Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

15 de maio de 2019

5 dicas infalíveis para fazer decoração de home office

Ter um escritório dentro do próprio lar é uma “mão na roda”, principalmente se é para ocupação integral. No entanto, trabalhar tão perto da TV ou da cama e sem a presença de um chefe cobrando resultados é bastante arriscado, não é? Então, para manter a produtividade em dia, a decoração de home office faz muita diferença!

Afinal, reservar um espaço para se dedicar ao trabalho é uma das melhores formas de fugir da vontade de procrastinar. Além disso, ver um cantinho especialmente preparado para as tarefas profissionais é altamente motivador — e o mesmo vale para quem quer montar um escritório para estudos. A decoração pode até mesmo impactar a concentração e a criatividade, sabia?

Então, acompanhe este post e veja cinco dicas infalíveis para deixar o seu home office irresistível. Assim, não faltará ânimo e disposição para colocar a mão na massa e cumprir todo o seu planejamento cotidiano!

1. Reserve um espaço

Antes de qualquer coisa, você precisa reservar um espaço exclusivo para servir de home office. Se tem a sorte de aproveitar um cômodo inteiro para essa função, maravilha! Dessa forma, conseguirá organizar os móveis e dispô-los com muito conforto. Sem contar que ficar longe das distrações dos outros ambientes da casa é uma boa pedida.

Mas se você terá que montar o escritório em algum outro cômodo, nada de estresse! Conseguir um resultado bonito e funcional também é possível. Você pode utilizar uma parte da sala de estar, um canto do quarto ou, para os que gostam de trabalhar ao ar livre, a dica é aproveitar o espaço da varanda.

O mais importante é ter um cantinho separado para isso — nada de trabalhar com o notebook na cama ou no sofá! Pode até funcionar uma vez ou outra, mas para quem precisa cumprir uma rotina de afazeres, esse conforto todo logo se transformará em alguns minutinhos de distração, uma rápida soneca ou uma baita dor nas costas!

2. Acerte nas cores

A melhor cartela de cores é aquela que combina com a sua personalidade. Quanto mais bonito for o home office de acordo com as suas preferências, mais você terá vontade de utilizá-lo. No entanto, de um modo geral, algumas tonalidades são associadas ao estímulo da concentração e do foco.

Então, se está disposto a tudo o que estiver ao seu alcance para transformar o escritório em um ambiente altamente produtivo, vale a pena conferir o que diz a psicologia das cores para a decoração. Veja, abaixo, as principais sensações e efeitos que cada tonalidade costuma estimular:

  • Azul: calma, confiança e eficiência;
  • Amarelo: otimismo, energia e criatividade;
  • Vermelho: energia, produtividade e raciocínio;
  • Laranja: entusiasmo, expressividade e bem-estar;
  • Verde: harmonia, relaxamento e inovação;
  • Branco: criatividade, calma e clareza mental;
  • Preto: disciplina, sofisticação e poder.

Como você notou, as cores de alta saturação são mais estimulantes, enquanto as de tons claros são mais relaxantes. Uma dica é misturar os dois grupos para conseguir mais equilíbrio, até porque o estímulo em excesso traz o risco de virar sinônimo de irritabilidade e ansiedade, assim como muita calma é um prato cheio para a perda de produtividade.

3. Pense em funcionalidade

A funcionalidade não pode ficar de fora de uma decoração de home office. Para tanto, a primeira preocupação deve ser providenciar tudo o que é necessário no desempenho da atividade profissional ou nos estudos. Assim, você terá tudo à mão diariamente. Para evitar bagunça, acomode todos esses itens em lugares próprios.

Gavetas, caixas organizadoras e prateleiras devem ajudar nesse sentido! Em cima da mesa, deixe somente o que é de uso frequente, como o notebook, um bloquinho de anotações e um porta-canetas. O excesso de objetos atrapalha diretamente a produtividade. Você sabia que o cérebro reage à desorganização negativamente?

Outro ponto-chave na funcionalidade é o projeto de iluminação. Assim como as cores utilizadas nos móveis e paredes, a tonalidade da luz da lâmpada influencia o desempenho — a quente (amarela) é ideal para ambientes de descanso, enquanto a fria (branca) é a melhor opção para espaços de produção, como o home office.

4. Use as paredes

As paredes são as melhores amigas da praticidade. Prateleiras, nichos e estantes ajudam a aproveitar o espaço, o que serve para deixar o ambiente todo mais organizado e, de quebra, dar um charme a mais para a decoração.

Paredes vazias deixam a composição inacabada, como se faltasse vida no cômodo. Então, use e abuse dos espaços verticais. Aproveite para organizar seus objetos de trabalho e seus livros ou simplesmente os utilize para fins estéticos. Nesse caso, quadrinhos coloridos, pôsteres e porta-retratos são bem-vindos. Que tal também aproveitar a natureza para trazer um pouco de verde ao escritório com belas plantinhas?

Outra dica que faz muito sucesso entre os designers de interiores é a famosa parede de lousa. Ela é muito fácil de fazer e proporciona um resultado charmoso. Além disso, você consegue utilizá-la para anotar seus compromissos da semana, compor um cronograma de tarefas ou escrever frases motivacionais para aumentar a disposição.

5. Escolha os móveis e equipamentos corretos

Além de pensar na funcionalidade, você também deve levar em conta o conforto na escolha dos móveis. Para tanto, pesquise um pouco sobre as melhores práticas de ergonomia no ambiente de trabalho para entender mais sobre a disposição do computador, da mesa e da cadeira, por exemplo. Esse passo é importante para sua qualidade de vida!

Até porque, se for passar várias horas por dia em um ambiente desconfortável, a produtividade cairá exponencialmente — e levará junto a sua saúde! Por isso, dispense um tempinho pesquisando sobre uma cadeira ergonômica com assento regulável e invista em uma mesa própria para escritório.

Também providencie um monitor com tamanho razoável para não sofrer fadiga visual — se o seu notebook é pequeno, vale a pena providenciar um monitor externo. Por fim, lembre-se de ajustar a tela na altura dos olhos com o auxílio de um suporte e de acomodar o teclado de modo que possa digitar com os braços apoiados na mesa.

Gostou das dicas? Que ótimo! Então, coloque-as em prática e revitalize sua decoração de home office hoje mesmo. Agora, independentemente de montar o escritório ideal, o mais importante é ter muita autodisciplina para trabalhar ou estudar em ambiente tão aconchegante como é o nosso lar — uma rotina bem organizada é indispensável!

Nada melhor do que ter o home office perfeito no lar dos sonhos, não é? Então, que tal investir em um novo imóvel? Entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219