Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

28 de julho de 2017

6 problemas que podem surgir com a má escolha da sua construtora

No momento de decidir por um imóvel para você e sua família, o primeiro passo é entender como escolher uma construtora. Como é um bem duradouro, diretamente relacionado ao bem-estar e à qualidade de vida de todos, não se deve poupar esforços na busca de um local que tenha tudo o que você procura.

O erro na escolha da construtora pode gerar vários problemas que serão uma dor de cabeça desnecessária no futuro, como atraso na entrega, descuidos de acabamento, promessas não cumpridas e outras frustrações.

No texto de hoje, mostraremos alguns dos problemas que podem resultar da má escolha da construtora, para que você fique bem informado e não corra esse risco. Confira!

1. Preço muito alto

Uma construtora que não é confiável, muitas vezes, cobra valores absurdos, desrespeitando o cliente, o mercado e as outras construtoras que buscam estar de acordo com a realidade. Uma boa construtora:

  • seleciona fornecedores confiáveis;
  • procura bons acabamentos;
  • sabe avaliar uma boa localização e um bom terreno para construção.

Da mesma maneira, ela entende também os valores de metro quadrado da cidade e do bairro onde está localizado o empreendimento, além de conhecer o momento do mercado e da economia.

Isso indica que ela sabe fazer uma avaliação mercadológica correta do imóvel, precificando-o de forma justa e correta, de acordo com as inúmeras variáveis as quais ele está sujeito.

Uma boa forma de analisar é comparar o preço do imóvel com similares de construtoras da mesma categoria, analisando empreendimentos no mesmo bairro e com a mesma idade e perfil, para saber se os valores são compatíveis ou não.

2. Atraso ou até mesmo não entrega do imóvel

Uma construtora de qualidade cumprirá suas promessas de entregar o imóvel na data prevista. Claro que todas estão sujeitas a pequenos atrasos. Porém, é dever da empresa manter o cliente sempre informado e fazer o máximo esforço para cumprir a data marcada em contrato.

Existem casos de longos atrasos em entregas de imóveis (que são extremamente prejudiciais para as famílias que se planejaram em função da data prometida) e, infelizmente, já ocorreu do imóvel jamais ser entregue por conta de dificuldades financeiras, falência, dívidas ou obras embargadas.

Uma boa forma de se prevenir contra essas situações desagradáveis, é conversar com moradores de empreendimentos já entregues e fazer uma pesquisa na internet. Assim, você vai descobrir como foi a conduta da construtora em outras entregas e saberá se existe um histórico de atrasos ou problemas financeiros preocupantes.

3. Descumprimento das normas locais

Um outro problema comum de construtoras não confiáveis é não cumprir com as regras determinadas pela prefeitura local, o que pode impedir a continuidade da obra ou acarretar multas que prejudicarão, por consequência, o comprador.

Todas as obras realizadas em uma cidade devem possuir autorizações, como o alvará de construção e o Habite-se. Qualquer construtora de qualidade terá esses documentos registrados de forma correta.

Além disso, são feitas vistorias para assegurar que a obra está sendo construída da forma permitida pela prefeitura, o que, para construtoras de qualidade, não passa de rotina. No entanto, pode ser uma grande preocupação para aquelas que não estão em conformidade com as leis de construção.

A melhor coisa é consultar nos cartórios, ou na própria prefeitura, para ver se o empreendimento está registrado e possui a autorização para ser construído.

4. Falta de segurança

Esse tópico é de extrema importância, pois vai abordar vários tipos de segurança que são extremamente relevantes para você e sua família. Inicialmente, falaremos da segurança do investimento no imóvel.

Como dissemos anteriormente, a continuidade da construção estará comprometida se:

  • a obra não cumprir os requisitos;
  • os registros e autorizações não existirem ou não estiverem em dia;
  • a construtora tiver algum problema financeiro.

O resultado disso é perda de dinheiro e uma grande dor de cabeça para você.

Para evitar esse problema, o melhor é consultar se existe alguma dívida ou algum processo em andamento, conferindo também se está tudo em dia na prefeitura, como citamos anteriormente.

Em segundo lugar, falemos de segurança física. Se a construtora optar por materiais de qualidade duvidosa, estará colocando em risco a saúde e a segurança de sua família, o que é exatamente o contrário do que buscamos ao investir em um imóvel. Por isso, busque sempre construtoras com boa reputação, verifique o histórico e peça indicações para ficar seguro na escolha.

5. Diferenças no imóvel

Ao comprar um imóvel na planta, tudo que temos é uma promessa e uma expectativa. Sabemos que o que vemos nos protótipos, nas maquetes, nos panfletos e mesmo nos apartamentos decorados é apenas uma aproximação ou uma ideia do que será efetivamente entregue.

Todavia, uma construtora de qualidade se prestará a entregar o que prometeu. Documentos como o Memorial Descritivo (que contém uma relação completa de tudo que será entregue no imóvel) são fortes aliados para garantir que você esteja pagando por algo que sairá como você espera — ou ainda melhor.

Por isso, não hesite em pedir o descritivo completo que lista os acabamentos, os fornecedores, os materiais e tudo que será usado em seu imóvel. Dessas maneira, são minimizadas as chances de haver decepções no momento da entrega.

6. Má qualidade de acabamento

Por fim, uma construtora ruim pode utilizar materiais de qualidade inferior, o que significa que você terá que gastar mais com manutenção. Além de correr o risco de problemas mais sérios, como infiltrações.

Um piso de má qualidade, ou até mesmo sistemas de encanamento e redes elétricas de segunda categoria, podem causar grandes dores de cabeça, comprometendo a qualidade do imóvel e a saúde sua e de sua família. Por isso, busque referências em acabamento e tecnologia, para fazer a escolha certa.

Como você pode ver, não vale a pena economizar na hora de escolher um imóvel para a sua família. Uma construtora de má qualidade pode gerar problemas que comprometerão sua saúde física e financeira, além de colocarem sua segurança em risco.

O melhor a fazer é pesquisar bastante para descobrir construtoras idôneas, com um histórico limpo, clientes satisfeitos, imóveis de qualidade e preocupação real com o bem-estar e a qualidade de vida da sua família.

Conseguimos mostrar para você como escolher uma construtora e como evitar problemas com empresas não confiáveis? Então, assine a nossa newsletter para ficar sempre por dentro das nossas dicas!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219