Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

22 de maio de 2019

O guia completo sobre morar em condomínios de luxo ou alto padrão

Se você busca entender como é morar em condomínio com imóveis de alto padrão, veio ao lugar certo para buscar as informações que precisa. Afinal, além de trazerem extremo conforto e bem-estar ao proprietário, funcionam muito bem como forma de investimento.

Como existem diferentes padrões de imóveis disponíveis no mercado brasileiro, e os de luxo foram um dos únicos a se sobressaírem diante da recente crise econômica, é essencial que você se aprofunde nesse modelo de propriedade a fim de entender de uma vez por todas a importância dessas residências no mercado.

Se ficou curioso e não quer perder a oportunidade de morar e investir muitíssimo bem, continue lendo para aprender com as informações a seguir.

O que são imóveis de luxo/alto padrão?

Bom, vamos ao que interessa: é hora de você conhecer alguns parâmetros básicos que determinam se um imóvel é de luxo/alto padrão ou não. Afinal, existem propriedades que se aproximam desse nível de primazia mas que não necessariamente se encaixam nesse perfil. Por isso, descubra quais são as características que determinam esse tipo de imóvel e quais suas vantagens.

Características

Existem alguns pontos bem proeminentes que deixam claro se a propriedade que você vai morar ou investir é de luxo ou não.

O primeiro quesito tem a ver com sua localização, pois mesmo se estiver em um ponto mais afastado da cidade, como acontece com muitos condomínios ao redor do Brasil, deverá contar com ampla infraestrutura comercial e de serviços a fim de facilitar a vida do morador. Sem isso, não faz sentido falarmos em luxo se o habitante precisa deslocar-se quilômetros para resolver questões básicas de sua vida.

O segundo ponto tem a ver com a própria estrutura do imóvel, ou seja, o refinamento do acabamento e a beleza e funcionalidade da arquitetura. Pense bem: como um imóvel poderia ser de alto padrão sem uma forma atrativa e agradável aos moradores? Nessa questão, alguns quesitos que se destacam são:

  • uso de mármores importados no acabamento;
  • madeiras de qualidade superior;
  • utilização de pedras naturais no jardim, decoração e projeto arquitetônico em geral;
  • metais de prata;
  • portas e paredes translúcidas, muitas vezes com o benefício de isolar acusticamente a casa ou cômodo nos quais esses materiais foram usados.

A terceira característica que determina se um imóvel de luxo/alto padrão ou não é a oferta de lazer tanto dentro da própria residência quanto no seu entorno, como acontece nos melhores condomínios no país. Algumas das facilidades que uma propriedade de luxo pode ter internamente são:

  • academia;
  • home theater;
  • locais para prática de yoga e pilates;
  • piscinas aquecidas mas com um projeto diferenciado que remeta a uma jacuzzi, por exemplo, na qual é possível tomar drinks e socializar;
  • quadra de tênis, squash e outros esportes que vão além do popular futebol.

Esses são apenas alguns exemplos e que vão depender dos interesses do morador na escolha de um imóvel ideal para a família. Bom, vamos considerar também o que o condomínio pode oferecer a quem mora em um imóvel de alto padrão, veja:

  • alta segurança, não só em equipamentos distribuídos pelo local, mas também profissionais treinados para isso;
  • presença de escolas, shopping centers e centros médicos dentro do próprio condomínio, facilitando a vida dos habitantes;
  • espaços dedicados à saúde e à estética como o spa;
  • a presença de cinema também é outra possibilidade;
  • outros diferenciais como heliporto, supermercado e bistrô também já existem em alguns condomínios.

O quarto ponto que merece ser destacado é a utilização da tecnologia em domicílio, conhecido por alguns como casas inteligentes (smart houses).

Apostar na automação de diversos recursos no imóvel tem sido uma solução extremamente proveitosa que vários condomínios e proprietários têm feito para deixar suas propriedades ainda mais diferenciadas. Veja alguns exemplos:

  • banheiras que se enchem sozinhas e atingem a temperatura ideal por conta própria;
  • persianas que se abrem automaticamente;
  • luzes que se ambientam sozinhas como no caso de garagens que se iluminam em um determinado horário no qual o proprietário está chegando em casa e quer ter segurança ao estacionar seu carro;
  • existem até mesmo fornos e aparelhos domésticos que podem ser comandados remotamente e pré-aquecer uma comida, por exemplo, enquanto o morador chega do trabalho.

Bom, como pode ver, não são poucos e nem tão simples os diferenciais que determinam se um imóvel é de luxo ou não.

Os condomínios intitulados de alto padrão também devem estar alinhados com todos os aspectos explicados neste tópico se quiserem fazer jus ao nome. Prossiga com a leitura para descobrir mais sobre o assunto.

Vantagens

Imagine contar com um imóvel que tenha todas essas excelentes características… isso seria mais que uma moradia, mas uma experiência a ser vivida e aproveitada, não é mesmo?

Por isso, não há como subestimar os benefícios que morar um local de alto padrão oferece ao habitante. As principais vantagens que podem ser destacadas são:

  • valorização do imóvel, já que mesmo em momentos de crise quem pode adquirir esse tipo de moradia jamais abrirá mão de morar bem e de forma diferenciada;
  • cuidado especial com os detalhes, já que desde a decoração até o projeto arquitetônico tudo é feito visitando o mais alto grau de bem-estar dos moradores;
  • segurança real dentro de casa e do condomínio, já que o investimento nesse quesito é crucial para que quem vive em um lugar tão especial possa ter a tranquilidade de desfrutar de tudo isso;
  • sem preocupações com reformas e ajustes que são comuns em imóveis não tão conceituados.

Levando em conta essas razões, fica claro que é muito melhor investir em um imóvel de alto padrão do que se render a algo mais simples mas que nem de perto oferece toda a essa experiência de conforto e bem-estar que só uma residência desse tipo pode ofertar. Leve isso em consideração no momento de escolher qual propriedade adquirir.

Por que morar em condomínio de alto padrão?

Agora que você já sabe como é um imóvel de luxo, é hora de entender por que morar em um condomínio de alto padrão.

Lembra quando destacamos no início desse post que um condomínio de nível realmente elevado precisa estar alinhado com os imóveis existentes ali? Pois então, compreenda agora mesmo do que estamos falando por meio das informações abaixo.

Conforto e comodidade

Contar com tantas facilidades como as citadas no tópico anterior só facilita o acesso ao conforto e comodidade que os proprietários mais seletos priorizam na hora de comprar um imóvel.

Conforme destacamos na introdução, mesmo que o condomínio se encontre em uma área mais afastada da cidade, ele deverá oferecer em contrapartida todas as vantagens que um centro urbano traria ao habitante.

Isso faz com que, para além da segurança e privacidade que só quem mora em um local como esse pode desfrutar — lembre-se, tudo passa pelo porteiro e pela segurança antes de chegar até a sua casa, portanto, ninguém importunará você — entra aí ainda as diversas facilidades como a presença de escolas, supermercados, shopping centers dentro do próprio condomínio. Não será esforço extra nenhum para acessar esses serviços.

Considere ainda que existem excelentes condomínios de prédio e que oferecem bastante conforto e comodidade aos seus moradores. Nessas horas, não é muito difícil entender por que morar em um apartamento.

Segurança

Não só a disposição de câmeras em diferentes pontos do condomínio fazem com que ele seja seguro mas o treinamento adequado dos profissionais que trabalham ali e o sigilo total quanto à vida particular de cada morador. Sem isso, de pouco adianta prometer segurança se esse quesito não for atendido de forma completa.

Os melhores condomínios oferecem tudo isso da forma correta e possibilita também que as áreas em comum, como playgrounds, parques e outras facilidades, estejam sobre o olhar atento dos pais e profissionais encarregados da segurança dos habitantes.

Em um bairro de um grande centro urbano, sabemos que isso é praticamente impossível e os riscos são bem maiores para todos.

Lazer

Quem não tem acesso a um condomínio de luxo, precisa contar com clubes particulares, viagens e demais esforços e gastos para conseguir ter algum lazer. Quem investe em um imóvel em um local como esse tem todo o tipo de divertimento de forma descomplicada.

Isso vai desde a presença dos centros comerciais dispostos dentro da área do condomínio até as quadras esportivas, parques, playgrounds, área verde para trilha ou simples momento de relaxamento além de vista privilegiada e atividades que podem ser promovidas ali como pilates, yoga, meditação, academia etc.

Infraestrutura e serviços

Geralmente, os melhores condomínios encontram-se próximos às áreas nobres das cidades, então, além de já oferecem tudo de bom e do melhor internamente, ainda estão a uma curta distância de outras boas opções nas metrópoles.

Tudo isso faz com que a questão da infraestrutura e acesso a serviços diversos seja bastante facilitada, fazendo com que a vida dos moradores seja mais leve e fácil.

Potencial de valorização

Como agora você já sabe, mesmo diante dos momentos de crise o mercado de imóveis de luxo não cede tão facilmente às dificuldades. A razão disso se dá tanto pelo poder aquisitivo dos proprietários quanto pelo próprio desejo de estarem sempre ligados ao que é bom, confortável e extremamente satisfatório.

Nesse contexto, o potencial de valorização de uma propriedade como essa é certamente bastante alto e você pode aproveitar disso no momento de vender esse imóvel.

Convivência

Não se engane pensando que morar em um condomínio é sobre se isolar e viver em bolhas. O bom convívio social faz parte de nossa saúde mental e física, já que passa por questões diversas que vão desde a troca de ideias até a prática coletiva de esportes.

A grande vantagem de um condomínio nesse sentido é justamente oferecer ao morador a possibilidade de conviver com um grupo mais seleto de pessoas, diferentemente de um bairro comum no qual você é praticamente obrigado a ter relações com todo tipo de indivíduo e que nem sempre é uma experiência harmoniosa.

A presença dos espaços comuns em um condomínio de alto padrão permite que se tenha o equilíbrio correto entre privacidade e convivência, já que a distância entre as habitações e terrenos é grande o suficiente para não haver discordâncias entre vizinhos, ao mesmo tempo em que podem ter momentos de convivência nas áreas coletivas. Esse é um benefício e tanto que dificilmente será encontrado em outro local.  

Contato com a natureza e diminuição do estresse

Outro ponto que merece ser destacado e que é um grande diferencial de se morar em um condomínio é o contato com a natureza e a diminuição do estresse. Afinal, é comum a presença de uma extensa área verde com a disposição de trilhas para caminhada, bicicleta e até mesmo motocicletas.

Novamente, morando em um bairro dentro de um grande centro urbano é praticamente impossível estar tão próximo da natureza e usufruir dela de forma prática e constante.

Os melhores condomínios oferecem isso aos seus moradores e por mais esse motivo, saem na frente das demais opções de moradia disponíveis no mercado.

O que considerar ao escolher um condomínio ideal?

Existem alguns quesitos importantes na hora de considerar o que levar em conta em um condomínio ideal. A essa altura da leitura, você já deve estar bastante curioso sobre como avaliar os imóveis, não é mesmo?

Com as dicas a seguir, ficará mais fácil você atingir esse objetivo. Veja!

Vias de acesso ao condomínio

Falamos rapidamente sobre essa questão por diversas vezes em nosso post mas agora é hora de irmos um pouco mais a fundo nisso. Veja com bastante cautela quais são as vias de acesso ao condomínio e inclua também a possibilidade do transporte público como ônibus e metrô.

Verifique como são essas vias de acesso em horário de pico e também de que forma elas contribuem ou não para a chegada ao local de trabalho e retorno para casa. Todos esses detalhes farão a diferença caso você realmente adquira um imóvel no local.

Valor do IPTU e demais taxas

É importante entender os custos envolvidos na aquisição de um imóvel de alto padrão. Se você subestimar esse ponto, pode acumular dívidas desnecessárias e ter complicações que poderiam ser evitadas por uma melhor organização e discernimento sobre a vida financeira.

Assim sendo, verifique o valor do IPTU do imóvel a ser adquirido e também outras taxas que fazem parte do funcionamento de qualquer condomínio, sobretudo os que são de luxo. Assim, você evita surpresas e consegue adequar no seu orçamento tudo o que será necessário para morar ali e desfrutar de todas as vantagens que o local oferece.

Documentos e contrato para aquisição do imóvel

Em um investimento de alto custo como a compra de um imóvel de padrão elevado, é necessário ter atenção redobrada com os documentos da propriedade e o contrato relativo à sua aquisição. Afinal, um erro nisso poderia significar o desperdício de uma grande quantia de dinheiro ou mesmo ter a dor de cabeça de ter que entrar em questões legais para resolver quaisquer pontos obscuros no acordo.

Por razões como essa, procure negociar com quem você pode confiar e construtoras que já estão há muito tempo no mercado. A cidade de Cuiabá oferece boas alternativas nesse sentido e se você estiver atento poderá aproveitar dessas oportunidades.

Perfil da vizinhança

Todo condomínio de luxo busca um apelo especial para o seu público. Alguns investem de forma séria em sustentabilidade ambiental, oferecendo amplos espaços de área verde, utilização de energia solar, presença de pomar, horta e atividades específicas que vão ao encontro de quem considera esse tema algo central no estilo de vida contemporâneo.

Outros, podem investir no quesito privacidade, investindo mais em aspectos que garantirão todo o conforto de forma individualizada a cada morador daquele local, que muitas vezes estão ali para fugir do estresse urbano e do caos social.

Existem ainda aqueles que terão um perfil mais familiar com mais espaços de convivência, principalmente para as crianças, e com bastante segurança.

Leve em conta qual o perfil da vizinhança para que você não erre na hora de fazer um investimento de alto custo como a compra de um imóvel de alto padrão. Assim você sabe que viverá em um local alinhado com seus interesses e mesmo que decida vender sua aquisição, sabe que terá escolhido com sabedoria o local a ser investido.

Configuração do condomínio

Os condomínios de luxo podem ter configurações diversas e que são uma extensão do próprio perfil que explicamos no tópico anterior.

Alguns reservarão um grande espaço da sua área para a preservação da natureza, outros podem ter um aspecto mais urbanizado com facilidades diversas aos moradores e há ainda aqueles que tentarão um equilíbrio entre uma coisa e outra.

A infraestrutura também pode variar mesmo que traga sempre o mais elevado nível de bem-estar e conforto, já que estamos falando de condomínios de luxo. Ainda assim, procure ver se a configuração do local atende ao que você vem buscando e caso seja o que você esperava, aí sim cogite fechar negócio.

Quais são os grandes destaques de condomínios em Cuiabá?

Cuiabá é uma cidade de alto poder aquisitivo tanto que algumas das propriedades de alto padrão existentes em seu perímetro podem chegar à quantia de nada menos que 20 milhões de reais.

Nesse contexto, não é difícil imaginar que a cidade tenha excelentes opções a quem quer morar realmente bem e com exclusividade. A seguir, vamos descrever brevemente para você algumas das características e vantagens dos grandes destaques na capital mato-grossense. Confira!

Parque Residencial Beira Rio

Bom, lembra quando dissemos que uma extensa área verde é um dos quesitos básicos de um condomínio de alto padrão? Além disso, você lembra também de quando destacamos a localização e fácil acesso como características centrais, não é mesmo?

Pois bem, o Parque Residencial Beira Rio concentra todas essas características com a presença das seguintes facilidades:

  • está próximo às principais universidades da capital;
  • projeto paisagista integrado com as centenas de hectares de área verde;
  • pomar;
  • quadra de tênis;
  • playground;
  • piscina infantil;
  • raia para natação;
  • estacionamento para visitantes;
  • ciclovia;
  • pista para caminhada;
  • horta.

Essas são algumas das características desse excelente condomínio mas elas se estendem ainda a outros aspectos como campo de futebol, bar, deck e quadra de areia. Continue lendo para descobrir os demais condomínios de luxo da cidade.

Riviera Duque de Caxias

Quer morar ou investir em um espaço amplo, capaz de abrigar toda a família com folga, conforto e bem-estar?

Bom, se esse é seu caso o Riviera Duque de Caxias é a melhor opção com imóveis que dispõem de áreas que vão de 147 m² a 298 m², garagens de 3 ou 5 vagas, moradias com 4 ou 6 banheiros, 3 ou 4 suítes, além de 3 elevadores nos prédios.

Como se não fosse suficiente, esse condomínio mais que especial ainda oferece:

  • pet play (espaço para os animais brincarem e se exercitarem);
  • quadra poliesportiva;
  • sauna;
  • academia;
  • lan house;
  • salão de jogos;
  • quadra de squash;
  • espaço gourmet;
  • churrasqueira;
  • deck molhado;
  • brinquedoteca.

Essas são apenas algumas das vantagens, outras delas seriam a presença de portaria e salão de festa. Outra excelente opção em Cuiabá.

Riviera Goiabeiras

O Riviera Goiabeiras se destaca por seu projeto arquitetônico clássico e elegante, sendo a melhor pedida para quem quer viver em grande estilo. Além de ofertar uma estrutura similar ao do Riviera do Duque de Caxias, tem o seu próprio diferencial que diz respeito diretamente às moradias, veja:

  • imóveis de 169 m² a 342 m²;
  • garagens de 3 ou 5 Vagas;
  • 4 Suítes;
  • 5 ou 6 Banheiros;
  • 3 Elevadores.

Mais uma vez, espaço e comodidade é o que não faltam em um local como esse.

Como investir em imóveis de alto padrão?

Imóveis de alto padrão são uma excelente opção de investimento mas como qualquer alocação de recursos, você deve saber bem onde põe o seu dinheiro. Afinal, a maioria desse tipo de imóvel é bastante encantadora mas você precisará usar a razão e não a emoção se realmente quiser fazer um bom investimento.

Alguns direcionamentos para isso são:

  • existem diferentes apelos para alguém comprar um imóvel de alto padrão, no caso da sua propriedade, o que ela tem de especial para oferecer ao comprador?
  • como anda a valorização do metro quadrado no local que você pensa em investir? Qual a perspectiva para os próximos anos?
  • o imóvel que vai comprar vale mais a pena pronto ou na planta? Você confia na construtora com a qual você está negociando?

Essas são recomendações básicas que você deve ter em mente quando o assunto é investir nesse tipo de imóvel.

Ao longo do post, você pôde ver o quão vantajoso é adquirir uma propriedade desse tipo e tudo o que precisa fazer para acertar na hora da sua escolha. Agora que tem as informações certas, use isso para fazer uma excelente aquisição e colher os frutos do seu investimento.

Se você gostou de conhecer nosso guia completo sobre morar em condomínio de luxo ou alto padrão, aproveite para assinar nossa newsletter e continuar por dentro do nosso conteúdo!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219