Área do Corretor

Faça seu login com as suas credenciais.

Informe seu contato

Verifique o preenchimento dos campos destacados
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Blog

19 de dezembro de 2017

Vai escolher um apartamento? Fique atento às questões de acabamento!

Escolher um apartamento para morar sempre envolve diversas variáveis, exigindo pesquisa, comparação e cautela antes de se decidir pelo imóvel. E um aspecto que pesa bastante é o acabamento de apartamento, tanto internamente quanto das áreas comuns do condomínio.

Pois é sobre isso que vamos tratar neste post!

Se você enxerga em um imóvel um investimento, muito mais que um local de moradia, simplesmente, então poderá se beneficiar das dicas que separamos aqui. Então, continue lendo e aprenda como escolher um apartamento com atenção às questões de acabamento!

1. Fiação e instalações

Esse é um requisito básico, que requer muita atenção de quem está olhando um apartamento para compra.

Mesmo apartamentos novos, quando não são bem construídos, podem apresentar problemas na fiação elétrica, iluminação e encanamento. Assim, é importante observar a integridade das tomadas, bem como a sua disposição pelo imóvel.

O mesmo quanto à fiação: se está segura, sem pontas de fios expostas pelas paredes ou pelo chão. E testá-las também é parte do processo — não custa nada verificar se estão funcionando corretamente, para evitar más surpresas.

Para as instalações hidráulicas, não é diferente. Paredes úmidas, com rachados ou torneiras vazando, são um sinal explícito de que há algo errado na tubulação do imóvel. Também é recomendável que você teste o encanamento ligando torneiras, chuveiro (se já houver um instalado) e a descarga do banheiro.

Quando falamos em dar esse passo tão importante que é a compra de um apartamento, todo cuidado é pouco.

2. Pintura

Outro ponto importante (e básico) para se prestar atenção quanto ao acabamento do apartamento é a pintura.

Em casos de imóveis usados, inclusive, se a pintura estiver gasta, com paredes manchadas ou se desgastando, isso pode impactar diretamente no preço do apartamento — a não ser que o proprietário se comprometa a reformá-lo antes de fechar negócio.

Nos apartamentos novos, vale-se da mesma lógica, já que não faz sentido você se mudar para um local que nunca foi usado, mas que não esteja devidamente acabado.

Para imóveis na planta, você precisa se atentar ao contrato antes de assiná-lo, e verificar se todas essas questões de acabamento fazem parte do combinado para o momento da entrega do apartamento.

Como se pode ver, uma questão que parece simples também envolve muito cuidados. Então, saiba investir o seu dinheiro no apartamento certo!

3. Entrada para dispositivos tecnológicos

Com a transformação digital, estamos cada vez mais conectados a diversos aparatos tecnológicos. Hoje, até os canais de televisão aberta estão se tornando obsoletos em muitas casas, onde aparelhos como SmarTV tomam conta da sala de estar.

Sobre a internet, então, nem se fala, não é mesmo? O uso de Wi-Fi tem sido parte fundamental das nossas vidas, dentro e fora de casa.

Justamente por isso, o cabeamento necessário para ambos os casos é também um ponto que deve ser levado em consideração ao se atentar para o acabamento do apartamento. Inclusive, se quiser ir além, podemos adicionar o sistema de automação residencial, que une economia, inteligência e tecnologia dentro de sua casa, como:

  • acesso por biometria: só as digitais permitidas abrem a porta do seu apartamento, trazendo segurança e praticidade;
  • sistema de alarme sem fio: ajustável e posicionável de acordo com seu interesse, já que os pontos de alarme independem de fiação;
  • limpeza da piscina: realiza a limpeza programando os momentos corretos de aquecimento e filtragem, garantindo uma grande economia ao não depender mais das bombas hidráulicas.

Existem ainda diversas outras formas de automação, mas, neste post, focamos apenas naquelas relacionadas ao acabamento do seu apartamento ou áreas comuns do condomínio, como a piscina, por exemplo.

4. Áreas comuns do condomínio bem estruturadas e cuidadas

Outro aspecto que pode tanto enaltecer quanto minar o valor do seu imóvel são as áreas comuns disponíveis no condomínio. Se forem bem estruturadas e tiverem boa manutenção, certamente serão um forte ponto a ser considerado ao escolher um apartamento.

Quando a garagem é mal iluminada e tem um piso irregular, por exemplo, além de dispor de pouco espaço para manobra ou número restrito de vagas, o preço do imóvel tende a cair consideravelmente.

Se, por outro lado, houver um espaço amplo, claro e seguro para os automóveis, isso pode automaticamente valorizar o imóvel em até 15% do seu preço total!

E o mesmo vale para jardins, piscinas, áreas de churrasqueira, ou mesmo quadras esportivas. Se há um bom espaço para convívio e tudo funciona devidamente, essas áreas se tornam um grande diferencial, que entra no conjunto do acabamento do apartamento. Então, considere isso também!

5. Planta inteligente

Bom, é claro que não basta as coisas estarem funcionando devidamente se elas não foram pensadas de maneira estratégica, para a praticidade e o conforto da sua moradia.

Imagine, por exemplo, um apartamento com um sistema de fiação e encanamento aparentemente perfeitos, porém, com tomadas mal posicionadas e uma voltagem que não corresponde a dos aparelhos utilizados na sua casa. Não funciona, certo?

A mesma falta de aproveitamento do espaço pode acontecer com os cômodos, ora grandes demais ora pouco espaçosos para as suas devidas finalidades — como uma área de tanque grande e uma cozinha muito pequena, ou quartos pequenos e um banheiro demasiadamente amplo

No fim das contas, uma planta inteligente influencia diretamente no acabamento do apartamento. Por isso, é algo que deve contribuir para que todos os itens listados neste artigo sejam aproveitados da melhor maneira possível.

Isso influencia em questões diversas, que vão desde as instalações do imóvel até a entrada de sol no seu apartamento. Assim, se você estiver cogitando a compra de um apartamento na planta, olhe com atenção como está a distribuição do espaço de acordo com a finalidade de cada cômodo.

Sem dúvida, ao se atentar a todas essas questões, você estará a um passo de realizar o melhor investimento na sua moradia!

Enfim, como vimos, o acabamento de apartamento é mesmo uma questão importante no momento de escolher um imóvel. Então, se você gostou de saber os principais aspectos para fazer a melhor compra, informe os seus amigos compartilhando este post nas redes sociais!

Inscreva-se em nossa newsletter!

E receba promocões e novidades do mercado de ímovel no seu email

Central de Vendas
(65) 3627.5555
Assessoria de Imprensa
(65) 3056.7280
Locação
(65) 3056.7219