Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

13 de outubro de 2017

Aluguel de sala comercial: como escolher o melhor local?

Investir na estrutura e localização de uma empresa é um passo importante para quem deseja crescer no futuro e ganhar visibilidade. Exatamente por isso, o aluguel de sala comercial é um processo que exige uma pesquisa criteriosa e certeza ao fechar contrato, uma vez que os custos das novas instalações precisam ser compensados pelos resultados do seu trabalho.

Mas como iniciar a procura pelo local ideal? Confira as 7 dicas que separamos para ajudar na escolha de um espaço que seja adequado para o seu negócio e permita o desenvolvimento do seu empreendimento!

1. Comece pelas necessidades do seu negócio

Antes de começar a busca por uma sala comercial, é preciso que você tire um tempo para pensar nas necessidades do seu negócio atualmente e nos objetivos que deseja atingir no futuro. Ao alugar um espaço, você deve ter em mente que a sua empresa passará alguns anos nele e que ela pode se expandir ao longo desse prazo.

Portanto, para definir o tamanho perfeito para a sua futura sala, leve em consideração a sua equipe, os equipamentos e móveis, além das metas que interferem diretamente no crescimento físico do negócio. Com todos esses fatores estabelecidos previamente, a pesquisa pelo imóvel certo será mais direcionada e eficaz.

2. Planeje os custos para o aluguel de sala comercial

O planejamento financeiro é um passo essencial para saber quanto você pode investir no espaço que deseja alugar. A pesquisa deve conter apenas pontos comerciais que sejam compatíveis com o seu empreendimento e pode ser guiada por uma planilha organizada especialmente para esse orçamento.

Para ter certeza de que consegue arcar com o gasto, você precisa ter em mente que os custos também incluem os valores referentes às contas, taxas e impostos para manter a sala. Ao elaborar seu orçamento, lembre-se de incluir todos esses números, pois eles podem ser decisivos na hora de escolher um imóvel que caiba no seu bolso.

Verifique se há a necessidade de realizar alguma reforma no local que possa trazer benefícios e valorizar a sala. Dessa forma, você consegue promover melhorias no seu ambiente de trabalho e tem a oportunidade de negociar para que elas sejam abatidas no valor do aluguel.

3. Procure a localização ideal para o seu imóvel

Com os seus objetivos estabelecidos e o planejamento financeiro em mãos, é o momento de focar nas possibilidades de localização para o seu novo imóvel. Procure conhecer cada região em que encontrar boas opções, visitando os locais em horários diferentes e observando características como a movimentação ao longo do dia, a segurança do bairro e facilidade de acesso.

Clientes, funcionários e fornecedores precisam chegar até o seu estabelecimento, então certifique-se de que eles podem contar com vagas de estacionamento próximas, meios de transporte públicos e um local para carga e descarga de mercadorias. Lembre-se de que o bairro também precisa ser bem atendido por serviços essenciais para o desenvolvimento do seu trabalho, como água, luz, telefone e internet.

4. Conheça os benefícios de um edifício comercial

O aluguel de uma sala em um edifício comercial pode ser uma grande vantagem para quem busca por segurança, comodidade e praticidade. Esse tipo de empreendimento é planejado para oferecer uma estrutura com salas que variam de tamanho e podem se adequar às necessidades de cada tipo de empresa.

Alguns prédios promovem diferenciais capazes de proporcionar mais conforto para os clientes e funcionários. Dentre eles estão o mall, com um pequeno comércio que ocupa os primeiros andares do edifício, e o estacionamento próprio, que é um grande benefício em casos de bairros mais movimentados.

5. Pense no seu público-alvo

Encontrar a sala perfeita para o seu negócio também significa pensar no seu público-alvo e até que ponto a nova localização o favorece. Os seus clientes conseguirão chegar até você com facilidade? A mudança de local oferecerá benefícios para eles, como mais conforto e melhoria no atendimento? Reflita sobre cada um dos pontos que podem influenciar na relação com o público que você já possui e com o que deseja ter futuramente.

Além disso, estude o comportamento e a renda da população que vive na região para saber se ela encaixa no perfil dos seus clientes. Afinal, não adianta encontrar uma sala com a estrutura ideal e uma boa localização, se as pessoas que se interessam pelo seu produto ou serviço não estão por perto.

6. Pesquise a respeito do mercado local

Observar o comércio e as ofertas de serviço da região também é essencial para entender o comportamento dos consumidores, a concorrência e outros estabelecimentos que podem atrair o mesmo público-alvo, ajudando a complementar o seu negócio.

Caso você escolha um prédio que já possui uma estrutura de comércio nele, observe o que ele tem a oferecer e como você pode aproveitar parte daquele fluxo de pessoas para o seu negócio. Veja também se há pontos de serviços nas proximidades que possam aumentar a circulação na região, como bancos, hospitais e instituições de ensino.

7. Fique de olho na documentação e no contrato

Com a escolha do imóvel ideal, há uma série de cuidados que devem ser tomados em relação à documentação e o contrato. Primeiramente, verifique se todos os documentos estão em ordem, os impostos estão pagos e a sala está devidamente regularizada.

Antes de fechar contrato, certifique-se sobre a melhor duração de tempo de acordo com os seus objetivos e procure saber sobre a possibilidade de renovação, caso você decida continuar no mesmo local futuramente. Em caso de dúvidas, recorrer a um advogado e conversar com ele a respeito do contrato é a melhor opção para quem deseja um investimento seguro.

Com uma busca mais direcionada e as opções em mãos, é preciso avaliar cada ponto positivo e negativo dos locais que são mais interessantes para o seu empreendimento. O aluguel de sala comercial exige que a pesquisa seja feita sem pressa e que as possibilidades sejam avaliadas de forma racional, colocando a relação custo x benefício como prioridade na hora de fechar negócio.

Gostou das dicas e conhece alguém que também possa se interessar? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude os seus contatos a escolherem o melhor local para o desenvolvimento de seus negócios!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219