Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

9 de outubro de 2013

Viola de cocho é atração do stand de Mato Grosso na Abav

A fabricação da viola de cocho, instrumento símbolo da cultura mato-grossense, foi uma das atrações do stand de Mato Grosso na 41ª Feira de Turismo das Américas, a Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem), que se realizou no mês passado no Centro de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo.

Para mostrar aos participantes da maior feira das Américas como se produz o instrumento, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) levou o artesão, Alcides Ribeiro, para se apresentar durante o evento.

“Foi uma das atrações mais bonitas e que representam a arte brasileira. Foi um espetáculo ver a habilidade do artista em fabricar e depois tocar a viola”, disse o empresário espanhol, Raúl González.

O mestre Alcides Ribeiro explica que a produção da viola de cocho é uma atividade que representa a cultura mato-grossense. “É uma das maiores expressões da cultura de Cuiabá e de Mato Grosso. A viola é usada em para tocar manifestações culturais e populares da região como o siriri, o cururu, dança do São Gonçalo e rasqueado”, disse o artesão que é e mestre da arte de fazer viola de cocho. Ribeiro lembra ainda, que a viola é tocada com o acompanhamento do ganzá, tamboril ou mocho.

O secretário de Turismo, Jairo Pradela, disse que a participação de Alcides nas feiras de turismo nacionais e internacionais é uma forma de mostrar para o mundo a cultura de Mato Grosso e principalmente o empenho que se tem em manter as tradições da região. “Os turistas ficam encantados em ver e receber explicações sobre a produção da viola de cocho e paralelamente conhecer um pouco da cultura e história”.

Além de Alcides, outras atrações mato-grossenses também participaram da feira como o artista plástico Vitor Hugo que pintou uma tela com elementos do Pantanal no evento.

 

FONTE: Sedtur/MT

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219