Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Blog

8 de agosto de 2018

Manual para escolher o imóvel ideal para família

Localização, infraestrutura, investimento, histórico da construtora, segurança, entre outros aspectos. Como você pode imaginar, não são poucos os pontos que devem ser considerados no momento de escolher o imóvel ideal para família. Não por acaso, trata-se de uma aquisição que exige muita pesquisa e planejamento.

Para se ter sucesso nesse negócio, é preciso investigar com muito cuidado qual é o empreendimento que atende melhor às necessidades da família, não apenas no presente, mas também no futuro. Assim, você só deve bater o martelo depois de avaliar criteriosamente uma série de elementos.

Para auxiliar nessa tarefa trabalhosa, mas tão importante, preparamos este guia com tudo que deve ser avaliado ao se procurar o imóvel ideal para família. Confira nossas orientações e veja como fazer o melhor negócio na aquisição de sua nova casa ou apartamento!

O espaço do imóvel ideal para família

A área privativa já foi considerada a principal característica a se avaliar no momento de escolher um imóvel. Atualmente, itens como localização e segurança pesam mais nessa decisão para a maioria das pessoas. Porém, ninguém gosta de abrir mão do conforto e da comodidade de um apartamento com cômodos amplos e bem planejados.

A avaliação do tamanho ideal do seu imóvel depende de algumas variáveis como o número de pessoas que vão morar no imóvel e também a rotina da família. Nem sempre uma casa ou apartamento com dimensões menos generosas compromete o conforto dos moradores, desde que o projeto arquitetônico seja bem elaborado.

Por outro lado, uma boa distribuição dos cômodos e mais espaço privativo são características sempre valorizadas por quem busca o imóvel ideal para família. Sacadas ou varandas, por exemplo, são espaços bastante cobiçados. Além de valorizarem o apartamento, eles se constituem em ambientes aprazíveis para a convivência familiar.

O tamanho da família

O ponto de partida para essa decisão deve ser o número de integrantes da família. Assim, você avalia o número de quartos que a sua casa ou apartamento precisa ter. Quando há mais de uma criança, elas podem compartilhar o mesmo cômodo, mas lembre-se de pensar no futuro. Elas crescerão e, provavelmente, desejarão ter um espaço só para elas.

Analisar a rotina da casa também é interessante no momento de se decidir sobre o tamanho do imóvel. Famílias com um dia a dia mais agitado, que passam a maior parte do tempo fora, podem se adaptar melhor a imóveis com dimensões menores. Já aquelas que desfrutam da casa rotineiramente podem demandar uma estrutura maior. Analise também se a família gosta de receber amigos e parentes, ou prefere programas fora de casa.

Lembre-se de que uma casa ou apartamento bastante espaçoso é uma garantia de mais conforto e comodidade. Por outro lado, não esqueça que um imóvel compacto demanda menos trabalho e investimento com manutenção e limpeza.

Para receber a visita dos amigos, por exemplo, você pode optar pela estrutura oferecida atualmente nos condomínios, que, além do salão de festas, oferecem outras áreas, como espaço gourmet, churrasqueiras e até choperia, todos com estrutura completa para atender seus convidados.

A melhor localização

De acordo com um levantamento realizado pela Revista ZAP Imóveis, a localização é o item de maior influência na formação do preço de um imóvel. Ou seja, esse é o aspecto mais valorizado pelo mercado atualmente.

Quando se avalia uma casa ou apartamento para a família sob o viés de sua localização, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração. A residência pode ser bem localizada por estar próxima do trabalho ou da escola dos filhos, por exemplo, ou, então, por se tratar de uma região central da cidade. Tudo depende de suas prioridades.

Mesmo que o conceito de melhor localização possa mudar um pouco de família para família, há alguns aspectos que se deve ter em mente ao fazer essa avaliação:

Tranquilidade

Um ponto fundamental para avaliar a região onde o empreendimento está situado é a segurança. A tranquilidade para chegar e sair de casa é fundamental. Logo, é importante pesquisar sobre o histórico do bairro, saber se há policiamento e se a iluminação pública é adequada, por exemplo.

Acessibilidade

Uma boa localização de um imóvel pressupõe a facilidade de se chegar e sair dele, especialmente, nos horários de pico. Não há grande cidade no país em que os moradores não sofram com o trânsito, mas perder horas em engarrafamentos para chegar em casa todos os dias é realmente estressante.

Por vezes, um bairro um pouco mais distante pode ser mais acessível do que outro situado em uma região central. De qualquer forma, isso vai depender da cidade e do entorno do empreendimento. O ideal é visitar o bairro em horários diferentes para verificar in loco como é o trânsito para não ter surpresas depois.

Se nem todos da família dispõem de carro para as tarefas do dia a dia, é preciso considerar também a oferta de transporte nas proximidades, como ônibus, metrô, táxi e os aplicativos de transporte.

Serviços

Que tipo de comodidades você deseja desfrutar em seu bairro. Além dos serviços básicos, como supermercado e farmácia, verifique o que é indispensável para a sua família. Se vocês costumam jantar fora com frequência, não seria agradável morar em uma região com boa oferta de restaurantes?

De acordo com as demandas e preferências da sua família, é possível traçar um mapa com seus bairros preferidos pela oferta de comércio e serviços. Lojas, shopping centers, parques, escolas, enfim, verifique o que é mais importante para vocês e veja o que há disponível nas redondezas ao visitar cada empreendimento.

Valorização

Mesmo que a compra do imóvel seja para a família morar, esse é um grande investimento que você está realizando. Logo, é preciso ter visão de longo prazo e considerar as perspectivas de valorização da região. Tendo isso em vista, verifique se há outros empreendimentos imobiliários no bairro, o que mostra que o mercado aposta no crescimento da região.

Imóvel na planta ou pronto

Esta talvez seja uma as primeiras decisões que você vai tomar. Entre adquirir um imóvel novo ou um pronto, qual a melhor opção para atender às demandas de sua família? Confira a seguir algumas vantagens e desvantagens de cada opção:

Imóvel pronto

Em uma primeira avaliação, pode-se pensar que sempre é melhor comprar imóvel na planta, já que você vai receber ainda novinho, e sem nunca ter sido habitado. No entanto, há alguns fatores que podem fazer você mudar de opinião.

Um deles é o fato de que, escolhendo um imóvel já pronto, você pode verificar in loco exatamente o que está adquirindo, o que é bem diferente do que avaliar uma casa ou apartamento por meio de sua planta.

Ao visitar o próprio imóvel, você consegue ter a exata noção de suas dimensões, algo nem sempre simples quando se verificam apenas folders e materiais de divulgação. Assim, também é possível conhecer as áreas comuns do empreendimento e seus espaços de lazer.

É claro que o fato de não ser novo pode ensejar que se façam alguns ajustes ou reformas, mas caberá à sua avaliação verificar se vale a pena ou não o investimento para deixá-lo do jeito que deseja.

Caso você tenha a urgência em se mudar o quanto antes, comprar um apartamento pronto para morar pode ser o mais indicado. Se não houver nenhum impedimento ou embaraço para a transferência da propriedade, logo após fechar o negócio, já será possível receber as chaves e providenciar a mudança.

No caso das unidades ainda em construção, além de aguardar pelo fim da obra, você terá que conviver com o risco de atrasos, sempre presente no setor.

Imóvel novo

Por outro lado, os imóveis novos também garantem uma série de benefícios. Quando adquiridos ainda na planta e negociados diretamente com a construtora, as condições de pagamento são bastante flexíveis.

Além de o valor ser mais baixo do que o do imóvel já pronto, é possível obter condições especiais de financiamento, com entrada reduzida e prestações iniciais mais baixas. Após a entrega das chaves, o saldo devedor pode ser financiado no sistema bancário em condições mais vantajosas. Assim, você não compromete suas reservas antes de tomar posse do imóvel ideal para família.

Além disso, no imóvel novo, o risco de problemas de estrutura é muito baixo e, caso ocorra algum problema, a maioria das construtoras garante a total e imediata reparação. Geralmente, quando você recebe as chaves, pode ter a tranquilidade de que não terá surpresas desagradáveis.

Outra vantagem de comprar um apartamento ou casa novos é a possibilidade de, ainda durante a obra, definir alguns detalhes como os acabamentos. Dependendo do empreendimento, até a planta pode ser ajustada aos desejos do futuro morador.

Com isso, você tem a certeza de que recebe um imóvel adequado às necessidades da sua família, como a facilidade de instalação de serviços de internet e TV a cabo, um item deficiente em imóveis seminovos.

Histórico da construtora

Se optar por adquirir um imóvel ainda na planta, não se esqueça de pesquisar sobre a construtora, para não ter surpresas. Uma simples investigação na internet já é suficiente para identificar problemas e reclamações de outros clientes junto ao Procon ou mesmo em outros sites de proteção dos direitos do consumidor, como o Reclame Aqui.

Se possível, visite outros canteiros de obras da empresa e verifique o andamento do trabalho e o cumprimento do cronograma de obras. Conversar com outros clientes também é uma medida que permite verificar se há algum histórico de atrasos ou problemas após a entrega dos imóveis.

Arquitetura diferenciada

Especificamente no que se refere aos imóveis de alto padrão, um dos grandes diferenciais é o requinte e a sofisticação dos seus projetos arquitetônicos. A assinatura dos grandes profissionais da área garante, além de um diferencial de qualidade, o reconhecimento e a valorização do mercado imobiliário.

O melhor aproveitamento dos espaços, as soluções que fogem ao comum e o caráter de exclusividade que agregam ao imóvel são alguns elementos que atendem aos desejos de um público seleto, que valoriza esses atributos.

Porém, mesmo nos empreendimentos menos sofisticados, alguns itens podem ser observados no que se refere ao projeto de arquitetura. Confira:

Sol na medida certa

A posição solar é um elemento importante de se avaliar ao analisar o projeto arquitetônico de um empreendimento. Um imóvel com boa orientação solar é mais aconchegante e pode influenciar a qualidade de vida da família.

Em geral, os apartamentos voltados para o norte recebem uma maior quantidade de sol, especialmente, nos meses de inverno. Embora essa seja considerada pela maioria como a melhor orientação, não se pode dizer que se trata de uma unanimidade.

Nas cidades mais quentes, por exemplo, onde os termômetros dificilmente marcam temperaturas mais baixas, mesmo nos meses de inverno, a posição norte pode resultar em apartamentos constantemente quentes.

É preciso considerar também que a necessidade de iluminação natural pode variar de cômodo para cômodo. Na cozinha, a presença do sol é importante para controlar a umidade, mas o seu excesso pode danificar eletrodomésticos e alimentos.

Já nos ambientes de permanência da casa, como a sala de estar, exigem maior comodidade. Por isso, no momento de escolher o imóvel ideal para família, é necessário questionar o construtor sobre a exata posição solar, para não ter surpresas posteriormente.

Acabamentos

Outro ponto muito importante de se analisar em um imóvel que se deseja comprar é a qualidade dos seus acabamentos. Pinturas, forros, esquadrias e metais são alguns dos itens que precisam ser avaliados com critério para certificar-se da qualidade do imóvel.

Na etapa final da obra, não é raro que os acabamentos sejam relegados a um segundo plano entre as prioridades de alguns construtores. Assim, o nível de qualidade dos materiais mostra-se abaixo da expectativa justamente em itens de grande visibilidade e funcionalidade no imóvel.

O desleixo com o acabamento de uma casa ou apartamento vai ficando claro com o passar do tempo, quando surgem vazamentos, falhas na rede elétrica ou desgaste precoce da pintura, entre outros problemas.

Mesmo em imóveis novos, uma vistoria cuidadosa pode revelar futuros problemas ligados ao acabamento de menor qualidade. É recomendável, por exemplo, testar todas as entradas de energia e desconfiar de tomadas mal encaixadas. Também teste os pontos de água e verifique sinais de vazamentos como paredes úmidas ou rachadas.

Acessibilidade

Outro item do acabamento indispensável, especialmente nos imóveis novos, é a disponibilidade de pontos de energia, acesso à internet e TV a cabo. Atualmente, o cabeamento adequado para o uso desses sistemas é um item básico de qualquer imóvel novo.

Hoje, é comum que toda a familiar utilize diversos equipamentos eletrônicos de forma simultânea, o que demanda tanto energia elétrica quanto sinal de internet por meio de redes Wi-Fi. Logo, o imóvel ideal para família é aquele que está pronto para dar conta dessa demanda.

Área de lazer

Uma característica do mercado imobiliário que conquistou definitivamente o público brasileiro é a ampla oferta de equipamentos de lazer e de serviços instalados nos condomínios. Inclusive, a cada dia, surgem novas opções e inovações para ampliar a comodidade e a qualidade de vida dos moradores.

Independentemente do tipo de estrutura e de atividade que atenda às demandas de sua família, é preciso avaliar esse conceito a partir dos benefícios que eles oferecem. Provavelmente, o de maior apelo seja o da segurança.

A intranquilidade que domina as grandes cidades, aliada ao descontrole do trânsito, força a que se reduza ao máximo as saídas e deslocamentos. Assim, os condomínios passaram a prover serviços como academia, quadras de esportes, piscinas etc.

Para quem não costuma realizar atividades físicas por falta de tempo ou oportunidade, dispor de uma academia no condomínio é um convite ao abandono do sedentarismo. Mas não é só isso que torna esses espaços tão valorizados.

As áreas de lazer dos condomínios terminam por estimular a convivência familiar, permitindo a realização de pequenos programas, como um churrasco no quiosque ou uma hora de malhação em família na academia. Permite ainda uma maior socialização com os vizinhos, gerando novas amizades.

Famílias com crianças têm especial interesse nessa infraestrutura. Os empreendimentos apostam no entretenimento do público infantil por meio da oferta de playgrounds, brinquedoteca, salas de jogos, lan house, bicicletário e outras tantas atrações para os pequenos.

Além de todo o ganho em qualidade de vida e tranquilidade, usufruir da estrutura de lazer do condomínio tem uma vantagem adicional: provavelmente, você fará uma boa economia com a mensalidade do clube e da academia. Mesmo que ocorram despesas mais elevadas com a manutenção de todos os espaços disponíveis, esse custo é diluído entre todos os moradores, pesando pouco no seu orçamento.

Cabe apenas o cuidado de identificar um condomínio cujos equipamentos sejam condizentes com o perfil da família.

Segurança

Um item indispensável na avaliação de um imóvel antes da compra é a segurança. Para muitos, trata-se do mais importante fator de decisão. Trata-se de uma posição compreensível, tendo em vista a violência desenfreada, principalmente, nas grandes cidades do país. Mas, afinal, como certificar-se de que um imóvel é realmente seguro?

Se não é possível garantir proteção absoluta, pelo menos, é importante cercar-se do máximo de cuidados para preservar a tranquilidade de sua família. Assim como a segurança do próprio imóvel ou condomínio, é importante verificar a situação do bairro onde se deseja viver.

Uma primeira medida que se pode tomar é visitar o imóvel em diferentes dias e horários. Uma mesma região pode oferecer situações de segurança opostas em momentos distintos. Ruas movimentadas e policiadas durante o dia podem se transformar em vias desertas e inseguras à noite.

Aproveite a visita para verificar se há iluminação pública eficiente na rua e se o comércio mantém suas portas abertas em um horário mais avançado, o que pode indicar um risco menor. Se possível, converse com os moradores para saber do histórico de ocorrências do bairro.

Segurança do condomínio

Também é importante avaliar detidamente os recursos e procedimentos de segurança utilizados no condomínio onde você pretende morar. Um teste básico, mas que pode ser bastante revelador é tentar ingressar no prédio sem convite ou autorização dos moradores.

Aborde a portaria e vigilância do prédio e diga que gostaria de conhecer o condomínio. Se sua entrada for permitida com facilidade, não é um bom sinal. Denota o despreparo e a falta de um padrão de procedimento de segurança.

Também avalie os equipamentos utilizados para proteger o condomínio. Verifique a presença de câmeras de monitoramento, o cercamento do prédio e o controle dos visitantes. O acesso à garagem pode ser um ponto crítico caso não tenha uma boa visualização por parte dos profissionais da segurança ou se os portões funcionarem de forma excessivamente lenta.

Apartamentos seguros

Além do acesso ao condomínio, a segurança dos apartamentos também deve ser avaliada. O uso de dispositivos eletrônicos que garantam melhor controle de acesso às unidades sempre é bem-vindo. O uso de fechaduras biométricas, por exemplo, garante o controle total de acesso aos apartamentos, garantindo mais tranquilidade aos seus moradores.

Espaço para seu animal de estimação

Sim, ele também faz parte da família e precisa ser considerado no momento de se escolher o novo imóvel. Essa preocupação pode parecer um tanto prosaica, mas convém tomar alguns cuidados. Mesmo que a proibição seja um tema polêmico, muitos condomínios impõem restrições à circulação de animais.

Em outros, porém, eles são bem-vindos. Alguns dispõem, inclusive, de espaços especiais para eles, como um “pet care”, e, que é possível cuidar da higiene dos animais e os “dog agility”, onde as mascotes podem se exercitar e gastar um pouco de energia. Se a sua família conta um integrante pet, não deixe de considerá-lo ao planejar a compra da nova casa.

Como você pode ver ao longo deste post, a aquisição de uma casa ou de um apartamento requer uma boa dose de pesquisa e planejamento para garantir toda a comodidade, segurança e qualidade de vida para seus familiares.

Além disso, escolher o imóvel ideal para família morar é um compromisso que impactará suas finanças por um longo tempo, como no caso de alguns tipos de financiamento. É importante considerá-lo como um investimento no qual você depositará um importante capital.

E claro, nessa empreitada, é essencial conhecer ao máximo o mercado imobiliário. Para isso, assine a nossa newsletter e receba sempre novidades sobre nossos empreendimentos e dicas de decoração e lazer em Cuiabá, entre outros conteúdos!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Ligamos
para você
Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219