Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

20 de junho de 2017

Alugar ou comprar um apartamento? Confira o que vale mais a pena!

O mercado imobiliário brasileiro é repleto de alternativas interessantes e bastante vantajosas para quem está pensando em se mudar. No entanto, esse grande número de opções também acaba gerando dúvidas sobre qual é a melhor decisão. Dentro desse contexto, o dilema entre alugar ou comprar apartamento é muito comum.

São duas boas escolhas sob diversos aspectos, mas cada uma delas acaba sendo mais indicada para determinados tipos de perfis, de acordo com as expectativas, demandas, anseios e possibilidades financeiras no momento. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Então confira o conteúdo que preparamos:

Vantagens de alugar um apartamento

Menor investimento inicial

Uma das grandes vantagens de alugar um apartamento, e que também acaba agindo como um fator decisivo para várias pessoas, é o menor investimento inicial que a locação obviamente demanda. Mesmo que você consiga excelentes condições de financiamento em uma compra, por exemplo, as parcelas serão maiores que em um aluguel.

Já como um inquilino, você apenas arcará todos os meses com o valor que está estipulado no contrato e, no máximo, precisará apresentar uma garantia locatícia. Caso o senhorio opte por um fiador, não haverá nenhuma despesa extra envolvida. Além disso, se você fizer um depósito caução ou seguro, ainda terá esse dinheiro devolvido no final.

Mais liberdade para mudar

A grande maioria das pessoas tem uma vida dinâmica e não sabe ao certo o dia de amanhã. Dentro dessa realidade, ter um pouco mais de liberdade para se mudar é bastante desejável e é exatamente isso que alugar um apartamento permite. Em caso de uma necessidade, por exemplo, você pode partir sem maiores burocracias ou preocupações.

Quando você compra uma propriedade, é bem mais complexo fazer esses trâmites e toda a negociação para vender ou colocar para locação. Agora, se você for apenas um morador, é possível simplesmente pagar a multa estabelecida em contrato ou então negociar um valor com o proprietário e partir.

Desvantagens de alugar um apartamento

Dependência do senhorio

Um dos problemas de ser um inquilino é exatamente que você não é o dono da propriedade e depende, portanto, do senhorio para fazer qualquer mudança ou obra mais significativa. Mesmo que você esteja disposto a gastar um pouco de dinheiro para melhorar o imóvel e seu bem-estar, isso só poderá ser feito com a anuência do locador.

É muito chato, por exemplo, ter que pedir autorização para investir em algo que, ainda por cima, não é seu. Mesmo que a planta permita, nada de pensar em uma cozinha americana ou em ampliar um cômodo se você não estiver disposto a debater a permissão para essa reforma com o senhorio.

Investimento sem retorno

Em termos financeiros, a locação pode ser encarada como um investimento sem retorno, afinal, você gastará todos os meses uma quantia que não voltará para você e nem renderá juros ou dividendos. Mesmo que seja uma necessidade e que acabe saindo mais barato do que uma aquisição, serão pagamentos sem volta.

Quando você adquire uma unidade, isso não acontece. Mesmo que você acabe se apertando um pouco para comprar à vista ou para arcar com as prestações, você se torna efetivamente o dono do imóvel, que passa a ser um patrimônio que trará segurança para você e sua família.

Vantagens de comprar um apartamento

Possibilidade de personalização

Ao comprar um apartamento, você ganha a possibilidade de personalizá-lo de acordo com o seu gosto e suas necessidades. Isso é muito importante, por exemplo, para quem não abre mão de requinte e sofisticação no dia a dia ou mesmo para quem tem necessidades específicas, como crianças pequenas ou animais de estimação.

Você pode fazer todas as alterações que a planta da sua unidade permitir, inclusive aumentando ainda mais o valor de mercado do que agora é o seu patrimônio. É possível, entre outras coisas, seguir a tendência de investir em um conceito amplo, por exemplo, criando uma cozinha americana.

Geração de patrimônio

Também não dá para negar que, especialmente após um período de turbulência econômica como o que experimentamos, ganhar um pouco de segurança para o futuro não é uma má ideia. E é exatamente por isso que muitas pessoas pensam em comprar um apartamento, pois essa aquisição é sinônimo de tranquilidade por anos ou até mesmo décadas.

Imóveis quase sempre são um belo investimento e costumam se valorizar bastante, especialmente nos grandes centros urbanos e suas cidades adjacentes. Ao se tornar um proprietário, você estará destinando os seus recursos para algo que trará paz para você e sua família, até mesmo por gerações.

Desvantagens de comprar um apartamento

Maior investimento inicial

Comprar um imóvel tem diversos benefícios e, por isso mesmo, é uma aquisição que não costuma sair barata. Muitas vezes, demanda anos de financiamento e isso acaba criando o risco de que o comprador passe por apuros financeiros e acabe não conseguindo arcar com todas as prestações até o fim do contrato.

Outro fator que é pouco observado nesse mercado é que uma propriedade traz diversos custos escondidos. Além dos gastos naturais que você terá com a manutenção, lembre-se também que há as taxas de condomínio (se for o caso), os impostos, as despesas com água, gás e energia, além de outros similares.

É preciso procurar com calma

Um ponto de atenção ao adquirir um imóvel é que você não pode fazer isso com pressa. Para adquirir uma propriedade que atenda aos seus anseios e que tenha uma valorização garantida, você não pode abrir mão de achar uma boa localização, buscar oportunidades únicas no mercado e de escolher uma unidade que atenda às suas expectativas.

Além disso, caso você opte por um financiamento, também é indispensável que escolha uma alternativa vantajosa e condizente com a sua renda, para não correr o risco de ter que pagar mais do que consegue. Alguns bancos oferecem modalidades decrescentes e, em muitos casos, o valor fica similar ao preço pago no aluguel.

E agora, já decidiu se é melhor alugar ou comprar apartamento? Está interessado em uma dessas opções ou ainda está com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa empresa! Ajudaremos no que for necessário!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219