Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

15 de junho de 2018

Cores da Pantone: quais são as tendências e quando usá-las?

Quando pensamos em decoração, automaticamente nos lembramos de diversas cores. Afinal, é praticamente impossível separar ambas. É por esse motivo que, muitas vezes, as tendências nesse meio surgem a partir de uma cor destaque. No entanto, você já parou para pensar de onde vem essa definição? Para responder essa pergunta, é preciso conhecer mais sobre as cores da Pantone.

Embora muito utilizado na indústria gráfica, o sistema de cor da empresa, chamada Pantone Matching System, não se restringe a apenas essa forma de aplicação. Por isso, que tal descobrir como aproveitar as tendências de cores na sua decoração? É só continuar a leitura!

A Pantone

Talvez você até já tenha escutado esse nome em algum lugar. Afinal, a empresa vem-se apropriando de muitos espaços nos últimos anos. No entanto, dificilmente os detalhes fazem parte desse tipo de conhecimento. Assim, que tal começar conhecendo mais dessa companhia?

O que é?

Basicamente, é uma empresa considerada autoridade no mundo das cores. Embora muito popular na área gráfica, também é referência no ramo têxtil e entre arquitetos e designers. Essa influência em diversos espaços é consequência do aprimoramento do conceito do sistema de cores, o que aconteceu nos últimos 50 anos.

Como surgiu?

A empresa nasceu no início dos anos 60 como uma companhia de impressão especializada em tabelas de cores para moda, cosméticos e indústrias medicinais. Nesse período, a comunicação entre os profissionais da área gráfica era difícil devido à dificuldade de identificação das cores exatas por seus respectivos nomes.

Lawrance Herbert, percebendo isso, lança o Pantone Matching System, um manual de cores padrão. Para ele, o espectro de cores não é visto e interpretado da mesma forma por todos, o que justifica tal criação.

Atualmente a companhia possui um manual de cores com tonalidades que podem ser identificadas por diferentes números. Os milhares de tons que compõem o manual mudam anualmente e estão sempre relacionados ao chamado “mood” do momento.

É por conta dessa relação com o contexto mundial que a Pantone é considerada referência quando se trata de identificação de tendências.

Como funciona a definição das cores?

As cores do ano são definidas pela empresa desde 1999, por uma divisão chamada Pantone Color Institute. Desde então, uma junta de profissionais de diversos setores se reúne anualmente para definir a cor do ano seguinte. O objetivo é escolher um tom que represente os problemas e as vitórias do momento.

Essa equipe recebe informações de diversas partes do mundo e, a partir disso, filtra o que é mais relevante e busca uma cor para traduzir isso. Em 2013, por exemplo, quando a cor escolhida foi a esmeralda, a ideia era representar a renovação e o crescimento em um período em que o mundo saía de uma crise.

Outro exemplo é a escolha de 2016: rosa quartz e serenity. A combinação dessas cores desperta segurança, paz e ordem, sensações essenciais para amenizar o clima de tensão que marcou o mundo meses antes.

Como funciona o sistema de cores da Pantone?

A empresa trabalha com a identificação de cores, ou seja, cada tom possui o seu respectivo nome e número no manual (geralmente em formato de leque ou chip). Isso facilitou especialmente a comunicação na área gráfica, visto que a identificação das cores passou a ser mais exata.

As tendências

Não tem jeito, decoração e tendência estão intimamente ligadas, você já percebeu? Abaixo, você confere as principais quando o assunto é cor.

Quais as principais cores?

No relatório de tendências que analisa as coleções da NY Fashion Week foram apresentadas diversas cores. No entanto, elas foram divididas em duas paletas: enquanto uma tem um traço mais neutro, a outra tem um lado vibrante.

Em uma das paletas, os tons incluem o branco e o rosa pink, englobando também matizes mais terrosos, o amarelo e o verde. Segundo a empresa, as cores favorecem uma mistura única e dramática.

Já a linha básica, que recebeu o nome de Spring 2018 Classic Color Palette, foca nos tons neutros e explora cores como o caramelo, branco, preto e cinza. As tonalidades escolhidas funcionam tanto de forma individual quanto combinada.

Para além das cores apresentadas no relatório, a cor do ano definida pela Pantone também é destaque quando o assunto é tendência. Para 2018, a companhia definiu a Ultra Violet. Segundo a companhia, a cor roxa, que deriva de um azul escuro, eleva as nossas expectativas, especialmente em um período que exige criatividade e imaginação.

E não para por aí: mais oito cores compõem a paleta considerada tendência quando o assunto é decoração. São elas:

  • Discretion — um tom pastel que lembra o rosa e o púrpura;
  • Tech-nique — união do turquesa com o rosa claro;
  • Intensity — mistura do bordeaux, castanho e dourado;
  • Resourceful — uma junção do laranja e do azul;
  • Verdure — um tom de verde que transmite sensação de paz;
  • Playful — o famoso amarelo;
  • Intricacy — reúne tons metálicos, amarelo torrado e cor de vinho;
  • Far-fetched — é o conjunto de dois tons quentes, o amarelo e o bordeaux.

Como aproveitar as cores da Pantone na decoração?

As possibilidades de utilização acompanham a variedade de cores, isto é, são muitas as formas de aplicação em casa. Como os tons variam entre o neutro e o vibrante, é possível decorar a partir de uma tendência sem deixar de lado o estilo pessoal.

Se você prefere um estilo minimalista, por exemplo, pode desfrutar de combinações a partir da paleta Spring 2018 Classic Color Palette. O branco, preto, cinza e caramelo podem marcar presença nas paredes, almofadas, sofá e, até mesmo, em alguns objetos.

Caso você prefira uma decoração mais marcante, a cor do ano, Ultra Violet, pode ser usada como um ponto de contraste. Um sofá ou poltrona nessa cor, inserido em um ambiente claro e monocromático, por exemplo, deixa o espaço sofisticado e criativo.

O metálico da cor Intricacy fica ótimo em qualquer cômodo, especialmente na cozinha. Seja nos revestimentos ou mesmo na mobília, os tons criam um ambiente moderno e imponente sem ser pesado.

A Verdure busca transmitir a essência da natureza por meio do seu tom verde e natural. Assim, uma boa composição é usar a cor para criar um ambiente tranquilo, como a sala ou quarto. Na sala, por exemplo, o tom pode estar presente no sofá, em uma parede ou, ainda, em um quadro. Para compor melhor, adicione plantas ao espaço.

As cores fazem parte da nossa vida e podem desempenhar um papel fundamental na nossa rotina: despertar alegria, favorecer o sossego, inspirar a criatividade. Felizmente, as cores da Pantone consideradas tendência visam justamente a isso: uma relação especial com a cor. Agora que você já conhece quais são as principais, é só escolher uma ou mais e aplicar em casa.

O que achou das sugestões? Pretende utilizar alguma das cores ou tem alguma ideia diferente de utilização? Deixe o seu comentário!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219