Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

17 de outubro de 2018

6 modelos de home office para você se inspirar

Nossa casa tem que ser um espaço multiuso. Ela precisa ter o necessário para que você possa relaxar, conviver com sua família, receber os amigos e, por que não, trabalhar? Com o trânsito excessivo nas cidades e as facilidades proporcionadas pela internet, muitos já aderiram ao home office e trabalham sem ter que sair do conforto do lar.

Atualmente, muitos imóveis já vêm com um espaço reservado para o trabalho, mas a verdade é que não é difícil construir seu próprio escritório. E não necessariamente ele só servirá para quem trabalha de forma remota, já que o home office também pode ser útil para estudos, leituras e outros momentos que exigem concentração.

O ideal é que o espaço seja planejado para que fique bem equipado e posicionado de forma estratégica. Isso evita distrações e otimiza a produtividade. Neste post, apresentamos seis modelos de home office para você se inspirar. Confira as ideias e saiba como criar um espaço funcional que combine com o perfil da sua família!

1. Espaço multiuso

O modelo mais simples de home office é aquele que não é exclusivo para trabalho. Dessa forma, você não precisa ter um espaço reservado somente para trabalhar ou estudar.

A ideia do espaço multiuso é adaptar uma área da casa que pode servir de escritório ou para receber os amigos. Uma mesa longa de vidro ou madeira e um móvel encostado na parede com vários compartimentos e gavetas pode ser o desenho ideal de um home office que também serve como sala de jantar.

Durante a semana, você pode colocar na mesa o seu laptop, cadernos, livros e materiais de estudo, como lápis, canetas, post-its e pastas. Quando chamar os amigos para um jantar, basta guardar todo o aparato de trabalho nas gavetas e armários (onde você também pode armazenar louças e copos) e colocar mais cadeiras na mesa para deixar o lugar pronto para um momento descontraído.

Outra ideia é criar uma bancada móvel, que funciona como uma grande bandeja de madeira e pode ser feita sem dificuldades por qualquer marceneiro. Você poderá manter todos os seus materiais ali e transportá-la para um lugar provisório (enquanto usa a mesa para outros fins) ou mesmo para onde quiser trabalhar.

2. Escritório verde

Se você é do tipo de pessoa que adora estar cercada de plantas e flores, pode trazê-las para o seu home office. Basta usar um estilo mais rústico nos móveis, utilizando muita madeira e tons mais pastéis. Não use nada muito colorido para não brigar com os arranjos verdes e floridos que vão compor seu espaço.

Uma boa ideia é encostar a mesa em uma das laterais do cômodo e usar prateleiras fixadas diretamente na parede. Você poderá usar alguns níveis para colocar livros, cadernos ou decorações simpáticas, como porta-lápis, quadros apoiados e potinhos de estilo mais rústico ou étnico.

Em outros níveis, você pode intercalar seus vasinhos de plantas e de flores, bem como colocar grandes vasos no chão ao redor da sua mesa. Pense em escolher até dois materiais para os vasos e suportes, para não carregar muito as informações e prejudicar a sua concentração.

3. No quarto

Se você não quer destinar um cômodo para construir seu home office, pode fazê-lo dentro do seu quarto. Uma boa ideia é mover a cama para uma das laterais, deixando espaço suficiente de um lado apenas para circulação e para um pequeno criado-mudo. Do outro, preferencialmente perto da janela, você poderá colocar uma mesa para trabalho.

Você pode colocar uma luminária, para que não precise usar a iluminação do quarto, que incomoda outras pessoas, e usar algumas gavetas para não deixar tudo exposto o tempo todo.

Lembre-se de harmonizar a mesa, a cadeira e os acessórios com a decoração do quarto, optando por itens menos corporativos (evite cadeiras de rodinhas e mesas brancas) e mais confortáveis, como poltronas de couro e tampões de vidro para a mesa.

4. Estilo pop ou vintage

Se você gosta de coisas mais coloridas e adora o estilo pop e também a moda vintage, pode usar esses temas para deixar o seu home office com a sua cara. Não importa se você está fazendo o espaço dentro do seu quarto ou em um cômodo exclusivo, desde que a decoração siga a mesma linha no ambiente por inteiro.

Para esses estilos, prefira cores bem fortes e marcantes, use materiais brilhantes, como vinil e acrílico, e abuse de quadros e painéis que tenham a ver com o conceito. Para enaltecer o lado vintage, invista em objetos antigos na decoração, como máquinas de escrever e câmeras retrô.

Fuja de tons neutros, como bege, branco e preto, e opte sempre por contrastar cores intensas, como vermelho, amarelo e turquesa.

5. Perto da escada

A escada pode ser um bom lugar para se instalar um home office, que parecerá ter sido planejado há muito tempo, como se já fizesse parte da decoração da casa.

Se houver um vão embaixo da escada, um ótimo aproveitamento para esse lugar (que normalmente vira um espaço de acúmulo de inutilidades) é montar um escritório compacto e funcional. A grande vantagem é que você terá bastante privacidade, podendo ter mais concentração nas atividades.

Nesse caso, é ideal encomendar móveis sob medida ou comprar apenas uma mesa pequena e fazer um suporte vertical na parede, no qual você poderá colocar pranchetas, papéis e materiais para escrever.

Se preferir, também pode usar o topo da escada, usando o guarda-corpo como limite final para a mesa e colocando gavetas ou mesmo caixas organizadoras próximas à escrivaninha.

6. Na varanda

Para quem sonha em trabalhar ao ar livre, a varanda é a concretização desse objetivo. Para colocar um home office na parte externa do seu imóvel, não é necessário se preocupar muito com a decoração, já que você terá a cidade e o céu como moldura para seu espaço de trabalho.

Escolha, portanto, um estilo bastante minimalista, com móveis mais rústicos e que acompanhem a sacada, e alguns compartimentos para guardar seus materiais de trabalho e estudo. Dessa maneira, você não precisará desmontar seu home office toda vez que receber visitas na varanda.

Use tons pastéis nos acessórios (luminárias, pranchetas e cadernos), e mantenha a mesma linha de cores nas cadeiras, armários e mesa. Se a sua varanda for aberta, uma boa ideia é instalar uma cortina de vidro. Assim você reduz o barulho externo e também pode usufruir da vista e do espaço mesmo no inverno.

Após escolher o estilo do seu home office, você pode incrementá-lo com alguns artefatos úteis que vão otimizar sua organização e melhorar sua produtividade. Um deles é o quadro negro, que pode ser usado em uma das paredes para escrever recados, anotar ideias e fazer desenhos. Existe também a tinta fosca preta lavável, uma boa alternativa e que também funciona com giz.

Se você trabalha com prazos, uma ideia prática é usar um painel de acrílico ou vidro para escrever com marcadores. Você pode fazer margens com adesivos para criar um cronograma ou calendário que ficará sempre à vista.

Como você pode ver, fazer seu home office não é complicado, só exige um pouco de dedicação e a escolha de um modelo para que ele fique funcional e combine com você e com sua família.

Agora que você já conhece alguns modelos de home office, certamente já está pronto para construir o seu próprio espaço criativo, certo? Para conferir mais dicas sobre o assunto, assine nossa newsletter!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219