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Blog

8 de setembro de 2015

Sem medo da Crise

Crise, crise, crise, esta palavra assustadora voltou a ser repetida no cenário econômico de todo o país. Mas, de fato devemos temê-la? Vejamos, o professor e Coach Aly Baddahuy em uma palestra promovida pelo Grupo São Benedito, durante a Edificar, que colocou um imenso holofote no mercado imobiliário de Cuiabá em cenário nacional, destacou que a tão mal falada crise é na verdade um processo de transformação, mudanças, crise é oportunidade!

Isso mesmo, sem fazer cara feia para a tal crise, o que ela exige de empresários, e dos setores produtivos em geral é uma nova postura, uma exigência e eficiência maiores dos processos comerciais, dos relacionamentos, das gestões e marketing. “O que iremos fazer da crise depende de nossa atitude”, é o que defende o palestrante Aly Baddahuy a respeito do momento econômico que o Brasil atravessa.

Neste cenário o profissional de vendas, em especial, e as empresas têm apenas uma chance de conquistar o cliente. A oportunidade não pode ser perdida, e para tanto é preciso ter ousadia. “Hoje é preciso ir atrás do cliente, diferente do cenário dos últimos quatro anos aonde os clientes vinham atrás de sua empresa ou produto, isso exige a aplicação de um ritmo mecânico de negócios, e não mais um ritmo natural”, explica.

Para não sofrer com a retração a atitude é a melhor receita. Existe uma balança de vendas e é preciso ter equilíbrio entre o Ritmo de vendas e o Relacionamento com o cliente. Ai entra em cena o ritmo mecânico na busca de clientes, em formatos já existentes, porem inovando, agregando, buscando diferenciais de abordagem, o que não pode é ficar parado esperando o cliente chegar espontaneamente.

Quanto maior o ritmo maior a probabilidade de criar novos clientes. E nesta ceara é imprescindível saber que o sucesso é uma questão de metas, defende o coach, que ressalta ainda que “sempre podemos fazer mais quando temos algo definido. Meta é fundamental para o profissional de vendas e elas não podem apenas estar no pensamento e sim no papel”.

Segundo Baddahuy quatro fatores influenciam os clientes na hora da compra; o vendedor, a qualidade do produto, a empresa e o preço. “Pessoas atraem pessoas e a forma ao qual você irá prestar atendimento será a diferença entre uma venda bem sucedida, ou a perda da oportunidade. O profissional de vendas deve ter atitude, afinal o  sucesso são apenas questões de metas pré-definidas e o quanto você está disposto a superar- lás”, define.

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