Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

24 de outubro de 2018

Inspire-se nestas 8 ideias de decoração para varanda e crie a sua!

O nosso lar é onde descansamos, aproveitamos a companhia das pessoas que mais amamos e passamos boa parte do nosso tempo. Todos os espaços precisam ser confortáveis e refletir um pouco da personalidade da família. Por isso, vale a pena investir algum tempo pensando na decoração para varanda.

Um projeto de décor criativo nesse ambiente do apartamento é ideal para evidenciá-lo. Mas por onde começar? Um belo jardim suspenso cai muito bem, mas não é a única possibilidade.

Neste post, trouxemos oito ideias para que você possa transformar a sua varanda em um cantinho agradável para aproveitar o ar livre. Confira!

1. Aposte nas plantinhas

Essa geralmente é a primeira dica de revistas e sites de decoração. Mas tem coisa melhor do que ter plantinhas em casa? Principalmente para quem mora em apartamento, fazer um pequeno jardim na varanda é uma possibilidade de ter contato com a natureza, mesmo se você mora no andar mais alto do prédio!

Existem muitas opções para acomodar as mudas: jardineiras de parede, paletes verticais ou vasos no chão. Algumas espécies com folhas grandes, como as samambaias, ficam lindas suspensas. Outra opção são as chamadas plantas aéreas, ou airplants, que não precisam de terra e garantem arranjos interessantes em uma decoração para varanda mais moderna.

2. Tenha uma horta externa

Aproveitando que estamos falando de plantas, que tal aproveitar o espaço para cultivar seus próprios temperos? Além de garantir especiarias sempre fresquinhas para as refeições — principalmente se você tem talentos culinários! —, uma horta externa traz muito charme para o espaço. Para completar, algumas ervas, como a hortelã, são extremamente aromáticas.

As varandas são ótimas para esse fim, pois normalmente têm uma incidência de sol mais amena. Isso é exatamente o que a maioria dos temperos precisa, além de regas frequentes e moderadas. Então, aposte nos seus condimentos preferidos! Acomode-os em pequenos vasos, garrafas PET customizadas ou caixotes de madeira.

3. Invista em tapetes ou decks

Os tapetes são um elemento que dão o toque final de uma composição, principalmente se forem coloridos. Além disso, ajudam a aquecer o piso nos dias frios e evitam que os móveis ou vasos risquem o chão. Para esse ambiente, prefira aqueles adequados para áreas externas e que não sejam muito felpudos, devido ao acúmulo de poeira.

Outra opção são os decks de madeira. Eles fazem imenso sucesso na decoração para varanda e não é para menos: são versáteis, combinam com muitos estilos e, ainda por cima, são bem fáceis de instalar. Alguns são vendidos no modelo “mini”, com peças de 30 ou 50 cm que são encaixadas uma ao lado da outra.

4. Acredite no minimalismo e na funcionalidade

O imóvel ideal para a família, além de ser bonito, deve ser funcional. Por isso, não se esqueça de associar a estética à praticidade. Em se tratando de varandas, o espaço tende a ser um pouco mais limitado do que o de outros cômodos da casa. Então, nem sempre é uma boa ideia encher de móveis.

O minimalismo é uma boa opção — as composições que levam em conta o conceito de “menos é mais” também são muito bonitas e não saturam o ambiente. Imagine um visual todo clean, com evidência no verde natural das plantas e apenas um par de poltronas jatobá sem estampas. Elegante, não é?

5. Posicione uma pequena mesinha para café

Por que alguém se preocupa com a decoração para varanda? Certamente, não é só para dizer por aí que tem uma bela sacada. O principal motivo que leva a deixar o lugar aconchegante e bonito é poder desfrutar dele, seja com amigos, seja em sua própria companhia. Por isso, vale a pena investir em uma pequena mesinha para café.

O ideal é apostar em modelos próprios para área externa — até os dobráveis de madeira ficam charmosos. A dica vale principalmente se a sua varanda não tem espaço gourmet e, portanto, não tem mobiliário típico de uma cozinha. Assim, você tem pelo menos um apoio para descansar a xícara, a taça de vinho ou o seu livro preferido.

6. Preze pelo aconchego

Para conseguir um décor lindo, você nem precisa mexer muito no seu planejamento financeiro não, viu? Alguns elementos bem baratos já fazem toda a diferença. Uma ideia bem legal é revestir o chão com muitas — muitas! — almofadas. Prezar pelo aconchego é o mais importante, já que esse é um lugar destinado ao lazer.

Quer mais ideias? Espreguiçadeiras com mantas coloridas, puffs e chaises de área externa caem muito bem. Tudo depende, é claro, das dimensões do espaço. Não vá pendurar uma rede em uma varanda pequena! Ela acabará truncando a passagem e servirá apenas para juntar pó.

7. Planeje uma iluminação intimista

A iluminação residencial é, muitas vezes, o que falta para completar um projeto decorativo. No ambiente externo, não é diferente! Um bom projeto luminotécnico pode trazer uma atmosfera acolhedora e intimista, principalmente à noite. Para isso, use pequenos focos de luz em tons quentes para dar mais destaque em alguns pontos.

Um cuidado importante é atentar para a segurança dos fios. Lembre-se de encapar todos e, preferencialmente, deixá-los escondidos atrás da mobília e dos vasos. Outra dica é preferir as lâmpadas de LED — além de serem mais sustentáveis, elas não aquecem tanto e, por isso, eliminam o risco de queimar as plantinhas.

8. Misture diferentes estilos

Se não tem muito tato para composições estéticas, você pode contratar um bom decorador para o seu lar. Outra opção é simplesmente misturar estilos! Aliás, essa é uma grande tendência do design de interiores. Então, não precisa ter medo de errar! Vale tudo, desde que o resultado final seja agradável.

Um banco rústico, uma mesa de bistrô de palha e, ao lado, uma luminária de chão supermoderna. Esse é um exemplo de combinação inusitada que dá muito certo. A junção de cores também é bem-vinda — dá para manter tudo em uma paleta mais neutra, ou fazer uma verdadeira festa de tons.

Agora você é expert em decoração para varanda! Inspire-se nessas ideias e transforme o espaço em um pequeno refúgio. Assim, quando chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho, você terá um lugar bonito e aconchegante para cuidar de suas plantinhas, se sentar e contemplar a vista do seu apartamento enquanto aprecia um café.

Esse tipo de cuidado é essencial para o bem-estar. Então, aproveite que está por aqui e veja também nosso post com tudo o que você precisa saber para atingir a qualidade de vida da família. Boa leitura!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219