Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

6 de março de 2013

Curso de ruídos para colaboradores da São Benedito

Sempre pensando no bem estar, principalmente dos seus colaboradores que trabalham diretamente nas obras de seus empreendimentos, a Imobiliária e Construtora São Benedito ofereceu um Curso de Ruídos. Ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho, Josimar Dias Borges do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). O curso foi dado no próprio canteiro de obra do empreendimento Jardim D’Ámérica, para facilitar a ida do colaborador até o local.

O objetivo do curso, segundo o técnico, é para conscientizar a todos os trabalhadores da importância de prevenir e proteger durante a sua jornada de trabalho, dos riscos e danos que os ruídos de pequena, média e grande intensidade podem causar à saúde dos colaboradores.

No curso, utilizam de demonstração prática, de slides, fotos, vídeos e folders demonstrativos, que ilustram melhores as formas de se prevenir. Sempre enfatizando o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), Josimar Dias explica as prevenções e sua importância para a própria saúde.

“Uma vez que a pessoa é exposta a esse risco por muito tempo, sem se prevenir, pode perder a sua audição de forma irreversível. O colaborador também aprende como usar corretamente seu EPI, higienizá-lo e como cuidar dos seus ouvidos com relação a limpeza e exposição aos ruídos, tanto no trabalho como em sua casa. Ele tem que ficar alerta para tais informações e procedimentos de segurança que beneficiará a si próprio, jamais irá prejudicá-lo e que são importantes, pois não devem ficar somente na teoria, mais principalmente na prática”, explica.

Os cursos em gerais são semestrais, de acordo com um cronograma de treinamento criado anualmente pelo Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMAT) e duram cerca de 1h30min, que são realizados no refeitório de cada empreendimento.

Veja mais fotos.

 

O curso

O curso tem a seguinte abordagem: “Existem coisas que você não pode perder a audição”. É uma delas.

Em nossa vida diária, seja em casa, no trabalho existem inúmeras situações em que estamos expostos ao barulho. O trabalho na maioria das vezes se apresenta como situação mais perigosa em função de máquinas e equipamentos ruidosos.

Conhecendo o risco / o que é som? / o que é ruído? -O som é uma vibração que se propaga pelo ar em forma de ondas e que é percebida pelo ouvido humano. E uma sensação agradável em nível suportável e que não irrita.

O ruído é uma mistura de tons, cujas frequências não seguem leis precisas e que diferem entre si por valores imperceptíveis ao ouvido humano, ou seja e “qualquer sensação sonora indesejável”.

Ruídos, efeitos ao organismo: nervosismos, insônia, zumbidos, estreitamentos dos vasos sanguíneos, apreensão e contração nos músculos.

Ruídos, efeitos no trabalho: problemas na comunicação, falta de concentração, desconforto e cansaço, nervosismo, baixo rendimento e acidentes.

Ruídos, perda de audição: redução da sensibilidade da audição, destruição das células ciliadas da cóclea, danificação das células nervosas do ouvido interno e irreversível perda da audição.

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219