Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

27 de outubro de 2017

7 dicas para decorar e aproveitar melhor o seu espaço gourmet

Os espaços gourmet são cada vez mais valorizados e não é por acaso: ao contrário de uma cozinha tradicional, esses lugares permitem maior interação com os convidados e, também, entre os próprios moradores. No entanto, é preciso apostar em uma decoração de espaço gourmet convidativa e dinâmica para que esse ambiente seja, de fato, voltado ao lazer.

Não sabe como fazer isso? Não tem problema! Continue acompanhando o post e descubra como tornar o seu espaço gourmet o cômodo favorito e mais sofisticado da casa.

1. Escolha móveis de qualidade

Por ser um espaço voltado à culinária e também ao convívio com a família e amigos, a área gourmet geralmente recebe muita luz natural. No entanto, infelizmente, os raios ultravioletas são mais prejudiciais aos objetos e móveis do que a luz artificial.

A solução para não enfrentar esse problema, se o seu espaço tem essas características, é optar por uma mobília indicada para a área externa, isto é, mais resistente. Os materiais mais comuns são: inox, alumínio e madeiras revestidas.

2. Pense na funcionalidade

Para garantir a funcionalidade da sua decoração, prefira os móveis com compartimentos. Não se esqueça, também, de investir em prateleiras para armazenar os alimentos e demais produtos. Imagine a churrasqueira: não seria prático ter próximo a ela um gaveteiro com facas e garfos?

Quanto às prateleiras, que tal utilizá-las para armazenar os potes organizadores? Há muitos modelos no mercado e, certamente, algum combinará com a decoração do espaço de modo geral.

3. Priorize a circulação

Na prática, isso significa não encher o ambiente de móveis e objetos. O propósito da área gourmet é ser um espaço de convívio enquanto a refeição é preparada, sendo assim, tenha isso sempre em mente.

Deixe, portanto, espaço para as pessoas transitarem. Quer uma lista básica de móveis indispensáveis? Confira:

  • churrasqueira;
  • banquinhos;
  • pia;
  • mesa ou bancada;
  • geladeira;
  • eletrodomésticos.

Um exemplo útil para entender a necessidade de ter espaço para circulação, e manter apenas o necessário, é o seguinte: imagine-se preparando uma refeição em família e muitas crianças brincando ao redor. O excesso de móveis no meio do caminho podem acabar causando algum acidente; bem como objetos, que podem ser quebrados.

4. Tenha opções confortáveis

Como o espaço é também voltado para a interação entre as pessoas, é fundamental que os móveis proporcionem conforto para os momentos de conversa. Os sofás e poltronas são os mais usados e são os responsáveis por permitir longos períodos de diálogo sem sequer sentir a hora passando. E quem não quer isso para os convidados?

Obviamente, a escolha dependerá do espaço disponível, mas sempre há uma opção que se encaixa tanto nesse espaço quanto no desejo dos moradores — seja em relação ao conforto ou à estética.

5. Decore com utensílios de cozinha

Além de funcional, o ambiente também precisa ser convidativo e agradável, não é mesmo? Provavelmente as pessoas ficarão no local por bastante tempo.

Sendo assim, para tornar os momentos de interação ainda mais especiais, invista em uma decoração caprichada. E mais: decore com os utensílios da própria cozinha.

Utilizar os utensílios de cozinha na decoração vem se mostrando uma ideia bastante original e que deixa qualquer ambiente mais criativo e até mesmo sofisticado. Que tal conhecer alguns exemplos?

Pratos na parede

Quase toda família deixa um ou outro prato guardado por algum motivo. Seja por ser bonito, por ser presente de alguém especial ou por ser a lembrança de algum momento ou viagem.

Que tal utilizá-los como objeto decorativo? Você não precisa ter uma parede inteira com pratos, mas pode ser interessante determinar um espaço para deixar alguns à mostra.

Você pode definir temas: retrô, pintados pelos filhos, presente de amigos. Enfim, é o espaço ideal para colocar a criatividade para fora! Você pode pintar uma parede de preto, estilo lousa, e fixar os pratos. O contraste certamente vai ser o diferencial do seu espaço.

Vaso de flor diferente

Flores deixam qualquer ambiente mais agradável, mas também podem ajudar a deixar mais criativo. Usar aquele bule que fica guardado no fundo do armário como vaso pode dar um toque divertido na decoração do espaço gourmet. Xícaras também são excelentes recipientes para acomodar as famosas suculentas e alguns cactos.

6. Escolha um tema para a decoração de espaço gourmet

Entre os mais comuns, podemos citar o rústico e o moderno. Se identifica com o primeiro? Invista em cores mais vivas e intensas, brincando com o contraste com as peças de madeira rústica.

Caso você goste mais da linha moderna, saiba que esse estilo é caracterizado pelo uso de cores neutras, peças com acabamento metalizado e também pelo uso de espelhos.

É interessante ressaltar também que, independentemente da temática, o espaço gourmet fica com um toque ainda mais sofisticado e original com papéis de parede. O mercado tem muitas opções e basta escolher aquela que mais se encaixa no perfil dos moradores, da temática escolhida e também da decoração do restante da casa.

7. Tenha uma horta

Além de dar um toque caseiro ao espaço, a horta também permitirá o cultivo dos seus temperos favoritos. Imagine que prático tê-los sempre à mão para utilizar na hora de cozinhar.

É possível ter uma horta vertical (suspensas em um suporte), em vasos, latinhas, caixotes e até em panelas — lembra da ideia de utilizar utensílios de cozinha para decorar?

Ficou na dúvida sobre o que plantar? Alguns alimentos podem ser replantados, isto é, você pode comprar no mercado e replantar ao chegar em casa. Os mais comuns são:

  • cebolinha;
  • alface romana;
  • manjericão;
  • rúcula;
  • erva-cidreira.

Destinado à prática culinária, o espaço gourmet pode ser visto tanto em varandas, integrados com salas ou cozinhas quanto na área externa. No entanto, em qualquer um deles a decoração de espaço gourmet cumpre um papel fundamental para ser um componente a mais nos momentos de convívio estabelecidos no ambiente.

E você, o que acha de ter um espaço gourmet em casa? Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos com essas dicas para ter uma área gourmet ainda mais especial em casa!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219