Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

9 de agosto de 2013

Cultura cuiabana poderá ser conferida ao vivo no Museu do Rio

A cultura cuiabana está retratada de uma forma diferente, no Museu do Rio. Trata-se da exposição Mostras de Oficinas Vivas de Redes e Tear, Santos e Devoções, Artistas Plásticas, Artesanatos e Cururu Siriri. A Mostra é permanente e composta por quatro salas, sendo uma para cada manifestação artística da cultura cuiabana.

Na primeira funcionará a Mostra de Redes e Tear, onde o visitante terá a oportunidade de conhecer a confecção artesanal das redes cuiabanas, que será executada por uma artesã. Em grandes teares verticais, serão produzidas as coloridas redes cuiabanas que estampam diferentes formas, a flora e a fauna mato-grossense.

Em outra sala, denominada “Santos e Devoções Cuiabanas”, serão homenageadas as celebrações mais antigas em Cuiabá, realizadas pelos devotos dos diversos santos cultuados na cidade, como são Benedito, Senhor Divino, Nossa Senhora e outros.

O terceiro espaço é reservado aos artistas plásticos cuiabanos sob o comando de Regis Gomes. As telas retratam, além da cultura cuiabana, também a natureza e pontos turísticos da capital.

Os visitantes ainda poderão conferir, ao vivo, as apresentações dos tradicionais Siriri e Cururu. As danças serão apresentadas por grupos formados por adultos e crianças ao som da viola de cocho, mocho e ganzá. O espaço será administrado por Terezinha Valéria da Silva, presidente da Federação das Associações de Grupo de Cururu e Siriri.

Na ocasião, também será inaugurado mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), instrumento de apoio a Copa de 2014.

Localizado na Avenida Beiro Rio, bairro Porto, o Museu do Rio “Hid Alfred Scaff” foi construído em 1899 e tombado pelo Governo do Estado em 1983. O local abrigou o Mercado do Peixe por longos anos e foi recuperado em 1999, ano do seu centenário.

 

FONTE: Prefeitura de Cuiabá

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219