Como escolher os tipos de plantas?

Respeitando essas condições para manter plantas bonitas e saudáveis, confira algumas sugestões de espécies que você pode cultivar em sua casa ou apartamento.

Marantas

As marantas devem ser cultivadas em ambientes sem luz direta ou intensa, pois isso pode deixar suas folhas descoloridas, enroladas e com pontas secas. Elas devem ser mantidas em solo úmido, mas sem excesso de água. No inverno, a rega pode ser feita com intervalos ainda maiores.

Antúrios

Bastante resistentes, os antúrios costumam ser mantidos em vasos dentro de casa. Não devem ficar sob o sol direto para as folhas não ficarem queimadas. Porém, demandam uma boa luminosidade indireta para que se mantenham saudáveis. É preciso cuidado para não encharcar muito o solo sob pena de comprometer suas raízes.

Jiboias

A jiboia exige uma boa quantidade de água e luminosidade, que deve vir de forma indireta. É uma planta tipicamente tropical, mas na natureza se desenvolve sobre outras espécies, aproveitando a sua sombra. Uma boa forma de utilizá-la na decoração é como uma trepadeira, agarrada em um ponto de apoio que lhe permita crescer.

Espada de são Jorge

Uma grande vantagem da espada de São Jorge é que ela não precisa de muitos cuidados em sua manutenção. Apresenta boa resistência tanto ao frio quanto ao calor e também não precisa de solo muito fértil. Por se desenvolver bem tanto em ambientes bem iluminados quanto à meia sombra, pode ser utilizada em praticamente qualquer ambiente.

Samambaias

Tradicionais na decoração, as samambaias são bastante utilizadas penduradas, com suas longas folhas em cascata. Também é uma espécie que não exige grande manutenção. É preciso cuidado apenas com a rotina de rega e com a poda das folhas mortas. Alguns tipos de samambaias podem ser tóxicas, especialmente para animais domésticos, o que reforça a orientação de mantê-las suspensas.

Quais os benefícios de ter plantas?

Além de deixar seu lar mais bonito e harmonioso, as plantas podem trazer outros benefícios. Os maiores ganhos se refletem na saúde e no bem-estar dos moradores. Um  lar com mais verde costuma ter moradores menos propensos ao estresse. O cérebro melhor oxigenado garante um maior relaxamento aos moradores.

Algumas espécies podem melhorar a qualidade do ar do ambiente. Isso acontece pela redução da concentração do dióxido de carbono, o mesmo gás que ocasiona o efeito estufa. O benzeno, que também faz mal à saúde, também pode ser controlado na presença de determinadas plantas.

Além de filtrar substancias que podem ser prejudiciais à saúde, as plantas também aumentam a umidade do ambiente, deixando-o mais confortável. Isso acontece porque grande parte da água absorvida pelas plantas é gradativamente devolvida ao ambiente.

Este controle da umidade, aliado a redução do pó que se acumula no ambiente (outro benefício da presença das plantas em casa), auxilia na prevenção de problemas respiratórios. A eliminação de toxinas do ar ainda reduz a incidência de alergias.

Também entra na conta do verde presente em seu lar o controle da temperatura, garantindo um ambiente sempre mais fresco. Acredita-se que alguns males do dia a dia, como dor de cabeça, insônia e ressecamento da pele também podem ser amenizados com a presença das plantas.

Além de tudo isso, ter plantas pode garantir temperos sempre frescos em sua cozinha. E não são só especiarias que podem ser cultivadas em vasos até nos apartamentos menores. Se você dispuser de um pouco mais de espaço pode investir em uma pequena horta com variedades como pimentão, cebola, couve, tomate, entre outros.

Você sabia de todos esses benefícios e de como é possível variar ao usar plantas na decoração de sua casa? Pois agora é hora de você escolher aquelas que mais lhe agradam para levar um pouco da natureza para o seu lar.

Além das plantas, que tal recriar outros ambientes em sua casa por meio da decoração? Então confira alguns modelos de varandas para se inspirar e transformar a sua casa.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Veja Também

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219