Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

22 de fevereiro de 2018

Conheça os 7 melhores bairros de Cuiabá para se morar

Escolher uma região para morar com a família não é tarefa fácil, principalmente quando a pesquisa envolve uma cidade grande. Por isso, os bairros de Cuiabá, em Mato Grosso, não fogem à regra.

Uma boa busca deve ser baseada em diversos fatores, mas é fundamental atentar para aqueles que têm influência direta na qualidade de vida dos habitantes. Quer saber quais são eles? Descubra agora neste post e confira os 7 melhores bairros para se viver na capital!

Bairros de Cuiabá: como avaliar a opção ideal?

Avaliar diferentes bairros é importante para qualquer pessoa interessada na compra de imóvel, seja ele destinado para moradia ou tratado como forma de investimento. Apesar disso, é grande o número de pessoas que escolhem a região com base na opinião de terceiros e sem fazer uma análise mais profunda das opções.

Para não seguir esse mesmo caminho, pense que um bairro para moradia pode ser uma decisão para a vida toda. Logo, é fundamental refletir sobre o assunto com a família e considerar cada fator antes de fechar qualquer negócio. Veja abaixo o que você não pode esquecer durante a avaliação:

Localização

Para definir se o bairro selecionado está em um ponto estratégico, considere as distâncias que serão percorridas entre ele e os locais essenciais na rotina da família. Isso inclui o ambiente de trabalho do casal, a escola das crianças e outros espaços importantes. O futuro endereço deve ser relativamente próximo dos locais levantados para que ninguém perca o dia executando longos e demorados trajetos.

Segurança

Pesquise o histórico do bairro na internet e, se possível, converse com moradores locais. Isso vai dar uma maior noção do nível de segurança disponível no local. Além das informações coletadas, é interessante visitar a região para observar alguns detalhes, como:

  • presença de iluminação no passeio e nas vias públicas;
  • presença de sinalização (placas, faixas, semáforo);
  • proximidade com postos de policiamento;
  • visibilidade (vizinhos conseguem vigiar uns aos outros).

Perfil do bairro

Defina o perfil do bairro desejado para filtrar as opções entre regiões mais tranquilas ou movimentadas. O movimento, nesse caso, não se trata de segurança, mas sim do fluxo de atividades realizadas no local e seus ruídos.

Um bairro predominantemente comercial, por exemplo, tem a vantagem de oferecer maior variedade de estabelecimentos e, em contrapartida, gera um maior fluxo de pessoas e veículos diariamente. Já um bairro com perfil residencial tende a ser mais tranquilo e silencioso, o que é atrativo para quem valoriza sossego.

Proximidade com serviços

Verifique se o bairro tem acesso fácil a diferentes tipos de comércios e serviços. Quanto maior a variedade de opções, melhor para toda a família. A preferência por determinado estabelecimento varia de uma pessoa para outra, portanto, considere a proximidade com o que é mais básico, como hospitais, creches, supermercados, padarias e farmácias.

Garantir tudo isso trará conforto e praticidade no momento de adquirir produtos ou contratar profissionais para diferentes trabalhos.

Variedade de lazer

Todo mundo pratica algum tipo de lazer, seja ele ao ar livre ou dentro de um estabelecimento específico. Para as crianças, o que vale é poder ter contato com áreas verdes e locais abertos para brincar à vontade.

Por esses motivos, é interessante considerar a distância entre o bairro e as áreas de lazer para diferentes públicos. Para não restarem dúvidas, faça um passeio por toda a região e verifique se ela conta com estrutura adequada para a diversão da família. Praças, playgrounds, parques públicos e academias são ótimas alternativas para variar as atividades.

Infraestrutura

As instalações e a infraestrutura são aspectos, muitas vezes, esquecidos na avaliação de um bairro. Isso não pode acontecer, afinal, são recursos cruciais para o funcionamento de qualquer região urbana.

Tome cuidado para não focar somente na aparência geral do bairro. Áreas recém-projetadas, por exemplo, podem não contar com a infraestrutura adequada. Ao mesmo tempo, regiões mais tradicionais podem apresentar problemas com instalações antigas.

Para não correr o risco de fazer uma má escolha, fique de olho nas seguintes características:

  • ruas: o bairro deve ter ruas asfaltadas para garantir um acesso tranquilo. Por isso, prefira regiões com vias de qualidade e que tenham passeio padronizado em todo o trajeto;
  • energia, água e esgoto: confira se as redes de abastecimento desses recursos estão em perfeitas condições;
  • rede de telefone e internet: itens essenciais no dia a dia de qualquer pessoa não podem faltar. Portanto, confira se o bairro é atendido por, pelo menos, uma operadora de telefone e internet.

Os 7 melhores bairros para se morar em Cuiabá!

Como qualquer capital, Cuiabá tem inúmeras opções de bairros disponíveis para quem quer comprar um imóvel. Cabe destacar que os empreendimentos mais valorizados da cidade mato-grossense costumam se instalar próximos aos principais shoppings.

Além disso, as áreas Leste e Oeste são as que apresentam os melhores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todas as regiões. Isso faz com que os conglomerados urbanos mais valorizados se concentrem nessas localidades, especialmente os empreendimentos verticais.

Para filtrar melhor as opções, fizemos uma lista com os principais destaques e citamos a população total de cada bairro, de acordo com o Censo 2010. Confira:

  1. Bosque da Saúde: população 4.433 habitantes;
  2. Jardim das Américas: população 3.851 habitantes;
  3. Goiabeiras: população 5.997 habitantes;
  4. Santa Rosa: população 1.916 habitantes;
  5. Jardim Aclimação: população 2.169 habitantes;
  6. Duque de Caxias: população 5.261 habitantes;
  7. Araés: população 5.556 habitantes.

Essa lista inclui regiões equipadas com completa infraestrutura, sistema financeiro, variedade de áreas de lazer, restaurantes, centros comerciais e mobilidade urbana. E, ainda que cada opção apresente características e vantagens específicas, todas representam o conjunto de melhores bairros da capital.

Agora que você conhece os principais destaques entre os bairros de Cuiabá, aproveite para definir os detalhes que farão a diferença na sua escolha final. Nesse processo, considere as necessidades e desejos do grupo familiar para se certificar de que a decisão trará mais qualidade de vida a todos.

Quer mais conteúdos relacionados a imóveis e mercado imobiliário? Então, siga a página da Construtora São Benedito no Facebook e no Instagram! Assim, você acompanha o nosso trabalho de perto e fica por dentro dos principais assuntos!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219