Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

7 de março de 2018

Conheça as regras do financiamento da Caixa para imóveis

Uma das principais opções para quem busca financiamento imobiliário no Brasil, a Caixa Econômica Federal oferece opções para diferentes modalidades de transação e perfis de clientes.

Da aquisição de imóveis mais modestos até as unidades mais sofisticadas, é possível encontrar no banco público linhas de crédito para os mais variados negócios, em grande parte das vezes em condições mais vantajosas do que nas instituições privadas.

Para ajudá-lo a avaliar se esta é uma boa opção para auxiliá-lo no seu investimento, preparamos este texto apresentando as principais regras do financiamento da Caixapara imóveis. Vamos falar ainda sobre como a orientação especializada é importante para agilizar este processo. Acompanhe o texto e esclareça suas dúvidas.

Crédito para todos os gostos

A Caixa atua em todos os tipos de financiamento de imóveis disponíveis no mercado. Você pode utilizar o crédito para a aquisição de unidades novas ou usadas, residenciais ou comerciais e também de terrenos e lotes urbanizados.

O banco disponibiliza ainda linhas de crédito para quem quer reformar, ampliar ou construir, desde que seja em um terreno próprio. Em todos os casos, o imóvel (ou o terreno) deve estar localizado na cidade onde o proponente trabalha ou em municípios próximos a este. De acordo com a linha de crédito desejada, há outras exigências feitas pela instituição.

Documentação exigida

Também há uma lista básica de documentos que precisam ser apresentados ao banco. O comprador deve apresentar documento de identificação (como RG e CPF) e um comprovante de renda atualizado.

Caso deseje utilizar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na operação, o comprador deve apresentar ainda sua declaração de Imposto de Renda, com o referente recibo de entrega e o extrato do FGTS.

Já o vendedor precisa apresentar RG, CPF e comprovante de estado civil. Se for pessoa física, deve incluir na documentação o contrato social atualizado e o estatuto social da empresa, no caso de sociedade anônima. Também é preciso apresentar a matrícula atualizada do imóvel.

Simulação primeiro

Projetar como será o comportamento das parcelas para pagamento do crédito que você deseja é o primeiro passo para solicitar um financiamento imobiliário na Caixa.

Você pode fazer isso diretamente no site da Caixa Econômica ou junto a um correspondente Caixa Aqui, uma rede de representantes da instituição habilitados a encaminhar os pedidos de financiamentos. Para isso, você precisa informar sua renda e o valor que deseja financiar. A simulação vai informar qual a entrada necessária e como ficarão as parcelas mensais.

A etapa seguinte será o cadastro, para o qual você deverá entregar toda a documentação exigida, inclusive para a utilização do FGTS, se for o caso.

Vale lembrar que, caso você seja casado, pode incluir a renda do seu cônjuge para melhorar suas chances de aprovação ou elevar a disponibilidade de crédito — nesse caso, seu parceiro(a) terá que apresentar todos os documentos também. Para liberar o financiamento, a Caixa limita em 30% o comprometimento da renda familiar com as prestações.

O relacionamento do comprador com a Caixa também pode auxiliar na liberação do crédito imobiliário. Quem já tem conta no banco, por exemplo, leva vantagem nesse aspecto. Também há certas situações que facilitam a aprovação. É o caso dos funcionários públicos, que dispõem de condições diferenciadas.

Em um prazo de até cinco dias úteis, a Caixa avalia seu pedido e, caso aprovado, formaliza as condições: entrada, parcelas, FGTS e juros da operação.

Verificação do imóvel

A Caixa, então, acionará seus engenheiros para que avaliem o imóvel que você deseja comprar, enquanto analisa os documentos do vendedor. Se tudo estiver correto, em 30 dias você terá a aprovação final para realizar a operação.

O passo seguinte será a celebração do contrato. Após comprador e vendedor assinarem o documento, é preciso efetuar o registro no Cartório de Registro de Imóveis, com a atualização da matrícula, que é o que garante a transmissão de propriedade.

Valor dos imóveis

De acordo com o próprio site da Caixa, tanto para unidades novas quanto usadas é possível financiar a compra de imóveis em um prazo de até 420 meses (35 anos) para o pagamento. O que determina o valor do imóvel que se pode financiar é o tipo de operação e a localização do mesmo.

No caso dos imóveis novos, é possível financiar até 80% do valor de compra. Nas unidades usadas, o limite é de 70%.

O valor do imóvel e a renda do solicitante influenciam também na definição dos juros aplicados na operação. Este é um ponto muito importante de se avaliar, pois é isso que vai determinar a competitividade da operação em comparação com outras instituições.

Com juros de 8,6% ao ano, a linha pró-cotista da Caixa é uma das mais em conta do mercado. Dependendo da operação, porém, os juros praticados pela instituição podem ser de até 11%.

Suporte de um consultor

Para quem não é afeito aos trâmites do financiamento imobiliário, contar com o suporte de um profissional especializado pode garantir mais segurança na hora de optar pelo negócio. Primeiramente, é interessante ouvir um especialista para avaliar se, entre as ofertas de financiamento disponíveis no mercado, a Caixa é realmente a que oferece as melhores condições.

Também é importante contar com um profissional ao seu lado para atender às exigências feitas pela instituição em cada etapa da aprovação do crédito. No caso da Caixa, há a figura dos correspondentes, que orientam a operação. Contudo, um atendimento personalizado pode agilizar ainda mais o processo e prevenir inconformidades que podem comprometer a aprovação.

O grupo São Benedito conta com uma equipe de consultores habilitados a auxiliar em todos os passos para a solicitação e aprovação do crédito imobiliário da Caixa.

Esses profissionais fazem a ponte entre o comprador e os correspondentes do banco, prevenindo problemas burocráticos. Além de facilitar a aprovação, esta consultoria ajuda o cliente a concretizar o planejamento financeiro de seu investimento.

Essas são as principais regras do financiamento da Caixa para imóveis. Com o auxílio de nossos consultores, é possível identificar e concretizar a melhor transação para a compra do seu imóvel.

Entre em contato conosco, escolha o imóvel ideal para você e conte com o nosso suporte para obter o melhor financiamento.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219