Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

29 de agosto de 2018

4 motivos para você investir em apartamento com área privativa

Pouco desejado pelos compradores há alguns anos, os apartamentos térreos estão alcançando uma considerável popularidade. Por conta da valorização das áreas privativas, essas unidades cresceram consideravelmente em interesse, e já não são mais as últimas a serem comercializadas.

A possibilidade de contar com um espaço exclusivo com ampla variedade de usos reposicionaram essas unidades entre as mais cobiçadas dos novos empreendimentos.

Confira, neste post, os motivos dessa virada e entenda por que você também deve considerar investir em apartamento com área privativa. Boa leitura!

Como é um apartamento com área privativa?

A área privativa é um espaço externo individual que compõe alguns apartamentos do andar térreo dos prédios. Esse tipo de unidade, que também é chamado de giardino ou garden, permite uma infinidade de usos.

Além de um espaço de lazer excelente para quem tem crianças, também é possível aproveitar a área como uma varanda, uma área de estar para receber convidados ou um jardim. Em alguns casos, é possível até utilizá-la para instalar uma churrasqueira ou uma piscina.

Trata-se, enfim, de uma área extra exclusiva dos apartamentos térreos. Especialmente nos prédios com apartamentos menores ou que não dispõem de infraestrutura de lazer, esse é um diferencial bastante importante.

O que é melhor: área privativa ou cobertura?

Embora tenham uma proposta semelhante, que é a de dispor de um espaço extra em comparação com os apartamentos padrão, a cobertura e a unidade térrea com área privativa têm diferenças consideráveis.

A cobertura ainda é a unidade mais valorizada dos edifícios. Diferenciais como a vista privilegiada, a privacidade e a planta diferenciada fazem da cobertura o espaço mais desejado por grande parte dos compradores.

No entanto, a área privativa é uma excelente alternativa para quem não dispõe de recursos para adquirir a cobertura (que pode ser até 40% mais cara que os apartamentos padrão), mas não abre mão de contar com um espaço diferenciado.

Embora tenham se valorizado bastante nos últimos anos, as unidades com área privativa ainda têm preços distantes do necessário para comprar uma cobertura. Esse é um dos principais motivos de sua popularização. Confira, no próximo tópico, alguns outros motivos para investir em um apartamento com área privativa.

Quais são os motivos para investir em área privativa?

1. Espaço exclusivo e diferenciado

Essa unidade garante um benefício exclusivo ao seu proprietário: a área privativa permite simular alguns benefícios de quem vive em uma casa mesmo morando em um apartamento.

O morador conta com um pátio ou jardim descoberto, o que garante melhor iluminação e ventilação aos ambientes, por exemplo. Respeitando as normas determinadas pelo condomínio, é possível utilizar essa área de diferentes formas.

Para quem tem filhos, por exemplo, o espaço extra é excelente. Também é possível aproveitá-lo para receber suas visitas de forma mais confortável. Para quem tem animais de estimação, esse também é um grande diferencial.

É possível contar com tudo isso sem perder as vantagens de morar em um edifício, como a infraestrutura e a segurança do condomínio, por exemplo, e sem demandar um grande investimento para adquirir uma cobertura.

2. Valorização do apartamento

Por muito tempo, os apartamentos do andar térreo foram considerados os mais desvalorizados dos condomínios, em comparação com os andares altos. Isso aconteceu por uma série de motivos, como o barulho da rua ou o medo de que a unidade sofresse mais com problemas como as infiltrações, por exemplo.

Esses temores não eram infundados. O incômodo com a proximidade da área externa do prédio pode ser um complicador. Especialmente em construções antigas, problemas estruturais podem atingir essas unidades.

Porém, atualmente a situação mudou de forma considerável. Os métodos construtivos mais modernos garantem a integridade dos apartamentos térreos, assim como os demais. As próprias plantas dos prédios agora “protegem” os imóveis do barulho da rua.

Assim, o apartamento térreo com área privativa inverteu a situação e hoje já é mais valorizado que os localizados nos demais andares — exceto a cobertura. Esse ganho pode chegar a 20% se comparado aos demais. O fato de que cada prédio conta com apenas uma ou duas unidades com o espaço reservado acentua essa valorização.

3. Fácil acesso

Esse tópico pode não parecer tão importante, mas é valorizado por muita gente, especialmente quando se faz a comparação com a cobertura. O acesso ao apartamento térreo é mais fácil do que nas demais unidades.

Primeiramente, porque ele dispensa o uso do elevador, que por vezes demora e até “congestiona” quando muitos vizinhos estão chegando ou saindo juntos. No caso dos prédios menores, onde não há o equipamento, essa vantagem é ainda mais evidente. Carregar as compras do supermercado até a cobertura, por exemplo, pode ser bem trabalhoso.

4. Versatilidade de usos

Respeitando algumas normas eventualmente estabelecidas pelo condomínio, é possível aproveitar a área privativa de diferentes formas, desde uma simples área de estar, até algo mais elaborado para receber visitas e realizar eventos como recepções, por exemplo.

O limite para a utilização do espaço dependerá da criatividade do projeto e, obviamente, do orçamento disponível. Confira algumas sugestões de como aproveitar a área privativa do seu apartamento:

Jardim

Para quem vive em um apartamento padrão, ter um jardim é um desejo praticamente irrealizável. Mas a área privativa das unidades do térreo é um espaço ideal para se cultivar um jardim. Além de ser um espaço charmoso e agradável, cuidar de plantas pode ser uma verdadeira terapia.

Playground particular

Para quem tem crianças em casa, o espaço privativo é uma garantia não apenas de distração, mas também de segurança. Trata-se de um espaço ao ar livre onde seus filhos poderão brincar sem que você se preocupe com os perigos da rua.

Churrasqueira e espaço gourmet

Um projeto mais elaborado para a sua área privativa pode prever um espaço para cozinhar ou assar o seu churrasco. Assim, seu apartamento ganha um excelente espaço para receber a família e os amigos. Mas, neste caso, fique atento às regras do condomínio para saber se o projeto é viável e não prejudica os vizinhos dos andares acima.

Piscina

Também é uma alternativa que pode valorizar bastante o seu imóvel, especialmente onde a área privativa é maior. Se não for o seu caso, você pode optar por um ofurô, criando um ambiente sofisticado e relaxante.

Esses são alguns motivos pelo qual existe a recomendação de se avaliar com atenção o investimento em um apartamento com área privativa. Além da excelente relação custo-benefício, pode ser uma excelente alternativa para quem busca morar em um imóvel com mais comodidade e versatilidade.

Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e ajudaremos você a identificar as melhores oportunidades para esse tipo de imóvel.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219