Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

10 de outubro de 2018

7 dicas essenciais de decoração para cozinha

Um espaço para descansar tomando um café, interagir com pessoas queridas enquanto preparam juntos uma refeição, saborear os melhores pratos. Ao apostar numa boa decoração para cozinha, você garante que todos esses momentos sejam ainda mais especiais!

Não há nada melhor do que aliar a funcionalidade à beleza e ao conforto, não acha? Até porque, mais do que pensar na estética, a cozinha precisa ser estratégica para que a hora de preparar as refeições seja gostosa e relaxante.

Então, se você mora em apartamento e não dispõe de tempo, dinheiro ou espaço para ter a cozinha dos sonhos, nós temos uma boa notícia: é possível repaginar a sua sem muito trabalho. Basta usar um pouquinho de criatividade para que dar uma cara moderna e especial a esse ambiente!

Para ajudar você isso, separamos aqui algumas dicas essenciais para decorar esse ambiente conforme as tendências do momento, sem prejudicar o seu planejamento financeiro e tendo em vista a praticidade. Continue lendo e confira!

1. Decoração funcional

Principalmente para quem mora em apartamentos pequenos, ter uma cozinha funcional é uma ótima saída para que o espaço seja melhor aproveitado. Então, na hora de decorá-la, pense primeiro na melhor disposição dos elementos para que as atividades se tornem mais práticas.

Uma boa ideia, por exemplo, é manter o fogão perto da pia e investir em bancadas. Outra dica é usar as paredes como oportunidade de otimizar o espaço. Prateleiras, nichos e ganchos para pendurar os utensílios são bem-vindos, além de serem uma alternativa para quem não pode colocar muitos armários.

Aliás, ao preencher o ambiente verticalmente, você o deixa ainda mais bonito e aconchegante!

2. DIY (Faça Você Mesmo)

Você, certamente, já ouviu falar de DIY — sigla para Do It Yourself, ou “faça você mesmo”. Esse tipo de decoração caiu no gosto dos especialistas em interiores. E não é à toa: além de conferir um toque de personalidade, fazer seus próprios objetos decorativos garante que o ambiente fique bonito sem se gastar tanto.

O principal aqui é utilizar itens inusitados, personalizando-os. Algumas opções são:

  • customizar potes de mantimentos com pinturas em esmalte;
  • transformar caixotes de feira em charmosas prateleiras;
  • trazer vida às paredes brancas com carimbos feitos artesanalmente etc.

Enfim, as ideias são muitas, e não há limites para a criatividade!

3. Alternativas práticas

Que tal dar outra cara para a sua cozinha sem precisar lidar com a bagunça de uma reforma? Uma tendência muito interessante nesse sentido é apostar em alternativas práticas e baratas, tais como adesivos e a tinta em spray.

Você pode, por exemplo, ter uma parede novinha em folha sem precisar trocar o revestimento — basta comprar um kit de adesivos coloridos. E a tinta de lousa? Ela chegou para ficar no universo do design de interiores!

Além de ser bem fácil de aplicar, ela dá um toque todo especial no ambiente. Você pode fazer um quadro-negro com lembretes de compras, escrever a sua frase preferida ou repaginar a porta da sua geladeira com desenhos feitos pela família.

4. Utensílios expostos

Tanto na decoração para cozinha quanto para espaços gourmet, uma tendência que está em alta é a de deixar os utensílios expostos. Quem disse que todas as panelas, pratos e xícaras precisam ficar escondidos dentro dos armários?

Esses itens são ótimas opções para deixar o ambiente mais bonito sem precisar gastar tanto. Afinal, você não precisa comprar nada, basta expô-los para que o espaço já fique mais interessante.

Existem, inclusive, suportes feitos exatamente para esse fim: você pode pendurá-los na parede ou fazer um varal com panelas em cima da mesa de jantar, por exemplo. Os talheres grandes também ficam bonitos à mostra. Aproveite e invista nos de madeira — são ainda mais charmosos!

5. Designs inovadores

Alguns estilos têm aparecido com frequência nas cozinhas mais modernas, como é o caso do design industrial, que remete a ambientes de fábricas. Para adotá-lo, uma dica é investir no concreto aparente, tijolos sem acabamento, canaletas expostas e elementos em metal ou aço.

Além disso, sabe o que mais pode ser inovador? Resgatar tendências clássicas e repaginá-las para que tragam um tom moderno e elegante ao mesmo tempo! Esse é o caso dos móveis retrô e dos rústicos — além de elementos como o azulejo português, que, se usado com criatividade, pode dar um charme todo especial à sua cozinha.

6. Tons e cores

A decoração para cozinha está abandonando cada vez mais o velho costume da cor branca. Hoje, apostar na combinação de tons é uma ótima saída para deixar o ambiente despojado e aconchegante — seja investindo em móveis coloridos, seja recorrendo à tinta para as paredes ou o teto.

O cinza e o preto também estão fazendo sucesso. De início, pensar nessas duas tonalidades para o ambiente da cozinha parece estranho, não é? No entanto, móveis, eletrodomésticos e objetos decorativos cinzentos são extremamente modernos e trazem uma sofisticação única! Basta fazer uma rápida pesquisa de imagens para se inspirar e aderir à tendência.

7. Temperos à mão

Você já deve ter ouvido falar nos jardins suspensos em apartamentos, não é? Eles também têm feito sucesso porque trazem o verde da natureza mesmo para ambientes fechados e pequenos.

Tão legal quanto essa ideia é a horta vertical — ótima alternativa, inclusive, para quem gosta de usar temperos frescos em suas receitas. Aliás, deixar os condimentos à mostra é outra grande tendência — também, é a nossa última dica.

Para isso, use prateleiras e suportes próprios. Além de facilitar muito no preparo das refeições, deixar todos os potinhos assim, bem organizados e à vista, é o que falta para que o ambiente fique muito mais elegante!

Viu só como dá para aliar a beleza e funcionalidade nesse que é um dos ambientes mais movimentados do seu lar?

Com estas dicas de decoração para cozinha, você vai conseguir deixar o seu espaço prático e aconchegante, mesmo se o seu apartamento é pequeno. Dessa forma, será ainda mais agradável receber a família e os amigos para uma boa refeição juntos!

Agora, sabe o que combina com decoração? Um bom projeto de luzes! Então, se gostou deste post, aproveite para conferir também como acertar na iluminação residencial do seu apartamento!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219