Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

3 de outubro de 2017

Saiba como realmente aproveitar a vida em família!

Sustentar uma qualidade de vida vai muito além de ter um trabalho de destaque, realizar atividades físicas e manter a alimentação balanceada. Claro que esses fatores ajudam a ter uma rotina harmoniosa, mas tão importante quanto esses aspectos é saber aproveitar a vida em família.

Receber um abraço, ter diálogos saudáveis e passar momentos na presença de pessoas amadas, com certeza, não tem preço. Afinal, nada melhor do que procurar o aconchego dos filhos e do seu parceiro após um dia exaustivo de trabalho, certo?

Apresentamos, então, algumas práticas para priorizar esses momentos, tendo um tempo realmente satisfatório com as pessoas mais importantes da sua vida. Assim, cada minuto será ainda mais valioso. Continue sua leitura e confira nossas dicas!

Concilie o trabalho com a vida pessoal

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente, não são raros os casos em que os profissionais se dedicam quase que em tempo integral ao serviço. Isto é: mesmo terminando o expediente, eles continuam executando tarefas em casa — seja respondendo a um e-mail atrasado, ou realizando alguma atividade pendente.

Como se pode imaginar, esse comportamento afeta — e muito — a sua vida pessoal, atrapalhando, inclusive, as pessoas que o rodeiam. Por isso, é importante saber conciliar a esfera profissional com a pessoal / social.

A melhor maneira para obter êxito nessa tarefa é ter em mente que, fora do serviço, acabou o seu horário de trabalho. Em outras palavras, separe o seu tempo restante para dar atenção ao núcleo familiar.

Priorize as refeições em grupo

Na hora do almoço ou do jantar, nada de cada um ir para um canto da casa. Combine com todos os familiares que esse será um momento sagrado.

Caso não seja possível realizar a refeição em família durante toda a semana, separe pelo menos uns três dias para isso e certifique-se de que a data marcada é adequada para todos os integrantes.

Essa é a ocasião ideal para estreitar os laços e compartilhar as novidades do dia, mantendo um contato e diálogo constantes. O importante é fazer desse um momento especial, que reúna a família.

Determine programas semanais ou mensais

Que tal parar de pensar só no individual e começar a trabalhar a ideia do coletivo, principalmente no que diz respeito ao lazer?

Marque, periodicamente, um programa que agrade toda a turma. Vale desde assistir a uma peça de teatro ou a um filme até ir para um restaurante ou fazer um piquenique no parque.

Não há uma regra aqui: o fundamental é encontrar atividades que atendam a todos os gostos, proporcionando um momento agradável. Caso os estilos sejam totalmente diferentes, o melhor a fazer é revezar e deixar que cada vez um seja responsável por definir uma programação.

Além do mais, deve-se ter em mente que, mais importante do que a atividade em si, é passar um momento de qualidade com os entes queridos.

Pratique esportes coletivos

Não há dúvidas que os esportes — independentemente de quais sejam — são fortes aliados na manutenção de uma vida harmoniosa.

Lembre-se de que a prática de atividades físicas faz com que o seu organismo produza endorfina e serotonina, substâncias responsáveis pelo bem-estar. Isso significa que realizar exercícios vai deixar todo mundo mais feliz.

Mas, não é só isso. Eles também são capazes de aumentar a interação familiar. Então, nada mais sábio do que unir o útil ao agradável e apostar nos esportes coletivos.

Vôlei, futebol, peteca e handebol: essas são apenas algumas opções. Fato é que existem inúmeras possibilidades e, com certeza, será possível encontrar uma alternativa que agrade a todos.

Seja tolerante

Ao impor uma regra, existe grande chance do resultado não ser o esperado, afinal, ninguém gosta de fazer algo porque é obrigado. Esse mesmo raciocínio vale para o momento em família. De nada adianta forçar uma situação, não levando em consideração a opinião e a vontade alheia.

Os filhos, dificilmente, querem ficar na presença de pais autoritários, que só sabem mandar. Por isso é importante ser tolerante e priorizar sempre o diálogo. Somente assim será possível construir um relacionamento saudável, baseado na admiração e, claro, no respeito mútuo.

Saiba rir das diversas situações

Os pais têm que lidar com inúmeras situações inusitadas, diariamente. A melhor forma para tirar de letra os diversos acontecimentos é não levar a vida tão a sério.

Existem situações que são relativamente naturais no universo das crianças e dos adolescentes. Às vezes, um simples diálogo é capaz de resolver o problema. Até porque você não quer brigar com eles por causa de questões bobas. Lembre-se de que você é o adulto na história e deve se portar como tal, sabendo o momento certo de dar uma bronca ou de, simplesmente, ensinar de maneira leve e divertida.

É importante ressaltar, nesse aspecto, que depois que a situação for resolvida, siga normalmente a vida e evite falar constantemente sobre o assunto, pois isso pode gerar um desconforto geral na família.

Elimine as distrações

Já dizia o provérbio popular que qualidade é melhor do que quantidade, certo? Então, não pense que passar algumas horas do dia apenas perto da família é o bastante.

Na verdade, o momento — mesmo que seja poucos minutos — tem que ser realmente aproveitado. O problema é que essa realidade parece ser uma tarefa cada vez mais difícil, principalmente devido aos aparatos tecnológicos.

WhatsApp, Facebook, Instagram e demais redes sociais nos tornam menos presentes, pois, a cada notificação, perdemos o foco no que está à nossa volta e desviamos a atenção para questões externas, não é mesmo?

Por isso, vale a pena analisar a possibilidade de desligar ferramentas e acessórios que o distraia do objetivo principal, que é criar boas memórias ao lado de quem se ama. Então, desapegue-se de tudo aquilo que não acrescenta em nada nesse propósito nesses momentos.

qualidade de vida está relacionada, mesmo que indiretamente, à forma como você utiliza o seu tempo. O ideal, nesse aspecto, é gastar os seus preciosos minutos com o que te faz realmente bem: a sua família.

Agora é a sua vez: conte para nós o que você faz para aproveitar a vida em família. Existem outras dicas que não foram mencionadas no post? Deixe um comentário e enriqueça o conteúdo. Sua contribuição é fundamental!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219