Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

3 de agosto de 2017

Esclareça essas 6 dúvidas mais comuns na hora de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é uma decisão que requer muita reflexão, estudo e cautela. Por mais que o objetivo seja muitas vezes emocional, o processo de escolha deve ser bastante racional.

É preciso avaliar, por exemplo, seu ciclo de vida, que definirá o tamanho do imóvel e suas características, além de entender bem os hábitos e as necessidades da sua família para escolher a localização e as conveniências que o empreendimento terá, como área de lazer e vagas de garagem.

No texto de hoje, solucionaremos algumas dúvidas comuns no momento de comprar um imóvel e daremos dicas para que você faça a melhor escolha. Confira!

1. Imóvel novo ou usado?

Essa dúvida costuma ser o ponto de partida de muitas pessoas, já que as diferenças entre esses dois tipos de imóvel podem ser muito relevantes em se tratando de tamanho e facilidades.

A escolha dependerá das suas necessidades. É preciso ter em mente que imóveis mais antigos costumam ser bem centrais e espaçosos, ao passo que imóveis novos são mais adaptados à realidade contemporânea (rede elétrica mais forte, acabamentos mais práticos, área de lazer com mais opções).

Não podemos esquecer, contudo, que muitos dos imóveis novos também possuem localização estratégica e plantas inteligentes, o que deixa os imóveis antigos sem tantas vantagens consideráveis.

2. Qual a localização ideal?

Quando falamos de localização, a melhor coisa é traçar as rotinas de toda a família para definir quais são as proximidades necessárias. Estar próximo das escolas dos filhos, do trabalho, do clube frequentado e até mesmo dos seus restaurantes favoritos é uma garantia de praticidade e qualidade de vida, evitando horas de trânsito e estresse.

Também é interessante estudar regiões estratégicas com saídas para outros bairros, o que facilitará o dia a dia. Certifique-se de que existem lojas de conveniência próximas, como supermercados, padarias, postos de gasolina e farmácias. Você também pode checar se o imóvel está perto de hospitais e até mesmo de shoppings. Tudo isso significará praticidade e rapidez na sua rotina acelerada.

3. Vale a pena ter uma grande área de lazer?

Este é outro item que também depende de suas necessidades pessoais e dos hábitos de sua família, porém na maioria das vezes é bem interessante morar em um empreendimento com área de lazer completa. Isso porque saber que seus filhos estão jogando bola dentro de casa ou poder chegar à academia em poucos minutos gera tranquilidade e segurança que não têm preço.

Empreendimentos modernos contam com facilidades incríveis como spa, espaço kids, área gourmet (ideal para quem gosta de chamar os amigos para cozinhar ou para fazer um churrasco no fim de semana), quadras esportivas, piscinas e, por vezes, até mesmo lazer para o seu pet. Isso significa fazer de tudo sem perder tempo e com a tranquilidade de estar em um local seguro.

Além disso, é possível ter vida social dentro do condomínio, já que as áreas comuns são grandes e você poderá aproveitar para conhecer os vizinhos e se distrair sem sair do prédio.

Ah, e antes que você pense que isso agregará muito no valor do condomínio, lembre-se de que, além do fato de que tudo será rateado entre os demais moradores, você economizará no transporte e na mensalidade da academia e do clube.

4. É essencial ter vagas de garagem?

Na maioria das grandes cidades do Brasil, o carro ainda é um meio de transporte muito necessário. Infelizmente nem todas as capitais dispõem de metrô ou de um transporte público de qualidade, o que mantém a necessidade de ter um veículo em casa.

Como frequentemente os membros da família têm compromissos em locais e horários distintos, é sim importante comprar um imóvel que tenha vagas de garagem. Isso porque, no pior dos casos, como você não vai pagar a mais por isso, poderá deixar a vaga para visitantes, alugá-la para um vizinho ou deixá-la para que seus filhos utilizem no futuro.

5. É melhor um apartamento grande ou compacto?

Os dois têm vantagens, portanto também é necessário avaliar o seu perfil e o de sua família. Imóveis compactos podem ser bem inteligentes, não necessariamente parecendo pequenos.

Muitas vezes entramos em apartamentos novos que parecem grandes, da mesma forma que já entramos em apartamentos grandes que parecem menores do que a metragem registrada. Isso porque a impressão de grandeza depende do desenho do imóvel e também da sua decoração.

Itens como carpetes, colunas, espaços muito divididos, cores escuras e tetos baixos diminuirão o espaço, enquanto espaços abertos, superfícies reflexivas e cores claras aumentarão o tamanho percebido. Portanto, desde que haja conforto, espaço para armários e prateleiras e uma boa divisão de cômodos, os dois tipos de imóveis podem ser interessantes.

6. Como saber se estou pagando um preço justo?

Essa é uma das perguntas mais importantes a se fazer quando compramos um bem de alto valor. Para comprar um imóvel, é preciso economizar ou mesmo comprometer o salário por algum período, já que o montante destinado à compra é alto. Por isso, é essencial entender o preço que estamos pagando pelo bem.

Primeiro, como o imóvel é um investimento e uma das possessões mais importantes que temos (senão a mais importante, já que é uma segurança e um patrimônio para a sua família), mantenha a mente aberta, pois vale a pena investir um pouco mais para que o imóvel dure mais tempo. Ou seja, opte por mais quartos, pensando no crescimento da família, e escolha uma localização melhor, mesmo que mais cara, sabendo que economizará no deslocamento e ganhará em qualidade de vida e saúde.

Respondendo à pergunta sobre o preço justo, pense primeiro em benefícios, coisas que não têm preço, como segurança, conforto e bem-estar. Esses quesitos agregarão valor no imóvel. Em segundo lugar, escolha uma construtora de confiança, verificando o histórico e pedindo indicações, para ter certeza de que o preço será compatível com o mercado.

Por fim, compare o imóvel que deseja com outros na mesma região e do mesmo padrão (idade, acabamento, perfil da construtora, área de lazer, número de vagas etc) para ver se o preço está correto.

Como você pode ver, existem várias perguntas que vão surgir quando você começar sua busca por um novo imóvel. É completamente normal ter dúvidas sobre o mercado imobiliário, a localização a escolher, o tamanho do imóvel, a área de lazer e vários outros detalhes, afinal escolher um lar para sua família não é algo que se faz todo dia, não é mesmo?

Mesmo assim, com auxílio de uma construtora de confiança e após ler as dicas que demos aqui, é possível que você já esteja mais confiante para dar seguimento à busca e encontrar o imóvel ideal.

E então, o que achou de nosso texto? Solucionou suas principais dúvidas sobre como comprar um imóvel? Então curta nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro dos nossos textos e também para tirar outras dúvidas que você possa ter!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219